So Food So Good - Portugal Taste decorre na Exponor entre 27 e 30 de Outubro

15-10-2018 (13h42)

Estreia do So Veggie So Good decorre em paralelo

Os eventos So Food So Good - Portugal Taste e So Veggie So Good, iniciativas dedicadas à divulgação das "últimas novidades do sector da panificação, restauração, hotelaria e turismo" vão decorrer na Exponor, em Matosinhos, entre 27 e 30 de Outubro.

O So Food So Good - Portugal Taste "a par da exposição de produtos, promove uma dinâmica agenda de eventos, como showcookings, degustações e palestras" com a presença de conhecidos chefs nacionais e internacionais.

O So Veggie So Good será uma iniciativa semelhante sobre alimentação vegetariana e vegan, com espaços dedicados a produtos alimentares, a produtos biológicos, a soluções para produtos a granel, a práticas de alimentação infantil, a alimentação especial (ex: intolerância à lactose), e à dieta alcalina.

Os eventos, direccionados a profissionais destas áreas, decorrem entre 27 e 30 de Outubro das 10h às 19h, sendo que no primeiro dia ambos estão abertos ao público geral com o preço do bilhete fixado nos 10 euros.

O So Food So Good vai contar com a presença dos chefs Vasco Coelho, Hélio Loureiro, Ana Maio e Vinicius Massudo.

Este evento vai promover debates informais sobre o estado da indústria no espaço Food Talks, momentos de showcooking no espaço Show Cooking Central, e de criatividade com foco na padaria, pastelaria e produtos tradicionais na área Creative Show Cooking.

Os chefs convidados têm um 'palco' para a apresentação de novas tendências gastronómicas no Cooking Lab, enquanto que os visitantes encontram no espaço Tic Tac Tasting oportunidades para momentos de degustação.

Oriana Noronha, responsável pelo evento foi citada em comunicado destacando o "ritmo de evolução alucinante" da indústria agroalimentar e o papel que a criatividade e a inovação têm nesta indústria, afirmando que "é nessas bases que o So Food So Good se constrói".

"Queremos ser cada vez mais o ponto de referência que os profissionais do sector procuram não só para se actualizarem, como para se inspirarem e superarem na actividade do dia-a-dia", acrescentou.

No que diz respeito ao So Veggie So Good, Oriana Noronha, afirmou, no website do evento, que este "só vai acrescentar aos profissionais do sector da restauração e hotelaria conteúdo indispensável sobre a alimentação vegetariana e vegana".

Salientou ainda a "necessidade real do sector se adaptar às novas tendências e a um consumidor cada vez mais informado e exigente em relação à sua alimentação, como a origem dos produtos, o equilíbrio nutricional e todas as questões éticas, ambientais e de saúde relacionadas".

O website do So Veggie So Good menciona um estudo de 2017 da empresa internacional de recolha e análise de dados Nielsen, que indica que o número de portugueses vegetarianos quadriplicou para os 120.000 numa década.

E destaca também o estudo da empresa americana que divulga estabelecimentos de comida vegan, vegetariana e saudável Happy Cow, efectuado a pedido da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), que indica que entre 2008 e 2018, o número de estabelecimentos (lojas e restaurantes vegetarianos) aumentou em seis vezes. Um terço destes novos estabelecimentos surgiu entre 2016 e 2017, e a AVP acredita que este crescimento está ligado ao crescente número de turistas que "partilha e procuram este estilo de vida".

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Feiras & Eventos
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Fitur prevê edição recorde este ano com mais expositores e visitantes

18-01-2019 (15h35)

A Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur), que começa na quarta-feira, dia 23, deverá bater recordes de participação e número de expositores, de acordo com a previsão da organização.

Macau quer atrair mais convenções, congressos e exposições

17-01-2019 (14h07)

O Governo de Macau pretende tornar o território mais competitivo na atracção de mais convenções, congressos e exposições, o segmento MICE, apesar das melhorias neste sector nos últimos anos, anunciou hoje o secretário para a Economia e Finanças daquela região.

Governo garante presença de Portugal na FITUR

16-01-2019 (18h34)

O ministro da Economia garantiu hoje a presença de Portugal na FITUR, via “trabalho com as regiões de turismo”, para ‘contornar’ efeito do processo judicial que impede a presença de stands do Turismo de Portugal em eventos internacionais.

Aumento da taxa turística em Lisboa vai custear novo Centro de Congressos e expansão da FIL, diz Raul Martins

15-01-2019 (18h28)

O aumento da Taxa Municipal Turística em Lisboa servirá para custear a construção de um novo Centro de Congressos e a ampliação da Feira Internacional de Lisboa (FIL), revelou hoje o presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), Raul Martins.

Seixal é município convidado da BTL 2019

08-01-2019 (13h29)

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza nos dias 13 a 17 de Março, tem como município convidado o Seixal, anunciou hoje Fátima Vila Maior, directora de feiras da FIL, num encontro com jornalistas.