Greve de pilotos da SAS cancela 673 voos e afecta 72.000 passageiros

26-04-2019 (12h14)

Foto: SAS
Foto: SAS

A companhia de aviação escandinava SAS informou ter cancelado hoje 673 voos, afectando 72 mil passageiros, devido a uma greve de pilotos na Dinamarca, Suécia e Noruega.

A paralisação não inclui os voos operados pela sua filial irlandesa e por companhias aéreas associadas, que representam cerca de 30% do total, adiantou a operadora aérea.

Em causa está a negociação de um novo acordo colectivo de trabalho, a decorrer desde Março, em que não foi possível chegar a acordo sobre salários, horários de trabalho e recurso a pilotos externos.

O sindicato de pilotos da SAS (SPG), que representa 95% do total da empresa, tinha ameaçado convocar uma greve a partir da meia-noite caso não se alcançasse um acordo.

As negociações, que se realizaram de forma paralela nos três países com apoio de mediadores externos, prolongaram-se até de madrugada, mas acabaram com o seu rompimento.

O sindicato sueco foi o primeiro a anunciar a greve e logo se seguiram os seus congéneres norueguês e dinamarquês.

“A SAS quer continuar as negociações e alcançar um acordo para terminar a greve o mais rápido possível”, afirmou a companhia aérea em comunicado.

A operadora escandinava tinha oferecido aos passageiros com reservas de viagens para hoje a possibilidade de trocar as datas de forma gratuita perante a eventualidade de uma paralisação.

A SAS transportou um número recorde de mais de 30 milhões de passageiros no seu último ano fiscal (entre Novembro de 2017 e Outubro de 2018), no qual teve um resultado líquido de 1.598 milhões de coroas suecas (155 milhões de euros, à taxa de câmbio actual), em alta de 38%.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: SAS

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Air Europa amplia ligações entre Espanha e o nordeste brasileiro com voos para Fortaleza

23-08-2019 (15h38)

A Air Europa, única companhia espanhola com voos directos entre Espanha e o nordeste brasileiro, disputando esse mercado com a TAP, marcou para Dezembro a introdução do seu terceiro destino nessa região do Brasil, Fortaleza, depois de Salvador e Recife, que lhe valeram 80 mil passageiros nos primeiros sete meses deste ano, com um aumento homólogo em 8,3%.

Air Europa vai voar Madrid – Fortaleza a partir de 20 de Dezembro

23-08-2019 (13h58)

A Air Europa, companhia do grupo Globalia, de que fazem parte o operador turístico Travelplan e os hotéis Be Live, vai voar Madrid – Fortaleza a partir de 20 de Dezembro, inicialmente com dois voos por semana e, a partir de Junho, com três voos por semana.

Programa nacional de segurança da aviação civil prevê auditorias aos aeroportos

23-08-2019 (13h43)

O Governo aprovou ontem em Conselho de Ministros o diploma que define as responsabilidades dos intervenientes no sector da aviação na implementação das normas da aviação civil e que prevê a realização de auditorias aos aeroportos.

Pista do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro encerra um mês para obras

23-08-2019 (13h39)

A pista principal do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro vai estar encerrada durante um mês para obras. Cerca de 200 voos diários serão transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Rio Galeão).

Aeroporto de Lisboa vai ter uma nova área de chegadas com mais cinco postos de controlo

21-08-2019 (16h30)

O aeroporto de Lisboa vai ter a partir de final de Setembro/início de Outubro mais cinco postos de controlo do Serviço de Estangeiros e Fronteiras (SEF) numa nova área de chegadas, disse Isabel Oneto, secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna.

Noticias mais lidas