BTL 2020 vai ter Porto e Norte de Portugal como Destino Nacional Convidado

11-12-2019 (19h40)

A edição de 2020 da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que vai decorrer de 11 a 14 de Março, vai ter como Destino Nacional Convidado a região do Porto e Norte de Portugal.

A sessão de apresentação do Destino Nacional Convidado da BTL 2020 decorreu hoje, 11 de Dezembro, na sala de provas da ViniPortugal, no Terreiro do Paço, com a directora de área de feiras da FIL e responsável pela BTL, Fátima Vila Maior, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, bem como representantes e stands dos municípios de Arouca, Fafe, Felgueiras, Lousada, Matosinhos, Melgaço, Ponte de Lima, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia.

Fátima Vila Maior começou por afirmar que "é para nós uma grande honra poder contar, na próxima edição da BTL, com a participação do Turismo do Porto e Norte, enquanto Destino Nacional Convidado", destacando que a região é um destino que "tem muito para crescer e muito para conhecer", antes de dar a palava a Luís Pedro Martins.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal Luís Pedro Martins afirmou que "é uma honra e também uma responsabilidade, aceitar este desafio" de ser o Destino Nacional Convidado da BTL 2020.

O Porto e Norte de Portugal vai "continuar a apostar na diferenciação e na excelência destes quatro sub-destinos", Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes, num stand de 1.300 metros quadrados com a participação de mais de 600 parceiros, 200 produtores gastronómicos, 200 referências vínicas e com o objectivo de, dentro do tempo de animação dedicado ao Porto e Norte de Portugal, ultrapassar as 600 acções.

Além da presença na BTL, o Turismo do Porto e Norte de Portugal - TPNP quer colocar a região na cidade de Lisboa, "ou seja, nós vamos invadir as ruas, as estações do metro, as principais praças", perspectivou Luís Pedro Martins, sem querer partilhar o cartaz, mas garantindo "grandes surpresas".

No que diz respeito a balanços a números, o presidente declarou que a região está com um bom ritmo de crescimento, comparando os três primeiros trimestres dos anos de 2018 e 2019, com os números de dormidas e de turistas na região a aumentarem, respectivamente, 9,5% e 9,9%. O presidente salientou ainda o crescimento de receitas de 14% em relação à média nacional e o aumento do número de passageiros no Aeroporto Sá Carneiro, cerca de 10%, esperando que o número absoluto chegue aos 13 milhões de passageiros.

O presidente da TPNP afirmou que a BTL será uma montra para as mais-valias desta região, e destacou algumas como os cinco locais considerados Património Mundial da Humanidade, sendo o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, o mais recente. Acrescentou também o Parque Nacional da Peneda-Gerês, as 25 zonas de área protegida, os 5 parques naturais, os 3 geoparques da região, entre os quais destacou o Arouca Geopark e os seus passadiços, a presença da cidade do Porto na Rede de Capitais de Grandes Vinhedos, e ainda atracções a nível de turismo religioso, de saúde e de bem-estar.

Alguns eventos do calendário da região também foram mencionados pelo presidente, como o Rali de Portugal, com o circuito de Vila Real, os festivais Wine Music Valley, que decorre em Setembro, o Douro Rock, na Régua, o Paredes de Coura, o Marés Vivas, o Vilar de Mouros, o Primavera Sounds, o Festival de Vinho em Amarante, além das muitas romarias programadas, e ainda a Semana Santa, o São João e o São Pedro.

O Porto e Norte de Portugal vai ser o Destino Convidado Nacional da BTL 2020 depois dos destinos de Lisboa, Centro de Portugal e Madeira, que receberam a distinção em 2019, 2018 e 2017, respectivamente.

Clique para ver mais: Feiras & Eventos

Clique para ver mais: Portugal

Clque para mais notícias: BTL

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Fórum Vê Portugal adiado para fins de Setembro

24-03-2020 (15h39)

A 7ª edição do Fórum de Turismo Interno Vê Portugal, nas Caldas da Rainha, vai ser adiada para 28 de Setembro a 1 de Outubro, devido à pandemia do novo coronavírus.

Jogos Olímpicos adiados por um ano

24-03-2020 (14h49)

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse hoje que o Comité Olímpico Internacional (COI) aceitou o seu pedido de adiar por um ano os Jogos Olímpicos Tóquio2020, devido ao surto da Covid-19.

Festival Dias da Música adiado para Setembro

24-03-2020 (12h39)

A Fundação Centro Cultural de Belém anunciou o adiamento do Festival Dias da Música para datas entre 2 a 5 de Setembro, devido à pandemia do novo coronavírus.

Fundação AIP cede instalações da FIL para combate à pandemia

20-03-2020 (17h28)

A Fundação AIP disponibilizou hoje ao Governo as instalações da FIL, por si detidas e exploradas, enquanto possível suporte no combate do surto de covid-19 e “para qualquer necessidade tida por conveniente neste período”.

Salão aeronáutico de Farnborough, Reino Unido, cancelado

20-03-2020 (16h33)

O Salão Internacional de Aeronáutica e Espaço de Farnborough, no Reino Unido, previsto para Julho, foi cancelado, devido à pandemia de covid-19.

Noticias mais lidas