Pilotos da Air France rejeitam proposta de 2% de aumento salarial

17-04-2018 (13h09)

Os pilotos da companhia francesa Air France rejeitaram a proposta da direcção para acabar com a greve, que inclui um aumento salarial imediato de 2%, com uma subida de até 5% em três anos.

O presidente do Sindicato Nacional de Pilotos de Linha (SNPL), Philippe Evain, representante do principal agrupamento sindical de pilotos da companhia, sublinhou na emissora France Inter que a oferta é "inaceitável".

"A greve não só se vai manter, mas até corre o risco de endurecer", indicou Evain, para quem é impossível fazer crer que esse futuro aumento vá compensar a subida da inflação no passado.

A direcção da companhia aérea sublinhou na noite passada num comunicado que a proposta deverá ser votada até às 12h de 20 de Abril.

Os trabalhadores reclamavam inicialmente um aumento salarial de 6% para compensar a perda de poder de compra devido à inflação nos últimos anos e esta segunda-feira baixaram para 5,1% para 2018.

Assim, os sindicatos mantiveram a greve de hoje, que provocou o cancelamento de 30% do programa de voos, e as convocadas para quarta-feira e nos próximos dias 23 e 24 de Abril.

A Air France, em comunicado, informou que prevê garantir 55% dos voos de longo curso e 65% dos voos europeus com saída ou chegada no aeroporto de Charles de Gaulle em Paris e 80% dos voos domésticos.

A companhia não afasta anulamentos pontuais e possíveis atrasos de última hora.

Segundo as estimativas, 29,6% dos pilotos faz greve, juntamente com 20,4% do pessoal de cabine e 12,4% dos trabalhadores de terra.

A mobilização dos sindicatos do pessoal começou em Fevereiro impulsionada por este pedido de um aumento salarial de 6% para compensar a perda de poder de compra devido à inflação nos últimos anos.

Segundo os cálculos da Air France a greve já custou à empresa cerca de 170 milhões de euros.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Air France

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Grupo LATAM passa a ter PSS numa única plataforma da Sabre

22-05-2018 (17h29)

A Sabre anunciou que concluiu a migração da companhia de aviação LATAM Brasil (antiga TAM] para o seu PSS (passenger services system) SabreSonic, ‘concorrente’ do Altéa do Amadeus utilizado pelas companhias da Star Alliance como a TAP.

Greve de controladores franceses cancela mais de 500 voos - Airlines 4 Europe

22-05-2018 (16h48)

A associação de companhias de aviação europeias Airlines 4 Europe, de que a TAP é uma das associadas, afirma que a greve dos controladores aéreos em França iniciada ontem à tarde já obrigou a cancelar mais de 500 voos e afectou cerca de 70 mil passageiros e carga.

Grupo Lufthansa lança tarifa sem bagagem de porão para rotas da América do Norte

22-05-2018 (16h32)

As companhias aéreas Lufthansa, Swiss, Brussels Airlines e Austrian Airlines lançaram uma nova tarifa “light” para as suas rotas da América do Norte, para passageiros que queiram viajar só com bagagem de mão.

APAVT mostra Aeroporto de Lisboa caótico

22-05-2018 (16h15)

“Chegada de estrangeiros no aeroporto de Lisboa, agora [há cerca de três horas]. Mais de duas horas de espera! Para quando uma solução?”, escreve a APAVT na sua página do Facebook sob uma fotografia que mostra o Aeroporto de Lisboa atulhado de passageiros.

Número de mortos de acidente de aviação em Havana sobe para 111

22-05-2018 (12h39)

Uma das três sobreviventes do acidente de avião em Havana, na última sexta-feira, morreu ontem, na sequência dos ferimentos sofridos, elevando assim o total de vítimas mortais para 111.