IAG anuncia acordo para compra da Air Europa e reforço do hub de Madrid

04-11-2019 (15h48)

Willie Walsh (Foto: IAG)
Willie Walsh (Foto: IAG)

A IAG International Airlines Group, que já tem a mais histórica companhia espanhola, a Iberia, e a maior companhia do país, a low cost Vueling, anunciou hoje ter um acordo para a compra da sua maior concorrente em Espanha, a Air Europa, num negócio que prevêem esteja concluído no segundo semestre de 2020.

Analistas comentaram que é a reacção do IAG à perda da sua parceria com o grupo LATAM e que a Air Europa era a companhia que estava com uma estratégia de rede que melhor servia esse propósito e melhor desenvolvida no Brasil.

Um comunicado divulgado pelo indica que a aquisição da totalidade do capital da Air Europa ascenderá a mil milhões de euros, bem como que, para a eventualidade de decisão desfavorável do regulados, o IAG pagou à Europa 40 milhões de euros a título de “break fee”, na eventualidade da transacção não obter as autorizações necessárias de  qualquer um dos intervenientes decidir abandonar.

O enfoque da comunicação do IAG é que esta aquisição da Air Europa “transforma o hub de Madrid [o que mais ‘sombra’ faz a Lisboa] num verdadeiro rival dos quatro grandes hubs europeus: Amesterdão, Frankfurt, Londres Heathrow e Paris Charles de Gaulle”.

A Air Europa foi a 4ª maior companhia de aviação em número de passageiros nos aeroportos espanhóis, com 17,33 milhões, mas em conjunto com Vueling (39,36 milhões) e Iberia (19,27 milhões), tornam-se o maior grupo, até por que ainda inclui a Iberia Express (9,52 milhões) e muito do tráfego da Air Nostrum (8,4 milhões), que opera como franchisada da Iberia.

 

Clique para mais notícias: IAG

Clique para mais notícias: Air Europa

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Aeroporto de Lisboa atenua queda do tráfego aéreo de/para Portugal este Janeiro

27-02-2020 (15h32)

Os aeroportos portugueses começaram este ano com um ligeiro decréscimo do número de voos, mas não por culpa de Lisboa estar esgotado, pelo contrário, até foi o aeroporto da capital que atenuou a quebra de 3,3% para 0,2%, por ter registado o maior aumento do mês.

Aeroporto de Lisboa teve pela primeira vez mais de dois milhões de passageiros num mês de Janeiro

27-02-2020 (15h02)

O Aeroporto de Lisboa, que mais uma vez tem uma eventual expansão envolta em polémica, ultrapassou este ano pela primeira vez a marca dos dois milhões de passageiros num primeiro mês do ano, e foi não só o aeroporto português que mais cresceu em Janeiro, como teve um aumento maior que todos os outros aeroportos portugueses juntos.

Aeroporto do Porto também alcançou Top5 crescimento em 2019

26-02-2020 (15h00)

O Aeroporto do Porto teve em 2019 o 5º mais forte aumento de passageiros entre os aeroportos europeus que têm anualmente entre dez milhões e 25 milhões de passageiros.

Aeroporto de Lisboa foi o 11º da Europa em aumento de passageiros em 2019

26-02-2020 (14h30)

O Aeroporto de Lisboa, “esgotado” há pelo menos dois anos, segundo a concessionária e o Governo, foi, ainda assim, o aeroporto europeu que teve o 11º maior aumento de passageiros no ano de 2019, com mais 2,16 milhões que em 2018 e mais 4,5 milhões que em 2017, segundo dados do Airports Council International, Europa.

LAM retoma ligações Maputo – Lisboa a 2 de Junho

26-02-2020 (14h24)

A companhia de aviação estatal moçambicana Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) anunciou que vai retomar as ligações Lisboa – Maputo no dia 2 de Junho, em vez de a 31 de Março, como previsto inicialmente.

Noticias mais lidas