Qatar Airways compra 5% da China Southern Airlines

03-01-2019 (15h06)

A Qatar Airways, companhia de aviação que já detém 20% do IAG, grupo de que fazem parte a British Airways, Iberia, Aer Lingus e Vueling, 10% do Latam, grupo que tem a antiga TAM brasileira e a LAN do Chile, 49% da Air Italy e 9,99% da Cathay Pacific, anunciou ter comprado 5% da China Southern Airlines, considerada a maior companhia de aviação chinesa.

A Qatar não revelou o montante investido, tendo informado apenas que comprara algumas acções A e H a 28 de Dezembro.

A imprensa de Hong Kong refere que a China Southern, com base em Guangzhou, está num processo de expansão do seu hub e aposta nomeadamente nas ligações da Europa e dos Estados Unidos com a Austrália.

As notícias realçam que a companhia chinesa está apostada em aumentar capacidade, beneficiando da expansão de Guangzhou e da próxima abertura do Daxing Airport, novo aeroporto de Pequim, em finais deste ano.

O CEO da Qatar, Akbar Al Baker, citado em comunicado comentou que a aquisição da participação na China Southern evidencia a aposta numa mais estreita cooperação entre as duas companhias e o optimismo com que encara o futuro da companhia chinesa.

“Há oportunidades para trabalharmos juntos e construirmos uma relação de longo prazo com benefícios para os passageiros das duas companhias”, diz uma declaração de Akbar Al Baker divulgada pela Qatar.

Analistas associaram o investimento da Qatar ao seu público desagrado com a evolução da Oneworld, comentando que a próxima entrada da China Southern para esta aliança poderá ter sido uma das motivações do investimento, na perspectiva de ganhar mais força para as suas posições.

 

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Novo A321 Long Range da TAP está pronto para chegar a Telavive e Nova Iorque

24-05-2019 (17h43)

A TAP anunciou que o seu novo avião A321 Long Range, que já está a voar para destinos europeus, também já está registado para operar as rotas da companhia para Telavive, em Israel, e Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Azores Airlines vai manter voos directos entre a ilha Terceira e Toronto no Inverno

23-05-2019 (16h54)

Os voos directos entre a ilha Terceira e Toronto (Canadá), operados pela companhia aérea açoriana Azores Airlines, do grupo SATA, vão estender-se ao Inverno 2019/2020, anunciou hoje o Governo Regional dos Açores.

Delta acredita estar “no bom caminho e com sucesso” em Portugal, director regional de Vendas

23-05-2019 (15h28)

“Não olhamos para o desempenho da concorrência. Estamos no bom caminho e com sucesso”, disse o director regional de Vendas para o Sul da Europa da Delta Airlines, Frederic Schenk, a propósito da concorrência com a TAP nas ligações entre Portugal e a América do Norte.

Senado brasileiro aprova medida que retira limite ao investimento estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras

23-05-2019 (09h07)

O Senado brasileiro aprovou na quarta-feira uma medida provisória que autoriza o investimento de até 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas instaladas no país, noticiou a imprensa local.

TAP cresce menos que o mercado Espanha - Portugal e em Madrid até tem quebra

22-05-2019 (16h54)

A TAP, que no primeiro quadrimestre de 2018 foi a companhia de aviação de 42,2% dos passageiros que voaram entre Espanha e Portugal nesse período, este ano baixou para 37,5%, reflectindo a cessação de três rotas e uma quebra de 1,7% no Aeroporto de Madrid.

Noticias mais lidas