Germania Airlines anuncia falência e cancelamento de todos os voos

05-02-2019 (15h42)

Foto: Germania
Foto: Germania

A companhia de aviação leisure alemã Germania Airlines declarou-se hoje em falência e anunciou a cessação de todos os seus voos, com prejuízo para algumas regiões turísticas portuguesas, designadamente para o Algarve e Madeira.

Com sede em Berlim e uma frota de 37 aviões, há um tempo que a Germania era alvo de prognósticos negativos quanto às suas hipóteses de se manter viável, nomeadamente, depois que no início deste mês reconheceu que, para continuar a voar, precisava com urgência de uma ‘injecção’ de capital de 20 milhões de euros.

“Infelizmente fomos incapazes de conseguir financiamento para cobrir uma necessidade de liquidez de curto prazo”, diz um comunicado do CEO da companhia, Karsten Balke, publicado no site da empresa.

A transportadora aérea explicou que os problemas de liquidez surgiram “principalmente devido a eventos imprevisíveis, como aumentos maciços nos preços dos combustíveis no Verão passado e o simultâneo enfraquecimento do euro em relação ao dólar, atrasos consideráveis na entrada de aeronaves na frota”.

Quanto aos passageiros afectados pela suspensão das operações de voo, a Germania Airlines assumiu que os que reservaram os voos na como parte de um pacote de férias podem entrar em contacto com o operador turístico para conseguirem transporte alternativo e que os passageiros que reservaram directamente com a companhia “infelizmente não têm direito” a ser ressarcidos ou ter voo alternativo.

A Germania foi criada em 1986, voava para 60 destinos do Mediterrâneo, Norte de África e Médio Oriente, tendo uma média de quatro milhões de passageiros por ano.

De acordo coma imprensa especializada, as subsidiárias Swiss Germania Flug AG e Bulgarian Eagle não serão afectadas pela decisão anunciada hoje.

Porém, ocorre ‘em cima’ da falência do grupo Air Berlin, de que o mercado ainda não recuperou totalmente.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Germania

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

DECO recebeu mais de quatro mil queixas relativas a transporte aéreo em 2018

19-04-2019 (18h19)

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recebeu mais de quatro mil reclamações relacionadas com transportes aéreos em 2018 e, no primeiro trimestre deste ano, elevam-se a 674.

Air Europa aumenta capacidade da rota de São Paulo Guarulhos com voos em B787-9

18-04-2019 (13h29)

A rota Madrid - São Paulo Guarulhos é uma das seis rotas que a Air Europa indicou passará a ter os seus voos em Boeing B787-9, substituindo o B787-8 de menor capacidade.

Aeroporto de Hong Kong contrata Travelport promoção da conectividade multi-modal

18-04-2019 (11h37)

A multinacional tecnológica para o turismo e transportes Travelport anunciou ter assinado um acordo para promover os serviços de conectividade multi-modal do Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKIA) junto de viajantes da Ásia, Europa e América do Norte.

Jet Airways suspende todos os voos

18-04-2019 (09h47)

A Jet Airways, que já foi a maior companhia de aviação privada da Índia, com uma frota de 123 aviões e 23 mil trabalhadores, suspendeu todos os voos, por não ter como pagar o combustível e outros serviços.

Voo da Lufthansa Lisboa - Munique desviado hoje para Sevilha para abastecer (Actualiza)

17-04-2019 (19h01)

O voo LH1793 da Lufthansa que saiu hoje de manhã de Lisboa para Munique foi desviado para Sevilha para abastecer.