Tráfego aéreo de/para Portugal cresce acima da média da UE no 1º semestre

21-08-2019 (15h29)

Portugal foi um dos países cujos aeroportos tiveram aumentos de passageiros no primeiro semestre “bem acima da média da União Europeia”, informou o ACI Europe, associação que conta com mais de 500 aeroportos em 45 países europeus, que em 2018 somaram mais de 2,3 mil milhões de passageiros.

A informação do ACI indica que no semestre os aeroportos dos países membros da UE tiveram um aumento de passageiros em 4,7%, tendo sido os impulsionadores do crescimento no continente na primeira metade deste ano, que foi em 4,3%.

Para Portugal, o ACI indica que teve um aumento de passageiros nos seus cinco principais aeroportos — Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada — em 7,2%, que compara com +5,8% em Espanha, +5,6% em França, +2,9% no Reino Unido, 4,8% na Alemanha e +5,1% em Itália, que são as maiores economias da União.

Ainda assim, de acordo com a mesma informação, o crescimento do número de passageiros nos aeroportos portugueses no primeiro semestre ficou bastante aquém do que ocorreu na Áustria, que teve um aumento em 20%, e Croácia e Estónia, ambos com +10,5%.

Em relação aos países que não integram a UE, os dados do ACI destacam a Ucrânia, com um aumento de passageiros em 20,5% no semestre, a Geórgia, com +13,5%, a Federação Russa, com +7,8%, bem como a Islândia com quebra de 20,3% e a Turquia também a descer 1,4%.

Os dados do ACI evidenciam que o crescimento do tráfego aéreo de/para Portugal “bem acima da média da União Europeia” no semestre se deve principalmente ao desempenho no segundo trimestre, em que os aeroportos portugueses tiveram um aumento de passageiros em 7,8%, que compara com um aumento médio em 4,2% na Europa, com +4,6% nos países da UE e +2,9% nos restantes.

Para ler mais sobre os aeroportos portugueses no primeiro semestre clique:

Aeroportos portugueses lideram na Vinci em número de passageiros e crescimento

 

Clique para mais notícias: Aeroportos portugueses

Clique para mais notícias: Aeroportos europeus

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Portugal

Clique para mais notícias: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Volotea vai voar entre Faro e Lyon a partir de Abril

18-02-2020 (16h39)

A companhia de aviação espanhola Volotea vai voar duas vezes por semana entre Faro e Lyon, em França, de 16 de Abril a 5 de Outubro.

TAP reencaminha passageiros que voavam hoje para Caracas para outras companhias

18-02-2020 (14h57)

A TAP está a reencaminhar os passageiros que voavam hoje para Caracas para outras companhias aéreas, depois de ter sido suspensa pelo Governo venezuelano durante 90 dias, indicou fonte oficial da empresa à Lusa.

Vendas BSP das agências de viagens portuguesas crescem 4,2% em Janeiro

17-02-2020 (18h35)

As agências de viagens IATA portuguesas que em 2019 atingiram um novo recorde de vendas de voos contabilizados em BSP da IATA (do inglês para Billing and Settlement Plan), próximo dos mil milhões de euros, tiveram este Janeiro um aumento em 4,2% ou 3,1 milhões de euros e atingiram o montante de 77,9 milhões.

Abertas candidaturas para oleoduto de abastecimento ao aeroporto de Lisboa

17-02-2020 (15h21)

Os interessados em construir e explorar um oleoduto para abastecer o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, têm 30 dias úteis para avançarem com candidaturas concorrentes ao projecto de ligação já apresentado ao Governo, segundo edital publicado hoje na imprensa.

Cabo Verde Airlines vai deixar de voar para Salvador a partir de 1 de Março

17-02-2020 (13h35)

A Cabo Verde Airlines (CVA) anunciou que a partir de 1 de Março vai suspender a rota entre a ilha do Sal e Salvador da Bahia, no Brasil, reestruturação justificada com novos destinos.

Noticias mais lidas