Primeiro navio de cruzeiros do mundo movido a GNL visita a Madeira na sua temporada inaugural

20-12-2018 (10h35)

O navio de cruzeiros AIDAnova, o primeiro do mundo movido a GNL (Gás Natural Liquefeito), está a fazer a sua temporada inaugural com um itinerário designado “Canárias e Madeira”, que tem previstas várias visitas ao Funchal.

O navio, que fez uma escala técnica em Lisboa no dia 16 de Dezembro, chegou a Santa Cruz de Tenerife no dia 18 de Dezembro para ser abastecido com GNL para a sua temporada inaugural.

O AIDAnova, que recebeu ontem os seus primeiros hóspedes, vai fazer a sua temporada inaugural com escalas em Tenerife, Gran Canária, Lanzarote, Fuerteventura e Madeira.

As escalas na Madeira estão programadas para os dias 24 e 31 de Dezembro, 7, 14, 21 e 28 de Janeiro, 4, 11, 18 e 25 de Fevereiro, 4, 11, 18 e 25 de Março, 1 e 8 de Abril, segundo dados da Administração dos Portos da Madeira consultados pelo PressTUR.

Em meados de Abril de 2019, o AIDAnova irá para o Mediterrâneo para passar o Verão a fazer cruzeiros com paragens em Maiorca, Barcelona, ​​Roma, Florença e Marselha.

Em comunicado, a AIDA Cruises, do grupo Carnival, destaca que o novo navio “está equipado com tecnologia de última geração para viagens ecológicas”, que o torna “o primeiro navio de cruzeiros do mundo que pode ser alimentado em porto e no mar com gás natural liquefeito de baixa emissão”.

Com a nova tecnologia são “quase completamente eliminadas” as emissões de enxofre e reduzidas as emissões de dióxido de carbono.

A AIDA Cruises sublinha que em 2021 e 2023 terá mais dois navios movidos a GNL e que, assim, em menos de cinco anos “mais de metade de todos os hóspedes da AIDA viajarão a bordo de navios que são total ou parcialmente movidos a gás natural liquefeito”.

A Administração do Porto de Lisboa, num comunicado em que assinala escala técnica do navio na capital portuguesa, sublinha que estão encomendados para entregas até 2027 um total de 18 navios de cruzeiros movidos a GNL.

O Porto de Lisboa salienta ainda que “além da redução significativa das emissões de gases poluentes, os motores movidos a GNL requerem menos manutenção, e são mais silenciosos”.

O GNL, além destas vantagens, também é mais barato e tem maior valor energético que outros combustíveis fósseis, acrescenta o comunicado do Porto de Lisboa.

A indústria de cruzeiros, de acordo com a mesma nota, prevê a redução de 40% das emissões de gases de efeito de estufa até 2030, através da utilização de GNL e da optimização de velocidade e outras eficiências operacionais para os navios existentes e em estaleiro.

 

Clique para ver mais: Cruzeiros

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Centenas de agentes de viagens visitam novo MSC Bellissima em Lisboa

08-03-2019 (19h31)

O mais recente navio da MSC Cruzeiros, o Bellissima, está em Lisboa até amanhã e vai receber centenas de agentes de viagens, uma iniciativa “fundamental” para potenciar vendas, disse ao PressTUR o director-geral da companhia, Eduardo Cabrita.

MSC Bellissima traz novos pratos, novos espectáculos e uma assistente virtual em cada camarote

08-03-2019 (19h19)

O MSC Bellissima, novo navio da MSC Cruzeiros que está em Lisboa até amanhã, traz para o mercado como principais novidades menus gastronómicos criados por chefs com estrelas Michelin, novos espectáculos Cirque du Soleil at Sea e uma assistente digital em cada camarote.

Cruzeiros em Lisboa começam 2019 com recuperação da quebra há um ano

27-02-2019 (13h11)

O Porto de Lisboa, primeiro porto português de cruzeiros em 2018, recuperou este Janeiro a quebra registada há um ano, apresentando o mesmo número de escalas e quase o mesmo número de passageiros do primeiro mês de 2017.

Recorde de alemães suporta crescimento de cruzeiros em Lisboa

27-02-2019 (13h09)

O Porto de Lisboa teve este Janeiro um recorde de passageiros de cruzeiros alemães para um primeiro mês do ano, concluiu o PressTUR a partir de dados da APL - Administração do Porto de Lisboa, os quais mostram também que os alemães representaram mais de metade (51%) dos passageiros do mês.

Solférias promove cruzeiro pelas Antilhas e Sul das Caraíbas

22-02-2019 (16h29)

A Solférias está a promover um pacote de 10 dias com cruzeiro a bordo do Monarch, da Pullmantur, com partida e chegada a Cartagena das Índias, na Colômbia, com o preço inicial de 1.809 euros por pessoa em ocupação dupla.