Neeleman compra 30% da Aigle Azur e alarga parceria com chineses da HNA também accionistas da Azul e da TAP

16-11-2017 (15h20)

O accionista industrial da TAP, David Neeleman, comprou 30% da companhia francesa Aigle Azul, que é assim mais uma companhia em que é ‘sócio’ do grupo chinês HNA, além da Azul e da TAP, e que é o maior accionista da primeira companhia aérea europeia privada, com 48% do capital.

A entrada de David Neeleman para o capital da segunda maior companhia francesa foi confirmada pelo grupo fundador da empresa, o Weaving Group, anteriormente denominado GoFast, cujo presidente, Meziane Idjerouidene, considerou em comunicado que dessa forma a Aigle Azur, que voa para Portugal, abre “uma nova etapa da sua longa e rica história”, constituída em 1946, o que faz dela a mais antiga companhia aérea europeia privada.

A imprensa francesa realça a esse propósito que David Neeleman fundou em 1980 a Morris Air, companhia charter que vendeu à Southwest, maior low cost do mundo, e depois criou sucessivamente as low cost canadiana WestJet, a norte-americana JetBlue e a brasileira Azul, da qual se mantém presidente, e, mais recentemente tornou-se o accionista industrial da TAP, com a aquisição de 45% do capital da companhia portuguesa pelo consórcio Atlantic Gateway.

Analistas da aviação contactados pelo PressTUR consideraram que a entrada de Neeleman para o capital da Aigle Azur é tanto um passo no sentido do reforço da parceira com o grupo chinês da Hainan, como antecipa uma possível expansão da actividade da Azul para a Europa, com voos do Brasil para Paris Charles de Gaulle, que poderiam proporcionar conexões para a China com a Hainan Airlines, além de África, concorrendo com Lisboa, para onde a Azul já voa e para onde pode proporcionar conexões para Pequim via voos da Beijing Capital, outra das companhias do HNA, e para África com a TAP.

 

Clique para mais notícias: David Neeleman

Clique para mais notícias: Aigle Azur

Clique para mais notícias: Azul

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

DECO recebeu mais de quatro mil queixas relativas a transporte aéreo em 2018

19-04-2019 (18h19)

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recebeu mais de quatro mil reclamações relacionadas com transportes aéreos em 2018 e, no primeiro trimestre deste ano, elevam-se a 674.

Air Europa aumenta capacidade da rota de São Paulo Guarulhos com voos em B787-9

18-04-2019 (13h29)

A rota Madrid - São Paulo Guarulhos é uma das seis rotas que a Air Europa indicou passará a ter os seus voos em Boeing B787-9, substituindo o B787-8 de menor capacidade.

Aeroporto de Hong Kong contrata Travelport promoção da conectividade multi-modal

18-04-2019 (11h37)

A multinacional tecnológica para o turismo e transportes Travelport anunciou ter assinado um acordo para promover os serviços de conectividade multi-modal do Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKIA) junto de viajantes da Ásia, Europa e América do Norte.

Jet Airways suspende todos os voos

18-04-2019 (09h47)

A Jet Airways, que já foi a maior companhia de aviação privada da Índia, com uma frota de 123 aviões e 23 mil trabalhadores, suspendeu todos os voos, por não ter como pagar o combustível e outros serviços.

Voo da Lufthansa Lisboa - Munique desviado hoje para Sevilha para abastecer (Actualiza)

17-04-2019 (19h01)

O voo LH1793 da Lufthansa que saiu hoje de manhã de Lisboa para Munique foi desviado para Sevilha para abastecer.