Neeleman compra 30% da Aigle Azur e alarga parceria com chineses da HNA também accionistas da Azul e da TAP

16-11-2017 (15h20)

O accionista industrial da TAP, David Neeleman, comprou 30% da companhia francesa Aigle Azul, que é assim mais uma companhia em que é ‘sócio’ do grupo chinês HNA, além da Azul e da TAP, e que é o maior accionista da primeira companhia aérea europeia privada, com 48% do capital.

A entrada de David Neeleman para o capital da segunda maior companhia francesa foi confirmada pelo grupo fundador da empresa, o Weaving Group, anteriormente denominado GoFast, cujo presidente, Meziane Idjerouidene, considerou em comunicado que dessa forma a Aigle Azur, que voa para Portugal, abre “uma nova etapa da sua longa e rica história”, constituída em 1946, o que faz dela a mais antiga companhia aérea europeia privada.

A imprensa francesa realça a esse propósito que David Neeleman fundou em 1980 a Morris Air, companhia charter que vendeu à Southwest, maior low cost do mundo, e depois criou sucessivamente as low cost canadiana WestJet, a norte-americana JetBlue e a brasileira Azul, da qual se mantém presidente, e, mais recentemente tornou-se o accionista industrial da TAP, com a aquisição de 45% do capital da companhia portuguesa pelo consórcio Atlantic Gateway.

Analistas da aviação contactados pelo PressTUR consideraram que a entrada de Neeleman para o capital da Aigle Azur é tanto um passo no sentido do reforço da parceira com o grupo chinês da Hainan, como antecipa uma possível expansão da actividade da Azul para a Europa, com voos do Brasil para Paris Charles de Gaulle, que poderiam proporcionar conexões para a China com a Hainan Airlines, além de África, concorrendo com Lisboa, para onde a Azul já voa e para onde pode proporcionar conexões para Pequim via voos da Beijing Capital, outra das companhias do HNA, e para África com a TAP.

 

Clique para mais notícias: David Neeleman

Clique para mais notícias: Aigle Azur

Clique para mais notícias: Azul

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pilotos da KLM ameaçam com greve por reivindicações salariais

14-08-2018 (18h28)

Os pilotos da companhia de aviação holandesa KLM, que faz parte do mesmo grupo que a francesa Air France e a low cost Transavia, ameaçaram hoje fazer greve caso não tenham resposta até sexta-feira para as suas reivindicações salariais, segundo o jornal holandês “De Telegraaf”.

Governo dos Açores considera “prematuro” falar da proposta de compra da Azores Airlines

14-08-2018 (18h21)

A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores afirmou ontem ser “absolutamente prematuro” pronunciar-se sobre o processo de alienação de 49% do capital da Azores Airlines, uma vez que a proposta apresentada se encontra em análise.

SATA tem nova Administração a partir de segunda-feira

10-08-2018 (16h10)

A nova Administração da companhia de aviação açoriana SATA, presidida por António Luís Gusmão Teixeira, toma posse na segunda-feira, informou hoje o Governo Regional dos Açores.

Ryanair prevê transportar 400 mil passageiros hoje apesar da greve de pilotos na Europa

10-08-2018 (12h07)

A low cost Ryanair, segunda maior companhia de aviação em Portugal, garantiu que vai transportar hoje mais de 400 mil passageiros em mais de dois mil voos, apesar de enfrentar uma greve dos pilotos na Irlanda, Suécia, Alemanha e Bélgica.