Neeleman compra 30% da Aigle Azur e alarga parceria com chineses da HNA também accionistas da Azul e da TAP

16-11-2017 (15h20)

O accionista industrial da TAP, David Neeleman, comprou 30% da companhia francesa Aigle Azul, que é assim mais uma companhia em que é ‘sócio’ do grupo chinês HNA, além da Azul e da TAP, e que é o maior accionista da primeira companhia aérea europeia privada, com 48% do capital.

A entrada de David Neeleman para o capital da segunda maior companhia francesa foi confirmada pelo grupo fundador da empresa, o Weaving Group, anteriormente denominado GoFast, cujo presidente, Meziane Idjerouidene, considerou em comunicado que dessa forma a Aigle Azur, que voa para Portugal, abre “uma nova etapa da sua longa e rica história”, constituída em 1946, o que faz dela a mais antiga companhia aérea europeia privada.

A imprensa francesa realça a esse propósito que David Neeleman fundou em 1980 a Morris Air, companhia charter que vendeu à Southwest, maior low cost do mundo, e depois criou sucessivamente as low cost canadiana WestJet, a norte-americana JetBlue e a brasileira Azul, da qual se mantém presidente, e, mais recentemente tornou-se o accionista industrial da TAP, com a aquisição de 45% do capital da companhia portuguesa pelo consórcio Atlantic Gateway.

Analistas da aviação contactados pelo PressTUR consideraram que a entrada de Neeleman para o capital da Aigle Azur é tanto um passo no sentido do reforço da parceira com o grupo chinês da Hainan, como antecipa uma possível expansão da actividade da Azul para a Europa, com voos do Brasil para Paris Charles de Gaulle, que poderiam proporcionar conexões para a China com a Hainan Airlines, além de África, concorrendo com Lisboa, para onde a Azul já voa e para onde pode proporcionar conexões para Pequim via voos da Beijing Capital, outra das companhias do HNA, e para África com a TAP.

 

Clique para mais notícias: David Neeleman

Clique para mais notícias: Aigle Azur

Clique para mais notícias: Azul

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ryanair garante continuidade dos voos Lisboa – Porto no próximo Verão

17-10-2018 (17h02)

A Ryanair vai continuar a voar entre Lisboa e Porto no próximo Verão, assegurou a companhia em resposta ao PressTUR, questionada sobre a continuidade da linha tendo em conta que no seu website estão indisponíveis reservas a partir de 31 de Março.

Travelport renova acordo de distribuição com a Jet Airways

17-10-2018 (14h17)

A Travelport e a Jet Airways renovaram o seu acordo de distribuição, que permite às agências de viagens conectadas à tecnológica aceder à oferta da companhia de aviação indiana.

Aeroportos portugueses já estão a crescer menos que a média europeia

16-10-2018 (18h07)

Os aeroportos portugueses, que sistematicamente figuravam como líderes de crescimento na Europa, actualmente crescem menos que a média europeia, porque o abrandamento do crescimento de Lisboa não tem beneficiado os outros aeroportos, que estão piores que o da capital, à excepção do Porto.

Emirates reduz voos para Lisboa em Abril e Maio de 2019

15-10-2018 (11h53)

A Emirates, companhia de aviação do Dubai actualmente com dois voos por dia para Lisbia, vai reduzir a operação a partir de 16 de Abril devido a obras de manutenção da pista do seu hub, no Dubai International Airport.

TAP antecipa e cancela voos da Madeira no sábado devido à passagem de furacão Leslie

12-10-2018 (17h21)

A companhia de aviação portuguesa TAP antecipou três voos previstos para Sábado de manhã da Madeira e cancelou a operação no arquipélago naquele dia até às 18:00 devido ao mau tempo esperado pela passagem do furacão Leslie.