Empresários dos Açores preocupados com fim dos voos de/para Frankfurt e Nova Iorque

23-09-2019 (21h07)

Foto: Visit Azores
Foto: Visit Azores

Os empresários dos Açores declararam “muito preocupante” a decisão de cancelamento do voo da SATA para Frankfurt e o eventual cancelamento da rota da Delta Airlines de Nova Iorque para Ponta Delgada.

A posição foi assumida pela Comissão Especializada do Turismo (CET) da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada na sequência de uma análise do sector em que considerou que o desaparecimento da rota de Frankfurt “terá um forte impacto negativo nas dormidas, uma vez que a Alemanha é o maior mercado emissor estrangeiro”, perspectivando-se que as quedas que se têm vindo a registar “poderão ser ainda mais acentuadas”.

Para aquela comissão, um eventual cancelamento da rota da Delta “é muito preocupante não só pelo seu impacto concreto no número de turistas que esta operação movimenta (mais de 60 mil dormidas), mas também pela imagem de mercado de insucesso a que os Açores poderão ser associados no exterior”.

Em Julho, segundo dados do INE, o alojamento turístico dos Açores teve um aumento do número de hóspedes residentes no estrangeiro em 0,9% ou 0,5 mil, para 61,3 mil, com os Estados Unidos a serem o primeiro emissor, com 11,2 mil (+7,1% ou mais 0,7 mil que há um ano), e a Alemanha o segundo maior, com 10,8 mil (-4,8% ou menos 0,5 mil)

O comunicado da Comissão Especializada do Turismo (CET) da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada defende que Frankfurt e Nova Iorque são “duas rotas [que] devem merecer especial atenção e intervenção das entidades competentes, uma vez que a Alemanha e os Estados Unidos representaram, entre Janeiro e Julho de 2019, só para os estabelecimentos hoteleiros, 41,3% de todos os turistas estrangeiros que visitaram os Açores.

Nesse período, segundo dados do INE, 19% dos hóspedes da hotelaria açoriana eram turistas residentes nos Estados Unidos, que foram 39,2 mil, com aumento em 13,5% ou 4,7 mil, e os residentes na Alemanha baixaram 6,9% ou 2,8 mil, para 38,5%, representando 18,7% do total.

Apesar de considerar que os últimos dados estatísticos do turismo de Janeiro a Julho são “globalmente positivos”, com um aumento em 2,7% u 5,5 mil, para 206,1 mil, segundo o INE, a CET diz que a “falta de investimento em infra-estruturas de apoio ao turismo continua a ser, infelizmente, e particularmente em São Miguel, uma realidade que urge resolver e que está a penalizar os residentes e a degradar o valor do destino percebido pelos turistas”.

A Comissão comentou ainda que a formação dos recursos humanos “carece de uma aposta mais forte, mais ampla e mais diversificada na sua concretização”, visando atender às necessidades efectivas do sector, designadamente nas áreas do alojamento e da restauração.

Os empresários dos Açores manifestaram também “preocupação com a situação de incerteza” relativa à evolução do subsídio de mobilidade, os “custos que o modelo tem vindo a acarretar” e as posições públicas que “têm vindo a ser manifestadas por diversos membros do Governo da República".

No capítulo da sazonalidade, verifica-se a “persistência do fenómeno”, o que “requer estratégias e medidas públicas activas que contribuam para a sua atenuação”.

 

Clique para mais notícias: Açores

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Deslocação da base aérea de Sintra para Beja avança na Primavera para libertar espaço aéreo

21-11-2019 (18h55)

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, anunciou que a deslocação da base aérea nº1 de Sintra para Beja vai avançar na Primavera, para “libertar muitos constrangimentos na gestão do espaço aéreo na proximidade do aeroporto de Lisboa”.

Governo reforça programa de captação de rotas aéreas com 10 milhões

21-11-2019 (13h16)

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, escolheu a abertura hoje do 31º Congresso da AHP para anunciar o reforço do programa VIP.pt de captação de rotas aéreas em dez milhões de euros.

Aeroporto de Lisboa encerra pista à noite de Janeiro a Junho

19-11-2019 (18h32)

O Aeroporto de Lisboa terá uma das suas pistas encerradas durante a noite entre Janeiro e Junho para uma intervenção “com vista à melhoria da eficiência da operação”, anunciou hoje a ANA Aeroportos.

Eurowings vai voar entre Colónia e Porto Santo a partir de Maio

19-11-2019 (16h19)

A companhia de aviação Eurowings, do grupo Lufthansa, abriu reservas para uma nova rota que vai inaugurar este Verão, entre Colónia, na Alemanha, e Porto Santo.

Air Europa programa voos para Marrocos de Málaga e Palma de Maiorca

19-11-2019 (16h11)

A companhia de aviação espanhola Air Europa, alvo de um proposta de compra do IAG da British Airways e Iberia, tem programado voar este Verão de Málaga e Palma de Maiorca para Casablanca, Marraquexe e Nador, em Marrocos.

Noticias mais lidas