Ligações internacionais contam menos em Julho nas companhias aéreas brasileiras

27-08-2012 (16h13)

O Brasil teve em Julho apenas duas companhias aéreas a operar voos internacionais, a TAM e a GOL, e que em conjunto reduziram a capacidade em 1,3%, ainda assim menos do que a queda da procura, que baixou 2,3%, levando a uma queda da taxa de ocupação média dos voos em 0,8 pontos, segundo os dados publicados hoje pela ANAC.

Tanto a redução da oferta quanto a queda do tráfego foram da parte da TAM, que domina por grande margem o segmento de voos internacionais da aviação comercial brasileira e que em Julho reduziu a capacidade em 3,2% e teve uma queda do tráfego de 3,3%.

Dado o peso da TAM nos voos internacionais, essas quebras foram suficientes para levar a uma queda global do segmento internacional, ainda que a GOL tenha aumentado a capacidade em 24,8% e tenha registado um crescimento do tráfego em 20%.

Os dados da ANAC mostram que apesar desses incrementos por parte da GOL, sem operações internacionais da Avianca e da Webjet e com a redução da TAM, a capacidade que a aviação comercial brasileira destinou aos voos internacionais encolheu de 22,2% da capacidade total em Julho de 2011 para 21,6% este ano, e a proporção em tráfego transportado baixou de 24,4% para 22,6%.

Estes dados mostram que o mercado brasileiro pendeu em Julho para as férias dentro do País, o que também é corroborado pelos dados mais recentes do Banco Central do Brasil e da Infraero, empresa gestora dos aeroportos brasileiros ( Brasileiros cortam mais os gastos no estrangeiro em mês de férias escolares e Tráfego internacional de e para Brasil recua 1,3% em Julho)

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sindicatos de pilotos da Ryanair pedem mudança da gestão da companhia

19-09-2018 (18h19)

Os pilotos da Ryanair perderam “toda a confiança na actual liderança e gestão” da companhia, afirma uma declaração dos seus sindicatos, na qual apelam para os accionistas substituírem a liderança da empresa na assembleia geral anual que se vai realizar na quinta-feira, porque consideram que o actual modelo de emprego e gestão fracassou.

Comissárias europeias questionam Ryanair sobre diferendo com tripulantes de cabina

19-09-2018 (16h54)

“O nosso mercado interno é organizado, não é uma selva”, realçou hoje a comissária europeia responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, ao comentar a posição da Ryanair no diferendo com as tripulações de cabina, depois de realçar que “implementar uma lei em vigor não é matéria negocial”, há simplesmente que cumprir a lei.

Governo da Madeira vai adiantar subsídio à compra de voos de/para o continente por estudantes da região

19-09-2018 (16h24)

O Governo Regional da Madeira anunciou hoje que os estudantes universitários da região poderão comprar de facto voos de/para o continente pelos 65 euros previstos no subsídio de mobilidade, porque pagará o remanescente até um tecto de 400 euros.

easyJet atinge novo recorde de passageiros transportados num dia

19-09-2018 (08h58)

A low cost easyJet, terceira maior companhia de aviação em Portugal, anunciou que atingiu um novo recorde de passageiros transportados num só dia, com 330 mil em 1.941 voos a 14 de Setembro.

Travagem de Lisboa ‘arrasta’ aeroportos portugueses para crescimento ‘insípido’

18-09-2018 (17h30)

O crescimento de passageiros nos aeroportos portugueses, que era sistematicamente dos mais fortes na Europa, foi inferior em Julho à média europeia, de acordo com os dados publicados pelo Airports Council International (ACI) Europa, que mostram uma forte correlação com o abrandamento do Aeroporto de Lisboa.