Presidente promulga diploma sobre identificação dos passageiros aéreos

12-02-2019 (11h03)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma que permite que as companhias aéreas transmitam dados dos viajantes para um registo de identificação dos passageiros, alegadamente para prevenir terrorismo e criminalidade grave.

“Apesar de, em termos práticos, o presente diploma depender, na produção dos seus efeitos, de outro que ainda se encontra em apreciação na Assembleia da República, o Presidente da República promulgou hoje o diploma da Assembleia da República que regula a transferência, pelas transportadoras aéreas, dos dados dos registos de identificação dos passageiros, bem como o tratamento desses dados”, diz uma nota divulgada no site da Presidência da República.

O mesmo documento acrescenta que a decisão corresponde à transposição da “Directiva (UE) 2016/681, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Abril de 2016, e procede à alteração à Lei n.º 53/2008, de 29 de Agosto, que aprova a Lei de Segurança Interna”.

O diploma regula a transferência e o tratamento, pelas transportadoras aéreas, dos dados do registo de identificação de passageiros (PNR, na sigla em inglês).

A directiva europeia visa prevenir, detectar, investigar e reprimir infracções terroristas e criminalidade grave e, assim, reforçar a segurança interna da União Europeia (UE).

Segundo a directiva europeia, os PNR são constituídos por informações fornecidas pelos passageiros e recolhidas pelas transportadoras aéreas durante a reserva dos bilhetes, como o nome, a morada, o número de telefone, o número do cartão de crédito, a bagagem e o itinerário da viagem.

As novas regras exigem que as transportadoras aéreas transfiram os dados dos passageiros dos voos extra-UE (de um país terceiro para um Estado-membro da UE ou vice-versa) dos seus sistemas de reserva para uma unidade especializada do Estado-Membro de chegada ou de partida.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Greve de pilotos da SAS cancela 673 voos e afecta 72.000 passageiros

26-04-2019 (12h14)

A companhia de aviação escandinava SAS informou ter cancelado hoje 673 voos, afectando 72 mil passageiros, devido a uma greve de pilotos na Dinamarca, Suécia e Noruega.

British Airways aumenta frequência de voos Londres - Mumbai para 18 por semana

26-04-2019 (12h02)

A British Airways, companhia de aviação britânica do IAG, vai aumentar a frequência de voos entre o seu hub de Londres Heathrow e a maior cidade da Índia, Mumbai (Bombaim), de 14 para 18 por semana na época estival, entre 2 de Junho e 26 de Outubro.

Azul ‘chega’ a mais nove destinos europeus com voos TAP

26-04-2019 (11h44)

A Azul, companhia de aviação brasileira que integra o ‘universo Neeleman' como a TAP, já vende mais nove destinos europeus, com voos da sua ‘irmã' portuguesa de Lisboa e do Porto.

Vueling já voa entre Tenerife Norte e Lisboa

26-04-2019 (11h22)

A low cost espanhola Vueling, uma das companhias de aviação do IAG, já está a voar entre Tenerife Norte, Canárias, e Lisboa, duas vezes por semana, em Airbus A320.

Novo aeroporto internacional de Luanda estará concluído em 2022/2023

26-04-2019 (10h51)

As obras de construção do novo aeroporto internacional de Luanda, iniciadas em 2004, poderão estar concluídas entre 2022 e 2023, segundo anunciou o coordenador da Comissão de Gestão da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e de Navegação Aérea (ENANA), Mário Domingues.