Greve de pilotos da SAS cancela 673 voos e afecta 72.000 passageiros

26-04-2019 (12h14)

Foto: SAS
Foto: SAS

A companhia de aviação escandinava SAS informou ter cancelado hoje 673 voos, afectando 72 mil passageiros, devido a uma greve de pilotos na Dinamarca, Suécia e Noruega.

A paralisação não inclui os voos operados pela sua filial irlandesa e por companhias aéreas associadas, que representam cerca de 30% do total, adiantou a operadora aérea.

Em causa está a negociação de um novo acordo colectivo de trabalho, a decorrer desde Março, em que não foi possível chegar a acordo sobre salários, horários de trabalho e recurso a pilotos externos.

O sindicato de pilotos da SAS (SPG), que representa 95% do total da empresa, tinha ameaçado convocar uma greve a partir da meia-noite caso não se alcançasse um acordo.

As negociações, que se realizaram de forma paralela nos três países com apoio de mediadores externos, prolongaram-se até de madrugada, mas acabaram com o seu rompimento.

O sindicato sueco foi o primeiro a anunciar a greve e logo se seguiram os seus congéneres norueguês e dinamarquês.

“A SAS quer continuar as negociações e alcançar um acordo para terminar a greve o mais rápido possível”, afirmou a companhia aérea em comunicado.

A operadora escandinava tinha oferecido aos passageiros com reservas de viagens para hoje a possibilidade de trocar as datas de forma gratuita perante a eventualidade de uma paralisação.

A SAS transportou um número recorde de mais de 30 milhões de passageiros no seu último ano fiscal (entre Novembro de 2017 e Outubro de 2018), no qual teve um resultado líquido de 1.598 milhões de coroas suecas (155 milhões de euros, à taxa de câmbio actual), em alta de 38%.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: SAS

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Novo A321 Long Range da TAP está pronto para chegar a Telavive e Nova Iorque

24-05-2019 (17h43)

A TAP anunciou que o seu novo avião A321 Long Range, que já está a voar para destinos europeus, também já está registado para operar as rotas da companhia para Telavive, em Israel, e Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Azores Airlines vai manter voos directos entre a ilha Terceira e Toronto no Inverno

23-05-2019 (16h54)

Os voos directos entre a ilha Terceira e Toronto (Canadá), operados pela companhia aérea açoriana Azores Airlines, do grupo SATA, vão estender-se ao Inverno 2019/2020, anunciou hoje o Governo Regional dos Açores.

Delta acredita estar “no bom caminho e com sucesso” em Portugal, director regional de Vendas

23-05-2019 (15h28)

“Não olhamos para o desempenho da concorrência. Estamos no bom caminho e com sucesso”, disse o director regional de Vendas para o Sul da Europa da Delta Airlines, Frederic Schenk, a propósito da concorrência com a TAP nas ligações entre Portugal e a América do Norte.

Senado brasileiro aprova medida que retira limite ao investimento estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras

23-05-2019 (09h07)

O Senado brasileiro aprovou na quarta-feira uma medida provisória que autoriza o investimento de até 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas instaladas no país, noticiou a imprensa local.

TAP cresce menos que o mercado Espanha - Portugal e em Madrid até tem quebra

22-05-2019 (16h54)

A TAP, que no primeiro quadrimestre de 2018 foi a companhia de aviação de 42,2% dos passageiros que voaram entre Espanha e Portugal nesse período, este ano baixou para 37,5%, reflectindo a cessação de três rotas e uma quebra de 1,7% no Aeroporto de Madrid.

Noticias mais lidas