Neeleman diz que a TAP vai ter o novo Airbus A321XLR

18-06-2019 (11h50)

Imagem: Airbus
Imagem: Airbus

David Neeleman, accionista de referência da TAP, anunciou que a companhia vai encomendar o novo Airbus A321XLR, poucas horas depois de o fabricante europeu ter apresentado o seu novo avião no salão aeronáutico de Paris.

Segundo a publicação especializada em aviação “Flight Global” Neeleman falava em Washington num evento a assinalar o início dos voos da TAP entre as capitais de Portugal e dos Estados Unidos (para ler mais clique: TAP já voa para Washington – Dulles).

A TAP já tem o A321LR, primeiro avião narrowbody da Airbus a voar longas distâncias (LR de Long Range) e precursor do XLR, que terá um alcance ainda maior.

Segundo a notícia da “Flight Global”, Neeleman indicou que a TAP poderá converter algumas encomendas de LR em XLR.

“Se ainda tivermos alguns [LR] disponíveis, tomaremos alguns XLR”, disse e, ainda segundo a mesma notícia, que acrescenta que Antonoaldo Neves, CEO da TAP, na mesma ocasião disse que a TAP avalia começar conversações com a Airbus sobre uma potencial conversão [da ordem de LR para XLR], mas que ainda não concretizou essa intenção.

Segundo a mesma publicação, Neeleman destacou que com o XLR, que só deverá estar disponível em 2023, a TAP poderá voar de Portugal para destinos como Chicago, nos Estados Unidos, e Salvador, no Brasil, que estão para além do alcance do LR.

A notícia assinala que Neeleman avalia que o LR não tem o alcance que “foi prometido” pela Airbus e, assim, ser “um substituto para o [Boeing] 757” e concluiu que o XLR seria mais apropriado.

A TAP já conta com dois A321LR na sua frota e deverá receber mais dois no fim do ano e aumentar para dez em 2020 e 14 em 2021, indicou Antonoaldo Neves que avaliou que o LR é um “fantástico avião para a TAP”, mas que com o XLR a companhia poderá ir mais longe.

Segundo a Airbus, o seu novo avião poderá fazer voos de até 4.700 milhas náuticas (cerca de 8.700 quilómetros), mais 15% que o LR, de que a TAP recebeu o primeiro exemplar a 5 de Abril (clique para ver: Novo A321 Long Range da TAP em fotos).

 

Clique para mais notícias: TAP

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Aeroporto de Lisboa subiu em Maio ao Top5 de crescimento dos grandes aeroportos europeus

17-07-2019 (17h07)

A associação dos aeroportos europeus, que diz representar mais de 500 aeroportos em 45 países do continente, apontou o Aeroporto de Lisboa como o 4º grande aeroporto europeu com crescimento mais forte do número de passageiros em Maio.

Azores Airlines ainda tem 300 passageiros "por reacomodar" após avaria em dois aviões

17-07-2019 (13h20)

A Azores Airlines, do grupo SATA, anunciou hoje que “estão ainda por reacomodar cerca de 300 passageiros” devido “aos cancelamentos em cadeia” verificados desde Sábado, na sequência da avaria de duas aeronaves.

TAP e tripulantes debateram “medidas mitigadoras” para náuseas em A330neo

17-07-2019 (12h00)

A TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) debateram “medidas mitigadoras” para tentar resolver os odores e as más disposições que têm ocorrido entre tripulações e passageiros nos aviões A330neo.

Crescimento os voos Espanha - Portugal desloca-se de Lisboa para o Porto

16-07-2019 (17h59)

O Aeroporto do Porto concentrou 69% do crescimento do movimento de passageiros em voos entre Portugal e Espanha, quando há um ano, no primeiro semestre de 2018, 58,4% do crescimento estava no Aeroporto de Lisboa.

Voos entre Espanha e Portugal crescem quase 15% no 1º semestre, apesar de TAP quase estagnada

16-07-2019 (17h34)

Os aeroportos espanhóis tiveram 2,58 milhões de passageiros de voos de/para Portugal no primeiro semestre, o que representa um aumento em 14,8% ou 332,7 mil, para o qual a TAP, que já teve a liderança clara deste mercado, teve um contributo de apenas 2,5%, porque praticamente estagnou.

Noticias mais lidas