Falha técnica pode atrasar voos hoje no espaço aéreo europeu

03-04-2018 (17h02)

Uma falha técnica pode provocar atrasos em metade dos cerca de 30 mil voos previstos para hoje no espaço aéreo europeu, anunciou a Eurocontrol, organização europeia para a segurança da navegação aérea.

"Hoje estavam previstos 29.500 voos na rede europeia. Cerca de metade destes voos podem registar atrasos devido a uma avaria no sistema", indicou em comunicado a organização, que já tinha assinalado uma falha no sistema de gestão.

"O problema com o sistema (de gestão) ETFMS foi identificado e estão a ser tomadas medidas para permitir o regresso à normalidade", disse a Eurocontrol, esperando que a situação esteja resolvida à noite.

"Mas os planos de voo entregues antes das 10:26 TMG (11:26 em Lisboa) estão perdidos e foi pedido aos operadores aéreos para apresentarem de novo os planos de todos os aparelhos que ainda não tenham descolado", acrescentou.

A Eurocontrol não deu detalhes sobre o problema técnico que esteve na origem destas perturbações.

Alguns aeroportos europeus começaram durante a tarde a assinalar as perturbações esperadas.

O aeroporto de Amesterdão-Schipol pediu aos passageiros para consultarem as informações sobre os voos no seu 'site', dando conta de possíveis consequências nas partidas e o aeroporto de Helsínquia informou que havia atrasos.

Em Bruxelas, foi indicado, através da rede social Twitter, que o movimento foi limitado a 10 partidas por hora e que está a ser analisado o evoluir da situação.

(PressTUR com Lusa)

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pilotos da KLM ameaçam com greve por reivindicações salariais

14-08-2018 (18h28)

Os pilotos da companhia de aviação holandesa KLM, que faz parte do mesmo grupo que a francesa Air France e a low cost Transavia, ameaçaram hoje fazer greve caso não tenham resposta até sexta-feira para as suas reivindicações salariais, segundo o jornal holandês “De Telegraaf”.

Governo dos Açores considera “prematuro” falar da proposta de compra da Azores Airlines

14-08-2018 (18h21)

A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores afirmou ontem ser “absolutamente prematuro” pronunciar-se sobre o processo de alienação de 49% do capital da Azores Airlines, uma vez que a proposta apresentada se encontra em análise.

SATA tem nova Administração a partir de segunda-feira

10-08-2018 (16h10)

A nova Administração da companhia de aviação açoriana SATA, presidida por António Luís Gusmão Teixeira, toma posse na segunda-feira, informou hoje o Governo Regional dos Açores.

Ryanair prevê transportar 400 mil passageiros hoje apesar da greve de pilotos na Europa

10-08-2018 (12h07)

A low cost Ryanair, segunda maior companhia de aviação em Portugal, garantiu que vai transportar hoje mais de 400 mil passageiros em mais de dois mil voos, apesar de enfrentar uma greve dos pilotos na Irlanda, Suécia, Alemanha e Bélgica.