Heathrow soma +3,8% de passageiros em Janeiro e destaca aumentos da China, Brasil e México

11-02-2014 (14h06)

O aeroporto de Londres - Heathrow, o maior da Europa, somou 5,383 milhões de passageiros em Janeiro, mais 3,8% que no mês homólogo do ano passado, tendo o número de passageiros com origem nos mercados do Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) aumentado em conjunto 5%.

Os dados de tráfego da Heathrow Airport Holdings, subsidiária da espanhola Ferrovial anteriormente designada por BAA, indicam aumentos do número de passageiros com origem na China em 26% e no Brasil em 6,8%, sem especificar valores absolutos.
A informação também destaca o crescimento dos países MINT, designadamente México, Indonésia, Nigéria e Turquia, que em conjunto registaram um aumento de 5,8%, impulsionado principalmente pelo México, que teve mais 26,8% de passageiros que em Janeiro de 2013.
A capacidade disponível por avião registou um aumento de 1,4% e a taxa de ocupação global subiu 0,6%, para 70,6%, enquanto o número de passageiros por avião aumentou 2,2%, para 144,5.
O CEO Colin Matthews, citado na informação, sublinha que os dados de tráfego em Janeiro mostram “um arranque forte do ano e um aumento da procura por rotas de longo curso para destinos de mercados emergentes, como Chengdu e Cidade do México”.
No ano passado, o aeroporto de Heathrow atingiu um novo recorde do número de passageiros, com 72,3 milhões, mais 3,4% ou mais 2,3 milhões que em 2012, para o que contaram aumentos de 5,7% nos voos da América Latina e em 5,3% nas ligações com a Ásia e Pacífico ( Londres-Heathrow bate recorde em 2013 ‘puxado’ por voos Ásia-Pacífico e América Latina).  
Londres-Heathrow registou assim o 5º maior aumento da Europa em número de passageiros no ano passado, ficando atrás dos aumentos dos dois aeroportos de Istambul, designadamente de Istambul-Ataturk (+13,6% ou mais 6,1 milhões de passageiros, para 51,1 milhões) e de Sabiha Gocken (+27% ou mais quatro milhões, para 18,8 milhões), e dos dois aeroportos de Moscovo, nomeadamente Sheremetyevo (+11,7% ou mais 3,07 milhões, para 29,25 milhões) e Domodedovo (+9,2% ou mais 2,6 milhões, para 30,76 milhões).
Para este ano, a ACI-Europa, associação dos aeroportos europeus, prevê um aumento do movimento de passageiros na Europa em 3,2% e assinala que a sua previsão parte do pressuposto que Turquia e Rússia vão manter “o crescimento dinâmico” de que deram prova no ano passado ( Aeroportos europeus prevêem +3,2% passageiros com Turquia e Rússia a serem as locomotivas).  

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Governo ‘queixa-se’ das “muitas vantagens” da ANA nas negociações sobre o Montijo

16-11-2018 (18h15)

O secretário de Estado das Infra-estruturas, Guilherme d'Oliveira Martins, lamentou-se hoje das "muitas vantagens" atribuídas pelo anterior Governo à ANA e que classificou como "instrumentos fortes" que têm atrasado as negociações sobre o aeroporto complementar do Montijo.

Algarve precisa de voos de longo curso para compensar quebra do Reino Unido – Chitra Stern, Martinhal Hotels

16-11-2018 (18h01)

Chitra Stern, proprietária e fundadora da Martinhal Hotels & Resorts, defendeu hoje no Congresso da AHP a diversificação de mercados de origem para compensar a quebra do mercado britânico no Algarve, designadamente através da criação de rotas de longo curso de/para Faro.

Lisboa teve até Setembro o 7º maior aumento de passageiros dos aeroportos europeus

16-11-2018 (17h26)

O Aeroporto de Lisboa, sobre o qual praticamente só se comenta que está esgotado, ao ponto de alguns dirigentes do turismo argumentarem ser essa a causa da queda de dormidas na hotelaria da capital, alcançou, no entanto, o 7º maior aumento de passageiros entre os 237 maiores aeroportos da Europa, nos primeiros nove meses deste ano, de acordo com os dados publicados pelo Airports Council International (ACI).

Lisboa voltou a alcançar o Top5 de crescimento dos maiores aeroportos europeus em Setembro, ACI

16-11-2018 (14h36)

O Aeroporto Humberto Delgado, alegadamente ‘esgotado', teve, ainda assim, o 4º mais forte crescimento de passageiros dos grandes aeroportos europeus no mês de Setembro, indica o ranking publicado pelo Airports Council Internacional (ACI).

CTP duvida que aeroporto do Montijo esteja pronto em 2023 – Francisco Calheiros

16-11-2018 (10h19)

"Há muito que a CTP diz que tem dúvidas da abertura do Montijo em 2022", mas "neste momento temos dúvidas para 2023", disse hoje o presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros.