Turquia inaugura hoje a primeira fase do maior aeroporto do mundo

29-10-2018 (12h51)

Foto: www.igairport.com
Foto: www.igairport.com

Istambul, que já conta com dois dos aeroportos que mais crescem na Europa, o Ataturk, 5º maior do continente nos primeiros oito meses deste ano, com 45,8 milhões de passageiros e um aumento em 9,2% e o Sabiha Gokçen, 12º, com 22,8 milhões e a crescer 11,5%, inaugurou hoje o que anuncia será o maior do mundo.

A inauguração do novo aeroporto, construído no lado europeu do país, perto do Mar Negro, coincide com o 95.º aniversário da República turca. A infra-estrutura vai substituir o actual aeroporto internacional Atatürk, que atingiu o limite devido à elevada afluência.

O projecto alinha-se com o desejo do Presidente turco de transformar Istambul, a antiga capital do Império Otomano, num centro global entre três continentes, a Europa, a Ásia e a África.

A nova infra-estrutura aérea, com capacidade para 90 milhões de passageiros por ano, vai funcionar em pleno a partir de 29 de Dezembro. Até essa data, e enquanto o aeroporto de Atatürk ainda permanece aberto, vai garantir apenas cinco voos diários.

De acordo com o presidente executivo da IGA (futura operadora do aeroporto), Kadri Samsunlu, esta transição de dois meses vai testar o novo aeroporto e “identificar áreas de melhoria", avançou à imprensa na quinta-feira.


(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Voos durante a madrugada serão permitidos em Lisboa e Porto na final da Liga das Nações da UEFA

21-05-2019 (17h38)

A operação nos aeroportos Humberto Delgado, em Lisboa, e Francisco Sá Carneiro, no Porto, será permitida durante a madrugada, entre 4 e 10 de Junho, no âmbito da fase final da Liga das Nações da UEFA, que decorre em Portugal.

Aeroporto de Lisboa reforça meios para responder ao aumento do tráfego no Verão

21-05-2019 (17h32)

O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, terá reforçados os meios de segurança, processamento de bagagens e automatização, entre outras medidas, para responder ao aumento de tráfego previsto para o Verão, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH).

Finnair promove ligação Lisboa-Banguecoque desde 519 euros

21-05-2019 (15h19)

A Finnair, representada em Portugal pela APG, está a promover uma tarifa para Banguecoque, na Tailândia, à saída de Lisboa, via Helsínquia, com o preço de 519 euros, ida e volta.

Air Europa avança para criação de companhia de aviação no Brasil

21-05-2019 (14h33)

A Air Europa, que é a companhia espanhola com mais rotas para o Brasil, está a avançar com a criação de uma subsidiária no Brasil, de acordo com a imprensa brasileira, que indica que já entregou à Junta Comercial de São Paulo um pedido para operar voos domésticos no Brasil.

Finnair anuncia ligações com mais oito destinos na China em code-share com a China Southern

21-05-2019 (13h57)

A Finnair, companhia de aviação finlandesa que em 2018 voltou a voar entre o seu hub em Helsínquia e Lisboa, anunciou hoje um novo acordo de code-share com a China Southern com o qual proporciona conexões para oito destinos na China.