Neeleman compra 30% da Aigle Azur e alarga parceria com chineses da HNA também accionistas da Azul e da TAP

16-11-2017 (15h20)

O accionista industrial da TAP, David Neeleman, comprou 30% da companhia francesa Aigle Azul, que é assim mais uma companhia em que é ‘sócio’ do grupo chinês HNA, além da Azul e da TAP, e que é o maior accionista da primeira companhia aérea europeia privada, com 48% do capital.

A entrada de David Neeleman para o capital da segunda maior companhia francesa foi confirmada pelo grupo fundador da empresa, o Weaving Group, anteriormente denominado GoFast, cujo presidente, Meziane Idjerouidene, considerou em comunicado que dessa forma a Aigle Azur, que voa para Portugal, abre “uma nova etapa da sua longa e rica história”, constituída em 1946, o que faz dela a mais antiga companhia aérea europeia privada.

A imprensa francesa realça a esse propósito que David Neeleman fundou em 1980 a Morris Air, companhia charter que vendeu à Southwest, maior low cost do mundo, e depois criou sucessivamente as low cost canadiana WestJet, a norte-americana JetBlue e a brasileira Azul, da qual se mantém presidente, e, mais recentemente tornou-se o accionista industrial da TAP, com a aquisição de 45% do capital da companhia portuguesa pelo consórcio Atlantic Gateway.

Analistas da aviação contactados pelo PressTUR consideraram que a entrada de Neeleman para o capital da Aigle Azur é tanto um passo no sentido do reforço da parceira com o grupo chinês da Hainan, como antecipa uma possível expansão da actividade da Azul para a Europa, com voos do Brasil para Paris Charles de Gaulle, que poderiam proporcionar conexões para a China com a Hainan Airlines, além de África, concorrendo com Lisboa, para onde a Azul já voa e para onde pode proporcionar conexões para Pequim via voos da Beijing Capital, outra das companhias do HNA, e para África com a TAP.

 

Clique para mais notícias: David Neeleman

Clique para mais notícias: Aigle Azur

Clique para mais notícias: Azul

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pilotos alemães da Ryanair pronunciam-se sobre greve a partir de Agosto

22-06-2018 (16h26)

O sindicato de pilotos alemães Vereiningung Cockpit (VC) vai promover uma votação entre os seus cerca de 400 associados que trabalham na low cost Ryanair sobre desencadear uma greve a partir de Agosto.

CEO da TAP defende direito a sonhar com liderar tráfego entre a Europa e a América do Norte

20-06-2018 (17h57)

Embora tenha pela frente concorrentes como a British Airways, que ainda em 4 de Maio começou a voar de Londres-Heathrow para Nashville, sua 26ª cidade nos Estados Unidos, o CEO da TAP reivindicou hoje no Porto o direito a da companhia a “sonhar grande em relação a ser a principal companhia aérea que liga a Europa à América do Norte”.

CEO da TAP garante aposta no Porto e ironiza: “a concorrência que se cuide”

20-06-2018 (17h51)

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro "é historicamente um dos alicerces da TAP", que tem um "compromisso total e absoluto" com o Porto, garantiu hoje o CEO da companhia, Antonoaldo Neves, que rematou com um: "Queremos ter uma posição dominante no Porto, e a concorrência que se cuide".

Antonoaldo Neves reconhece pontualidade como “problema gravíssimo” da TAP

20-06-2018 (17h48)

"Temos um problema gravíssimo de pontualidade na ponte aérea e na TAP em geral", reconheceu hoje o CEO da companhia, Antonoaldo Neves, na sessão de balanço da operação da companhia aérea no Porto admitiu, que assegurou tratar-se de um "desafio" a superar nos próximos tempos.

Exportações portuguesas de transporte aéreo de passageiros voltam a crescer acima de 20% em Abril

20-06-2018 (16h28)

As empresas portuguesas de transporte aéreo de passageiros, as maiores das quais a TAP, a Azores Airlines, a euroAtlantic e a Hi Fly, aumentaram em Abril as vendas ao estrangeiro em 23,2%, alcançando assim um aumento médio em 15,3% no quadrimestre.