Ryanair enfrenta greves também no Reino Unido e Espanha

08-08-2019 (16h42)

Foto: Ryanair
Foto: Ryanair

A low cost Ryanair, cujos tripulantes de cabina em Portugal têm marcada greve este mês, de dia 21 a dia 25, terá quase em simultâneo uma greve de pilotos no Reino Unido e também já tem ameaças de greves de tripulantes de cabina em Espanha.

No Reino Unido, o sindicato de pilotos BALPA já convocou dois períodos de greve, um deles este mês, nos dias 22 e 23, e o outro em Setembro, nos dias 2 a 4.

O BALPA marcou as greves em protesto contra uma alegada recusa da Ryanair em negociar.

A low cost tem argumentado que a convocação da greve é suportada por menos de 30% dos pilotos da companhia, o que o BALPA desmente, contrapondo a convocação da greve foi aprovada com 80% de votos a favor numa votação em que participaram 72% dos pilotos.

Em Espanha o que está em causa é um protesto contra a intenção da Ryanair de encerrar as bases de Las Palmas e Tenerife a 8 de Janeiro e o possível encerramento de Girona, que foi uma das ‘estrelas’ da low cost, antes de esta se instalar em Barcelona El Prat, principal aeroporto da Catalunha.

Os sindicatos acusam a Ryanair de “comportamento abusivo” e consideram “injustificável” o encerramento de bases por parte de uma companhia que tem aumentado  sucessivamente os lucros.

As notícias da imprensa espanhola evidenciam que também em Espanha, como em Portugal, em relação à base de Faro, foi no âmbito de conversações com sindicatos que um quadro da Ryanair ‘deixou cair a bomba’ do próximo encerramento de bases (clique para ler: SNPVAC anuncia que Ryanair comunicou hoje que encerra base em Faro a partir de Janeiro).

 

Clique para mais notícias: Ryanair

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Balanço do LATAM evidencia recuperação ‘explosiva’ da aviação no Brasil

16-08-2019 (16h15)

O LATAM, maior grupo de aviação comercial da América Latina, cuja subsidiária brasileira, a LATAM Brasil (antiga TAM), é líder brasileira em voos internacionais, indicou que no segundo trimestre teve um aumento da receita unitária (por lugar voado um quilómetro) de 18,7%, atingindo 29,5% em reais.

Levantadas restrições ao abastecimento no aeroporto de Lisboa, ANA Aeroportos

16-08-2019 (12h35)

As restrições ao abastecimento de aviões no aeroporto de Lisboa, em vigor desde segunda-feira, foram hoje levantadas, disse à Lusa fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.

Grupo SATA transportou mais 8% de passageiros no primeiro semestre

16-08-2019 (11h59)

As companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines transportaram 705,7 mil passageiros no primeiro semestre, mais 8% ou mais 52,5 mil que no período homólogo do ano passado, anunciou o Grupo SATA.

Lauak vai produzir em Grândola peças para aviões A320

16-08-2019 (11h39)

A Lauak vai implementar uma unidade de produção de preças para aviões A320 em Grândola, com um investimento de 33 milhões de euros com apoio de fundos comunitários.

Trabalhadores da Grounforce realizam concentração para exigir estacionamento

16-08-2019 (11h24)

Os trabalhadores da Groundforce, reunidos na quinta-feira em plenário, aprovaram a realização de uma concentração no Ministério das Infraestruturas, com data a definir, para entrega de um abaixo-assinado a exigir estacionamento nas zonas limítrofes aos aeroportos e devolução das multas.

Noticias mais lidas