Falha técnica pode atrasar voos hoje no espaço aéreo europeu

03-04-2018 (17h02)

Uma falha técnica pode provocar atrasos em metade dos cerca de 30 mil voos previstos para hoje no espaço aéreo europeu, anunciou a Eurocontrol, organização europeia para a segurança da navegação aérea.

"Hoje estavam previstos 29.500 voos na rede europeia. Cerca de metade destes voos podem registar atrasos devido a uma avaria no sistema", indicou em comunicado a organização, que já tinha assinalado uma falha no sistema de gestão.

"O problema com o sistema (de gestão) ETFMS foi identificado e estão a ser tomadas medidas para permitir o regresso à normalidade", disse a Eurocontrol, esperando que a situação esteja resolvida à noite.

"Mas os planos de voo entregues antes das 10:26 TMG (11:26 em Lisboa) estão perdidos e foi pedido aos operadores aéreos para apresentarem de novo os planos de todos os aparelhos que ainda não tenham descolado", acrescentou.

A Eurocontrol não deu detalhes sobre o problema técnico que esteve na origem destas perturbações.

Alguns aeroportos europeus começaram durante a tarde a assinalar as perturbações esperadas.

O aeroporto de Amesterdão-Schipol pediu aos passageiros para consultarem as informações sobre os voos no seu 'site', dando conta de possíveis consequências nas partidas e o aeroporto de Helsínquia informou que havia atrasos.

Em Bruxelas, foi indicado, através da rede social Twitter, que o movimento foi limitado a 10 partidas por hora e que está a ser analisado o evoluir da situação.

(PressTUR com Lusa)

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP: A330-900neo vão reforçar ligação Lisboa-São Paulo

25-03-2019 (18h03)

O mais recente Airbus A330-900neo da TAP, o quinto da companhia portuguesa, já voou para São Paulo à saída de Lisboa, uma ligação que vai ser reforçada com este modelo.

Programa de Interline da APG Portugal já conta com a Hong Kong Express Airways

25-03-2019 (17h30)

A Hong Kong Express Airways, companhia low cost com base no Aeroporto Internacional de Hong Kong, passou a fazer parte do programa de emissão de bilhetes interline da APG Portugal, que actualmente conta com 82 companhias.

Voos para Lisboa representam “um marco na nossa expansão europeia”, CEO da Qatar Airways

25-03-2019 (14h44)

“Esta nova ligação representa um marco na nossa expansão europeia”, afirmou o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, citado num comunicado sobre os novos voos entre Doha e Lisboa que a companhia aérea fará a partir de 24 de Junho.

Primeira Conferência Ministerial sobre Transporte Aéreo e Turismo em África decorre na Ilha do Sal

25-03-2019 (12h45)

A Ilha do Sal, do Arquipélago de Cabo Verde, vai receber a I Conferência Ministerial sobre o Transporte Aéreo e o Turismo em África entre 27 e 29 de Março, que vai contar com a presença de ministros do turismo e transporte aéreo de 54 países africanos.

Hangar da Hi Fly em Beja deverá começar a funcionar no 4º trimestre de 2020

25-03-2019 (12h03)

A Mesa, do grupo Hi Fly, já começou a construir o hangar para manutenção de aviões no aeroporto de Beja, que prevê ter a funcionar no 4º trimestre de 2020, revelou hoje Paulo Mirpuri, presidente do grupo.