Feira Internacional de Artesanato de Lisboa prevê receber 110 mil visitantes

18-06-2018 (16h03)

A Feira Internacional de Artesanato (FIA), que decorre entre 23 de Junho e 1 de Julho, com o Centro de Portugal e Marrocos como destinos convidados, prevê receber 110 mil visitantes.

O evento, que terá lugar na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, terá mais de 650 expositores em representação de 40 países dos cinco continentes.

O Turismo do Centro estará presente com stands em dois pavilhões, ocupando uma área total de 252 metros quadrados.

No pavilhão 2, dedicado ao artesanato português, o Turismo do Centro dispõe de um stand institucional e de artesanato da região, com 144 metros quadrados, “para promoção do território, artesanato ao vivo e outras manifestações de animação da região, em conjugação com as comunidades intermunicipais da região”, de acordo com o presidente da entidade regional, Pedro Machado.

No pavilhão 4, dedicado à gastronomia, o Centro de Portugal mostra “as delícias da região”, num espaço de 108 metros quadrados.

No total, estão representados na feira 22 artesãos da região Centro, numa parceria entre o Turismo Centro de Portugal (TCP), a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro de Portugal (AASE) e o CEARTE.

Marrocos, que participa há dez anos consecutivos na FIA, como país convidado do certame, terá o dobro da área ocupada no ano passado, com 500 metros quadrados, e mais de 40 expositores.

Segundo a organização, os apreciadores da arte berbere vão poder descobrir um espaço de exposição com todo o tipo de artesanato típico marroquino, desde calçado a vestuário, passando pelas artes de tapeçaria, cerâmica e bijuteria.

Os visitantes vão ter igualmente a oportunidade de ver ‘in loco’ uma oficina de artesãos do calçado e assistir a ‘showcooking’ com provas de degustação, à demonstração de pinturas em ‘henna’ e ao ritual do chá.

Haverá ainda um alinhamento musical contínuo de música pop, música clássica andaluz e Gnawa.

Este ano, também pela primeira vez, a FIA promove um concurso de ‘cosplay’, aberto a todos os que queiram mostrar a sua dedicação na construção e criação de fatos.

‘Cosplay’ é a abreviatura de ‘costume play’ e consiste no uso de roupa e acessórios de uma personagem real ou fictícia e na interpretação dessa mesma personalidade.

Os fatos a concurso estarão em exposição durante todo o período da FIA.

Cada ‘cosplayer’ será responsável pelo suporte de exposição do fato, sendo distinguidos três primeiros prémios.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Feiras&Eventos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Lisboa recebe Grand Final dos World Travel Awards a 1 de Dezembro

19-11-2018 (17h05)

A cerimónia da Grand Final dos World Travel Awards, que encerra “uma pesquisa anual pelas melhores organizações de viagens e turismo do mundo”, vai decorrer no Pátio da Galé, em Lisboa, no dia 1 de Dezembro.

Gala Michelin pela primeira vez em Portugal é afirmação como “destino gastronómico”

14-11-2018 (18h02)

Chefs portugueses de restaurantes com estrelas Michelin são unânimes em afirmar que a realização da cerimónia de apresentação do Guia Michelin da Península Ibérica pela primeira vez em Portugal, no 10.º aniversário da gala, significa um reconhecimento do país como “destino gastronómico”.

Sé de Idanha-a-Velha recebe cimeira internacional sobre sustentabilidade cultural

13-11-2018 (17h18)

A Sé Catedral de Idanha-a-Velha vai receber a International Summit: Cultural Destinations, promovida pela Associação Aldeias Históricas de Portugal, nos dias 15 e 16 de Novembro.

Inscrições para a ATRTCM 2019 decorrem até 20 de Novembro

02-11-2018 (14h36)

As inscrições para a conferência ATRTCM 2019 (PATA Adventure Travel and Responsible Tourism Conference and Mart 2019), que tem o Intrepid Group, operador australiano como "featured buyer", estão a decorrer até 20 de Novembro.

Go4Travel promove reuniões entre agências e fornecedores (em fotos)

29-10-2018 (17h08)

A Go4Travel organizou este fim-de-semana em Coimbra a Summit 4 Travel, onde juntou agências do grupo e cerca de 50 fornecedores, incluindo operadores turísticos, companhias aéreas e outras empresas. Veja aqui as fotos.

Ultimas Noticias