Turismo marítimo representa mais de 30% da economia do mar em Portugal

19-09-2018 (18h47)

"O turismo de mar, cruzeiros e outros, é a maior fatia dentro da economia do mar, representa mais de 30% da economia do mar em Portugal" afirmou hoje a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na inauguração do Seatrade Cruise Med.

A sua perspectiva, segundo anunciou, é de que as actividades turísticas relacionadas com o mar continuem a crescer, assim como todas as actividades económicas relacionadas com o mar.

“A economia do mar representa apenas 3,1% do PIB e 3,6% do emprego total em Portugal. É muito pouco para tanto mar”, considerou Ana Paula Vitorino.

Ainda assim, acrescentou, Portugal é o país da OCDE “em que a economia do mar tem maior peso na sua própria economia nacional”.

E as previsões apontam para crescimento, uma vez que, acentuou a ministra, Portugal fez uma proposta de extensão da plataforma continental às Nações Unidas que, se for aprovada, fará com que o território português seja 3% terrestre e 97% marítimo.

“O mar é o nosso principal activo, seja ele um activo ambiental, seja um activo económico, seja um activo social, é, de facto, o mar que gere as nossas vidas”, enfatizou Ana Paula Vitorino.

A nível de cruzeiros, a ministra lembrou que “o nosso turismo de cruzeiros neste momento já não é só Lisboa. E no futuro ainda terá que ser menos só Lisboa”.

“Temos sítios fantásticos”, disse, destacando os terminais de cruzeiros do Porto, Funchal, que aliás é o que mais tem sido nº 1 em número de passageiros, Portimão e Açores.

Relativamente ao “desafio da sustentabilidade”, Ana Paula Vitorino afirmou que “em Portugal estamos a preparar todos os nossos portos, alguns já estão, para todos os navios que funcionam a LNG” (ou GNL, para gás natural liquefeito).

Na mesma ocasião, Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirmou que “Lisboa é hoje uma das capitais atlânticas mais bem equipadas de infra-estruturas para receber cruzeiros”, motivo pelo qual mostrou “expectativa que este Seatrade Cruise Med possa também ajudar-nos a espalhar esta notícia e sirva como elemento catalisador para aumentar ainda mais a actividade de cruzeiros em Lisboa”.

“A estratégia da nossa cidade na última década tem sido uma aposta clara em reforçar ainda mais a ligação de Lisboa ao mar. E apostar no mar e nas actividades marítimas como algo de crucial para a cidade, para a sua economia, para as suas gentes”, acrescentou.

 

Ver também:

Portugal prevê ter mais de 1,5 milhões de passageiros de cruzeiros este ano

Seatrade Cruise Med: “ficámos absolutamente fascinados com a adesão”

Cruzeiros devem alcançar dez milhões de passageiros europeus em 2022

 

Clique para ver mais: Cruzeiros

Clique para ver mais: Seatrade Cruise Med

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Lisboa tem melhores nove meses de sempre em passageiros de cruzeiros, mas com queda dos turnaround

17-10-2018 (14h46)

O Porto de Lisboa atingiu este ano um novo recorde de passageiros de cruzeiros nos primeiros nove meses de um ano, apesar de menos sete mil em turnaround, que era o segmento que as autoridades esperavam tivesse maior crescimento com o novo terminal em Santa Apolónia.

Funchal tem +8,4% de passageiros de cruzeiros até Setembro

17-10-2018 (13h22)

O Porto do Funchal somou 312.126 passageiros de cruzeiros nos primeiros nove meses deste ano, com um aumento em 8,4% ou 24,1 mil em relação ao período homólogo de 2017, de acordo com dados da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.

MSC Cruzeiros prevê ter este ano “o maior crescimento que tivemos até hoje” – Eduardo Cabrita

12-10-2018 (16h29)

O director-geral da MSC Cruzeiros em Portugal, Eduardo Cabrita, espera atingir este ano “o maior crescimento que tivemos até hoje” em volume de passageiros face ao ano anterior, numa variação “provavelmente” acima de 20%.

MSC já vende cruzeiro inaugural do MSC Grandiosa que tem escala em Lisboa

10-10-2018 (18h59)

A MSC Cruzeiros anunciou hoje o início das vendas do cruzeiro inaugural do novo MSC Grandiosa, entre Hamburgo, Alemanha, e Génova, Itália, e de que Lisboa é uma das escalas, até dia 21 em exclusivo para membros MSC Voyagers Club e depois de dia 22 para o público.

MSC Cruzeiros promove Pedro Vasco a director Comercial e contrata Isa Vitória

09-10-2018 (16h37)

A MSC Cruzeiros anunciou hoje ter reorganizado o seu departamento Comercial em Portugal, incluindo a promoção de Pedro Vasco a director, a contratação de Isa Vitória, que ficará com a Zona Sul e Açores, e a atribuição da Zona Norte e da Madeira a Sílvia Oliveira.