Qatar Airways reforça participação no IAG, segundo maior grupo aéreo europeu

20-02-2020 (12h55)

Foto: Qatar Airways
Foto: Qatar Airways

O IAG, segundo maior grupo de aviação da Europa, que tem as companhias de aviação British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level, anunciou ontem que o seu maior accionista, a companhia do Golfo Qatar Airways, reforçou a sua participação no Capital Social de 21,4% para 25,1%.

A informação não esclarece a quanto ascendeu o investimento, nem se se tratou da aquisição de novas acções ou compra em Bolsa, mas a imprensa britânica realça que, embora exista ainda a limitação de 49% de capital de uma companhia europeia por investidores de fora do continente, com mais de 25% do Capital um accionista pode bloquear decisões.

As notícias destacam ainda que a Qatar também tem participações na no Latam Airlines Group, na China Southern, na Catay Pacific, na Air Italy e este mês anunciou que entrará para o capital da RwandAir.

A Qatar Airways é detida pela Qatar Investment Autority, fundo soberano do Qatar que também é o segundo maior investidor no Aeroporto de Heathrow, maior aeroporto europeu.

O comunicado em que o IAG anuncia o reforço da participação pela Qatar Airways cita uma declaração de Akbar Al Baker, CEO da companhia do Golfo, em que destaca que o investimento feito no IAG tem sido “altamente bem sucedido” e que o reforço da participação é “demonstração do nosso continuado apoio à estratégia do IAG”.

A declaração de Akbar Al Baker diz ainda que a companhia continua a avaliar oportunidades de investimento em outras companhias de aviação e em apoiar equipas de gestão que “partilham” a sua visão de incrementar as oportunidades de viagem pelo globo.

 

Clique para mais notícias: IAG

Clique para mais notícias: Qatar Airways

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Delta Air Lines prolonga período para remarcar viagens

06-04-2020 (17h53)

A  Delta Air Lines prolongou o período durante o qual é possível remarcar viagens para dois anos, e abdica das taxas de alteração de data a clientes afectados pela pandemia do novo coronavírus.

Companhias de aviação cortam mais 11,1 milhões de lugares esta semana, OAG

06-04-2020 (16h14)

A empresa especializada em dados para a aviação comercial OAG revelou hoje que as companhias aéreas ‘riscaram’ só esta semana 11,1 milhões de lugares de avião, representando uma redução da capacidade em 22,7%, com especial incidência na Europa e na América do Norte, que são actualmente as regiões onde a pandemia de covid-19 está mais intensa.

Há seis voos programados entre Angola e Portugal até 17 de Abril

06-04-2020 (16h00)

Um total de seis voos charter entre Portugal e Angola estão agendados entre hoje e 17 de Abril, cinco dos quais entre Luanda e Lisboa e um para o Porto.

Maior aeroporto europeu fecha uma pista e reduz área de actividade

06-04-2020 (15h41)

O aeroporto de Londres Heathrow, o maior da Europa, com 80,88 milhões de passageiros e 475,8 mil voos a aterrarem e descolarem em 2019, vai fechar uma das duas pistas e suspender a actividade de passageiros em dois terminais, devido à quebra de tráfego provocada pela pandemia de covid-19.

NAV Portugal prevê quebras de tráfego aéreo de 85% a 95% em Abril

06-04-2020 (13h27)

A NAV Portugal anunciou que prevê quebras de tráfego aéreo “a rondar os 85% e 95%” em Abril, depois de na última semana de Março ter verificado um decréscimo de 85%.

Noticias mais lidas