Trabalhadores das Lojas Francas estão em greve até 16 de Setembro

16-07-2019 (09h20)

Foto: Lojas Francas de Portugal
Foto: Lojas Francas de Portugal

Os trabalhadores da Lojas Francas de Portugal (LFP) iniciaram às 00h00 de terça-feira, dia 16 de Julho, uma greve parcial de dois meses contra o abuso do trabalho extraordinário e do banco de horas, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

O Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA) emitiu um pré-aviso de greve que vai vigorar entre 16 de Julho e 16 de Setembro, que abrange todos os trabalhadores, de forma a que possam paralisar duas horas por dia, uma no início e outra no final do turno, e recusar o trabalho extraordinário.

"Esta greve foi marcada porque os trabalhadores se queixam de que a empresa abusa do trabalho extraordinário e do banco de horas", disse o presidente do STHA, André Teives, à agência Lusa.

Durante os dois meses de paralisação, os trabalhadores da LFP vão fazer também greve total ao banco de horas.

Segundo André Teives, a paralisação deverá ter "um efeito de bola de neve", ou seja, com o passar dos dias "deverá sentir-se cada vez mais falta de produtos nas lojas francas".

O sindicalista acusou a empresa LFP de praticar horários desumanos e de falta de diálogo.

Referiu, a propósito, que os aumentos salariais de 4% foram aplicados em janeiro unilateralmente e que os Trabalhadores afectos ao armazém central de Lisboa foram alvo de um processo de transferência de local de trabalho definitiva.

Segundo o STHA trabalham na LFP quase 600 pessoas.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Balanço do LATAM evidencia recuperação ‘explosiva’ da aviação no Brasil

16-08-2019 (16h15)

O LATAM, maior grupo de aviação comercial da América Latina, cuja subsidiária brasileira, a LATAM Brasil (antiga TAM), é líder brasileira em voos internacionais, indicou que no segundo trimestre teve um aumento da receita unitária (por lugar voado um quilómetro) de 18,7%, atingindo 29,5% em reais.

Levantadas restrições ao abastecimento no aeroporto de Lisboa, ANA Aeroportos

16-08-2019 (12h35)

As restrições ao abastecimento de aviões no aeroporto de Lisboa, em vigor desde segunda-feira, foram hoje levantadas, disse à Lusa fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.

Grupo SATA transportou mais 8% de passageiros no primeiro semestre

16-08-2019 (11h59)

As companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines transportaram 705,7 mil passageiros no primeiro semestre, mais 8% ou mais 52,5 mil que no período homólogo do ano passado, anunciou o Grupo SATA.

Lauak vai produzir em Grândola peças para aviões A320

16-08-2019 (11h39)

A Lauak vai implementar uma unidade de produção de preças para aviões A320 em Grândola, com um investimento de 33 milhões de euros com apoio de fundos comunitários.

Trabalhadores da Grounforce realizam concentração para exigir estacionamento

16-08-2019 (11h24)

Os trabalhadores da Groundforce, reunidos na quinta-feira em plenário, aprovaram a realização de uma concentração no Ministério das Infraestruturas, com data a definir, para entrega de um abaixo-assinado a exigir estacionamento nas zonas limítrofes aos aeroportos e devolução das multas.

Noticias mais lidas