TAP perde quota de mercado nas ligações aéreas entre Espanha e Portugal

17-09-2019 (17h36)

Apesar de uma estreia auspiciosa da rota Lisboa - Tenerife, com mais de 8,5 mil passageiros tanto em Julho como em Agosto, a TAP ‘marca passo' no conjunto das operações entre os dois países ibéricos, que é uma das anunciadas apostas da companhia portuguesa, que anunciou ter ‘pontes aéreas' de Lisboa e do Porto para a capital espanhola.


Dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis consultados pelo PressTUR indicam que embora o transporte aéreo de passageiros entre Espanha e Portugal tenha registado nos primeiros oito meses deste ano um crescimento de 15,1% em número de passageiros, em voos TAP o aumento ficou em 1,5%.

A informação indica que em voos TAP entre aeroportos portugueses e espanhóis voaram 1,315 milhões de passageiros, o que lhe dá uma quota de mercado de 35,2%, 4,7 pontos abaixo do que tinha no período homólogo de 2018.

Para esta quebra de quota de mercado concorre a decisão da TAP de cessar as rotas de A Coruña, Astúrias e Vigo, tal como para o compensar, mas apenas parcialmente, concorre o início da rota de Tenerife.

Os dados a que o PressTUR teve acesso mostram que a maior quota de mercado da TAP deu-se nas ligações com Barcelona, que é o aeroporto espanhol onde embarca e desembarca mais passageiros, tendo somado 473,7 mil entre Janeiro e Agosto deste ano.

Esse tráfego equivale a 41% do total de passageiros que voaram entre Barcelona e Portugal, que foram 1,155 milhões, pelo que, embora mantendo a liderança do tráfego de /para Portugal na capital catalã, perde 2,9 pontos de quota de mercado.

Isto acontece por que enquanto o tráfego total entre Barcelona e Portugal cresceu 14,4%, em voos TAP o aumento ficou em 6,9% e a tendência é mesmo vir a cair, porque a companhia portuguesa vai voltar a retirar-se da rota Porto - Barcelona, a qual até Agosto teve um aumento de passageiros em 20,5% ou 80 mil, para 470,2 mil, ainda aquém do tráfego total de/para Lisboa, que somou 664,1 mil passageiros, mas cujo crescimento até Agosto foi em 11,7% ou 69,7 mil.

Em Madrid, a companhia portuguesa tem também um decréscimo de quota de mercado, de 0,9 pontos, para 27,5%, por aumento de passageiros em apenas 0,8% enquanto o tráfego total entre Barajas e aeroportos portugueses cresceu 4,2%.

Assim, o conjunto dos voos entre Madrid e Portugal teve um aumento de passageiros nos primeiros oito meses de 64,7 mil, para 1,603 milhões, o aumento em voos TAP foi em 3,4 mil, para 440,5 mil.

A evolução mais favorável para a TAP acabou por ser a das suas operações para aeroportos secundários espanhóis, nomeadamente para Valência, em que teve um aumento de passageiros em 17,6% ou 14,1 mil, para 94,1 mil, Gran Canária, com um aumento em 10,4% ou 4,9 mil, para 51,88 mil, e Alicante, com +8,2% ou 2,2 mil passageiros, para 29,2 mil, a que se somam 21 mil passageiros em voos de/para Tenerife, que em 2018 ainda na existiam.

A evolução mais desfavorável entre estas rotas foi a das ligações com Bilbau, em que a TAP tem um decréscimo de passageiros em 4,6% ou 2,4 mil, para 50,4 mil.

Bilbau é a única "linha espanhola" da TAP a ter queda de passageiros até Agosto, mas as linhas de Málaga e Sevilha também tiveram fracos desempenhos, com aumentos de passageiros, respectivamente, em 0,4%, para 62,3 mil, e em 2,2%, para 87,2 mil.

 

Para ler mais clique:

Tráfego aéreo Espanha - Portugal cresce 15,1% até Agosto, com o Porto como ‘motor' do crescimento

Aeroportos espanhóis têm no fim de Agosto mais quase nove milhões de passageiros

 

Clique para mais notícias: TAP

Clique para mais notícias: Aeroportos espanhóis

Clique para mais notícias: Espanha

Clique para mais notícias: Portugal

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Etihad chega a mais dez destinos com a TAP via Lisboa e Porto

16-10-2019 (16h02)

A Etihad Airways, companhia de aviação do Abu Dhabi, anunciou que vai expandir o code-share com a TAP a mais dez rotas via Lisboa e Porto, a partir do início do fim deste mês, início do chamado Inverno IATA.

TAP anuncia nova classe EconomyXtra no médio curso

15-10-2019 (16h53)

A TAP anunciou hoje que os seus clientes passaram a ter nos voos de médio curso mais uma opção de viagem, a EconomyXtra, que proporciona “espaço extra para as pernas” e “refeições melhoradas face às actuais”, incluindo “refeições quentes nos horários de almoço/jantar, em algumas rotas, como Paris, Roma ou Frankfurt, entre outras”.

Movimento de passageiros no Aeroporto de Macau cresce 17% este Verão

15-10-2019 (14h30)

O Aeroporto Internacional de Macau contabilizou 2,51 milhões de passageiros no terceiro trimestre deste ano, que significam um aumento de 17% em relação ao Verão de 2018.

Aeroportos portugueses crescem no Verão ligeiramente menos que a média do grupo Vinci

14-10-2019 (15h31)

Os aeroportos portugueses geridos pela ANA cresceram no terceiro trimestre, que corresponde ao Verão, época mais forte da aviação no Hemisfério Norte, duas décimas abaixo do aumento médio de passageiros no conjunto dos aeroportos geridos pelo grupo Vinci, embora com Lisboa e Porto a terem crescimentos mais fortes.

TAP passa a ter voo diário para Natal em A321neo LR no primeiro trimestre do próximo ano

14-10-2019 (13h55)

A TAP tem previsto para o primeiro trimestre do próximo ano a introdução da versão de longo alcance do A321neo na rota Lisboa – Natal, com reforço da frequência de voos para diário.

Noticias mais lidas