Fairbnb apresenta-se ao mercado como a alternativa ética ao Airbnb

30-01-2019 (17h37)

Foto: Fairbnb.coop
Foto: Fairbnb.coop

Disponível a partir da Primavera

O projecto Fairbnb, criado por uma comunidade de cinco cidades europeias, consiste numa plataforma de aluguer de imóveis a curto prazo segundo padrões sustentáveis, que tem inauguração prevista para a Primavera de 2019.

Este projecto para uma "plataforma colaborativa para aluguer de casas com economia colaborativa" foi criado por uma comunidade de Amesterdão, Barcelona, Bolonha, Valência e Veneza. O FairBnb apresenta-se como a versão ética e justa da plataforma Airbnb, surgindo em resposta a problemas como a gentrificação, devido ao aumento do preço do imobiliário e a anfitriões com um número elevado de imóveis disponíveis para arrendar a curto prazo.

Esta plataforma, cujo projecto é gerido colectivamente por oito cidadãos, vai permitir conectar dois indivíduos, anfitrião devidamente legalizado e hóspede, para o aluguer de um imóvel de forma transparente.

Uma das principais decisões a aplicar no FairBnb será a doação de 50% dos lucros ao "bem comum", através de contribuiçõe para projectos sociais. A selecção do projecto fica a cargo do utilizador, que o selecciona a partir de uma lista.

Outra das decisões de destaque é o limite de um único imóvel por anfitrião.

A plataforma de alguer de imóveis vai estar disponível a partir da próxima Primavera nas cidades de Amesterdão, Barcelona, Bolonha, Valência e Veneza.

O site FairBnb está online desde Janeiro, e encontra-se em processo de atrair anfitriões para a sua plataforma. O site está disponível em sete línguas, incluindo o português.

Para saber mais sobre o projecto FairBnb clique aqui.

Clique para ver mais: Europa

Clique para ver mais: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

DECO recebeu mais de quatro mil queixas relativas a transporte aéreo em 2018

19-04-2019 (18h19)

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recebeu mais de quatro mil reclamações relacionadas com transportes aéreos em 2018 e, no primeiro trimestre deste ano, elevam-se a 674.

Air Europa aumenta capacidade da rota de São Paulo Guarulhos com voos em B787-9

18-04-2019 (13h29)

A rota Madrid - São Paulo Guarulhos é uma das seis rotas que a Air Europa indicou passará a ter os seus voos em Boeing B787-9, substituindo o B787-8 de menor capacidade.

Amadeus Selling Platform Connect estará pronta para o NDC “em breve” (com vídeo)

18-04-2019 (12h48)

A multinacional tecnológica para as viagens e turismo anunciou que sua plataforma Selling Platform Connect estará preparada para os novos standards NDC da IATA "em breve".

Aeroporto de Hong Kong contrata Travelport promoção da conectividade multi-modal

18-04-2019 (11h37)

A multinacional tecnológica para o turismo e transportes Travelport anunciou ter assinado um acordo para promover os serviços de conectividade multi-modal do Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKIA) junto de viajantes da Ásia, Europa e América do Norte.

Grupo de luxo LVMH completa aquisição da proprietária do hotel Reid’s na Madeira

18-04-2019 (10h32)

O grupo do segmento de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton completou a aquisição da rede hoteleira Belmond, anteriormente Orient Express, proprietária entre outras unidades do Reid’s Madeira.