Catedral de Idanha-a-Velha recebe cimeira internacional sobre sustentabilidade

11-10-2018 (11h30)

Foto: www.patrimoniocultural.gov.pt
Foto: www.patrimoniocultural.gov.pt

A associação Aldeias Históricas de Portugal esta a promover a International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders, que vai decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Novembro na Catedral de Idanha-a-Velha.

Esta cimeira dedicada à sustentabilidade no turismo vai decorrer com o objectivo de "definir o conceito de destino turístico alternativo e sensibilizar para a necessidade de haver uma política comum direccionada para os destinos turísticos alternativos".

No decorrer da cimeira vão ser abordados temas como a "reflexão e definição do conceito turismo/destino turístico alternativo", os "mecanismos de actuação e de regulação focados na sustentabilidade, cooperação, qualificação do destino e seus agentes", as "políticas de financiamento adaptadas aos territórios e seus agentes" e "formas de cooperação no sector da distribuição e comercialização".

Também vão ser discutidos um "referencial para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias empresariais para os destinos turísticos alternativos, à escala internacional", e um "plano de trabalho para a criação/consolidação de áreas/destinos transfronteiriços".

A promoção desta cimeira, de acordo com o comunicado a associação, surge devido a um sentimento de "ausência de uma política comum de medidas claras de intervenção no território".

O financiamento está a cargo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através dos programas Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro) via Portugal 2020, e do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

A cimeira tem ainda o apoio institucional da secretaria de Estado de turismo e do GSTC - Global Sustainable Tourism Council e a colaboração do Instituto de Turismo Responsável, do Turismo de Portugal e do Município de Idanha-a-Nova.

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Feiras & Eventos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Fórum Mundial do Turismo começa hoje em Luanda

23-05-2019 (09h27)

A capital angolana, Luanda, acolhe a partir de hoje a reunião do Fórum Mundial do Turismo, um encontro que deverá juntar 1.500 participantes e servirá para promover o investimento e impulsionar o sector no país.

Lisboa sobe a 6º maior destino mundial de reuniões internacionais por quebras em Londres, Singapura e Praga

13-05-2019 (16h54)

Com mais três congressos que em 2017, Lisboa subiu três posições no ranking das cidades com mais reuniões internacionais elaborado pela ICCA, ultrapassando Londres, que teve menos 27 reuniões que no ano anterior, Singapura e Praga, que tiveram, cada uma, menos 15 reuniões.

Paris recupera liderança das cidades com mais reuniões internacionais... mesmo com ‘coletes amarelos’

13-05-2019 (16h52)

Paris, que em 2017 perdeu para Barcelona a primeira posição do ranking das cidades com mais reuniões internacionais elaborado pela ICCA, recuperou a liderança em 2018, apesar do movimento dos chamados ‘coletes amarelos’, iniciado em Outubro desse ano, e que tem ‘incendiado’ a capital francesa.

Portugal mantém 11º lugar no ranking dos países com mais reuniões internacionais

13-05-2019 (16h50)

Apesar de ter somado mais oito reuniões que em 2017, Portugal manteve o 11º lugar no ranking dos países com mais reuniões internacionais elaborado pela International Congress and Convention Association (ICCA), que continua a ser liderado pelos Estados Unidos.

Viajar Summer Party está marcada para 11 de Maio

17-04-2019 (19h37)

A Viajar Summer Party, encontro anual com agentes de viagens organizado pela Viajar Tours, vai decorrer no dia 11 de Maio em Montemor-o-Velho.

Noticias mais lidas