Vinci confirma crescimento do Aeroporto de Lisboa a dois dígitos

13-07-2018 (11h32)

O grupo francês Vinci, concessionário dos aeroportos portugueses via aquisição da ANA Aeroportos de Portugal, mostrou hoje que o Aeroporto de Lisboa, apesar de declarado esgotado, foi o que mais cresceu no país no primeiro semestre, com um aumento de passageiros em 12,9%, que equivale a mais cerca de 1,5 milhões.

A informação consta do balanço da Vinci sobre as suas operações aeroportuárias no primeiro semestre e indica que o Aeroporto Humberto Delgado somou 13,7 milhões de passageiros nos primeiros seis meses deste ano, o que equivale a 53,5% do total dos ‘seus' aeroportos em Portugal, acima dos cerca de 51,6% do primeiro semestre de 2017.

E a mesma tendência é indicada pelos dados da Vinci sobre movimentos (voos de chegada e de partida), os quais indicam que em Lisboa houve um aumento em 10,5%, com o qual foi ultrapassada a marca dos cem mil, alcançando um total de 102.110.

Assim, 52% de todos os voos de/para aeroportos portugueses geridos pela Vinci (todos os de Portugal Continental, Madeira e Açores, à excepção da Terceira) tiveram origem/destino em Lisboa, quando há um ano o Humberto Delgada estava na ordem dos 50%.

Assim, ainda que declarado esgotado, no sentido de não ter mais capacidade para ter mais voos, Lisboa é não apenas o que tem maiores aumentos de passageiros, o que até poderia ser alcançado por as companhias optarem por terem aviões de maior capacidade, Lisboa é também o que tem o maior aumento do número de movimentos, com mais cerca de 9,7 mil que há um ano, o que significa que quase 85% dos novos voos de/para Portugal foram de/para Lisboa.

 

Clique para mais notícias: Aeroportos portugueses

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ryanair garante continuidade dos voos Lisboa – Porto no próximo Verão

17-10-2018 (17h02)

A Ryanair vai continuar a voar entre Lisboa e Porto no próximo Verão, assegurou a companhia em resposta ao PressTUR, questionada sobre a continuidade da linha tendo em conta que no seu website estão indisponíveis reservas a partir de 31 de Março.

Travelport renova acordo de distribuição com a Jet Airways

17-10-2018 (14h17)

A Travelport e a Jet Airways renovaram o seu acordo de distribuição, que permite às agências de viagens conectadas à tecnológica aceder à oferta da companhia de aviação indiana.

Aeroportos portugueses já estão a crescer menos que a média europeia

16-10-2018 (18h07)

Os aeroportos portugueses, que sistematicamente figuravam como líderes de crescimento na Europa, actualmente crescem menos que a média europeia, porque o abrandamento do crescimento de Lisboa não tem beneficiado os outros aeroportos, que estão piores que o da capital, à excepção do Porto.

Emirates reduz voos para Lisboa em Abril e Maio de 2019

15-10-2018 (11h53)

A Emirates, companhia de aviação do Dubai actualmente com dois voos por dia para Lisbia, vai reduzir a operação a partir de 16 de Abril devido a obras de manutenção da pista do seu hub, no Dubai International Airport.

TAP antecipa e cancela voos da Madeira no sábado devido à passagem de furacão Leslie

12-10-2018 (17h21)

A companhia de aviação portuguesa TAP antecipou três voos previstos para Sábado de manhã da Madeira e cancelou a operação no arquipélago naquele dia até às 18:00 devido ao mau tempo esperado pela passagem do furacão Leslie.