Novo aeroporto internacional de Luanda estará concluído em 2022/2023

26-04-2019 (10h51)

Novo Boeing B777-300ER “Iona” da TAAG (Foto: Boeing)
Novo Boeing B777-300ER “Iona” da TAAG (Foto: Boeing)

As obras de construção do novo aeroporto internacional de Luanda, iniciadas em 2004, poderão estar concluídas entre 2022 e 2023, segundo anunciou o coordenador da Comissão de Gestão da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e de Navegação Aérea (ENANA), Mário Domingues.

Com empreiteiros e financiamento da China, a obra, na comuna de Bom Jesus, no município de Ícolo e Bengo, a 30 quilómetros de Luanda, prevê um aeroporto com capacidade para acolher 15 milhões de passageiros por ano.

“E estamos aqui a falar de um aeroporto que se pretende emblemático aqui para a região de África e que seja um hub nesta região também”, afirmou Mário Domingues.

O coordenador da ENANA indicou que uma equipa técnica de avaliação da obra está a trabalhar e deverá apresentar resultados até finais deste trimestre e referiu que “é com base nos resultados da equipa técnica que será feito um novo programa de obras”.

“Em princípio, há uma previsão de conclusão da obra entre 2022 e 2023”, acrescentou, em declarações à rádio pública angolana, nas quais frisou também que “há recursos financeiros disponíveis, no âmbito da linha de crédito da China”.

As obras de construção do novo aeroporto internacional de Luanda começaram em 2004, com empreiteiros e financiamento da China, mas a sua conclusão está atrasada, tendo recentemente o Governo angolano anunciado a reformulação do projecto.

Em Março passado, o executivo informou que as obras vão ser submetidas a correcções de engenharia e funcionalidade, para adequar a estrutura aos padrões de modernidade, inovação e de conforto dos passageiros.

Os vários contratos públicos envolvendo as obras da infra-estrutura e acessibilidades rodoviárias estão avaliados em mais de 5.000 milhões de dólares (cerca de 4.350 milhões de euros).

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: África

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Air Europa vai voar Madrid – Fortaleza a partir de 20 de Dezembro

23-08-2019 (13h58)

A Air Europa, companhia do grupo Globalia, de que fazem parte o operador turístico Travelplan e os hotéis Be Live, vai voar Madrid – Fortaleza a partir de 20 de Dezembro, inicialmente com dois voos por semana e, a partir de Junho, com três voos por semana.

Programa nacional de segurança da aviação civil prevê auditorias aos aeroportos

23-08-2019 (13h43)

O Governo aprovou ontem em Conselho de Ministros o diploma que define as responsabilidades dos intervenientes no sector da aviação na implementação das normas da aviação civil e que prevê a realização de auditorias aos aeroportos.

Pista do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro encerra um mês para obras

23-08-2019 (13h39)

A pista principal do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro vai estar encerrada durante um mês para obras. Cerca de 200 voos diários serão transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Rio Galeão).

Aeroporto de Lisboa vai ter uma nova área de chegadas com mais cinco postos de controlo

21-08-2019 (16h30)

O aeroporto de Lisboa vai ter a partir de final de Setembro/início de Outubro mais cinco postos de controlo do Serviço de Estangeiros e Fronteiras (SEF) numa nova área de chegadas, disse Isabel Oneto, secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna.

Lisboa foi Top5 de crescimento de passageiros na Europa no primeiro semestre

21-08-2019 (15h37)

O ACI Europa, associação que reúne mais de 500 aeroportos europeus, cotou o Aeroporto de Lisboa como um dos grandes aeroportos do continente com mais forte crescimento do número de passageiros no primeiro semestre.

Noticias mais lidas