Cimeira do Turismo Português debate desafios do sector a 27 de Setembro

01-08-2018 (18h08)

Solução aeroportuária para Lisboa entre os temas

Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e António Tajani são alguns dos nomes confirmados na IV Cimeira do Turismo Português, um evento promovido pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP), no dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo.

O evento, que terá lugar no Teatro São Luiz, em Lisboa, vai contar também com Carlos Moedas, António Horta Osório, Pedro Marques, Ana Mendes Godinho, Fernando Medina, Rui Moreira e Luís Araújo, segundo um comunicado.

Os debates da Cimeira, que a CTP organiza de dois em dois anos, decorrão sob o tema “O Turismo Primeiro: Sucessos do Presente. Desafios de Amanhã”.

Um dos temas principais da Cimeira será a solução aeroportuária para Lisboa, um debate no qual participarão Duarte Silva, coordenador do Projecto de Expansão Aeroportuária de Lisboa, Thierry Ligonnière, CEO da ANA, Jorge Ponce Leão, presidente da NAV, Antonoaldo Neves, CEO da TAP, e Luís Silva Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da ANAC.

A CTP destaca que, para debater a gestão dos destinos turísticos, vai contar com a participação dos presidentes das Câmaras de Lisboa, Porto, Loulé e Funchal, numa mesa redonda que será antecedida por uma intervenção da secretária de Estado do Turismo e pela apresentação de um estudo da PwC.

Outro tema será a afirmação do turismo no espaço europeu, com uma intervenção de António Tajani, presidente do Parlamento Europeu, e um debate com Eduardo Santander, executive director of European Travel Commission, Tim Fairhurst, director of Policy at European Tourism Association, Christian Gsodam, adviser to the EU Council President, e Michel de Blust, secretary general at European Community Travel Agents Association.

A sessão de abertura estará a cargo de Francisco Calheiros e António Costa, primeiro-ministro. Tal como na cimeira de 2016, Marcelo de Rebelo de Sousa encerrará os trabalhos.

“Não podemos perspectivar o futuro da actividade turística sem analisar o contexto actual e identificar as suas maiores fragilidades”, disse Francisco Calheiros, presidente da CTP, citado em comunicado, para referir que apesar do ciclo de expansão presente “há trabalho a fazer para consolidar e garantir um crescimento sustentável do Turismo”, o que, na sua opinião, “requer a participação de todos”.

“Foi com este espírito que decidimos convidar personalidades de diversas origens e áreas profissionais com diferentes perspectivas para promover um diálogo tão construtivo e abrangente quanto possível”, salientou Francisco Calheiros.

 

Clique para ver mais: CTP

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

So Food So Good - Portugal Taste decorre na Exponor entre 27 e 30 de Outubro

15-10-2018 (13h42)

Os eventos So Food So Good - Portugal Taste e So Veggie So Good, iniciativas dedicadas à divulgação das "últimas novidades do sector da panificação, restauração, hotelaria e turismo" vão decorrer na Exponor, em Matosinhos, entre 27 e 30 de Outubro.

Catedral de Idanha-a-Velha recebe cimeira internacional sobre sustentabilidade

11-10-2018 (11h30)

A associação Aldeias Históricas de Portugal esta a promover a International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders, que vai decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Novembro na Catedral de Idanha-a-Velha.

Amadeus realça relevância da Portugal Digital Summit 2018

10-10-2018 (20h30)

Iniciativas como a Portugal Digital Summit, que vai decorrer a 23 e 24 e Outubro no Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa “são fundamentais para a disseminação do conhecimento e das melhores práticas”, realçou o director comercial da Amadeus Portugal, Claudio Santos.

Fórum de turismo em Macau analisa cooperação estratégica China/UE

08-10-2018 (12h47)

O Fórum de Economia de Turismo Global em Macau, que inclui na lista de oradores convidados a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vai debater “o impacto da cooperação estratégica de turismo China-União Europeia [UE]”, divulgou hoje a organização.

“Turismo: Que Futuro Queremos?” é o mote para o 30º Congresso da AHP

04-10-2018 (17h39)

O 30º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo da AHP, que vai decorrer nos dias 15 e 16 de Novembro em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, vai contar, pela primeira vez, com sete painéis de discussão distribuídos pelos dois dias.