DOT dá luz verde à cooperação transatlântica entre a American Airlines, BA e Iberia

21-07-2010 (11h32)

O Departamento Norte-Americano de Transportes (DOT) deu luz verde à cooperação de negócio nos voos no Atlântico Norte entre a American Airlines, British Airways e Iberia.

A União Europeia já tinha dado a aprovação no passado dia 14 de Julho ( Bruxelas aprova fusão BA – Iberia e cooperação BA, Iberia e American Airlines (act.)).

O DOT concedeu imunidade antimonopólio às três companhias aéreas que prevêem lançar o seu acordo de cooperação na rotas do Atlântico Norte no Outono o que lhes irá permitir explorarem voos que unem a União Europeia com os Estados Unidos, Canadá e México, dizem as nota da Iberia e da American Airlines.

Para os passageiros a Iberia diz que será "mais cómodo voar" já que vão poder combinar as redes das três companhias, obter tarifas mais competitivas e de mais oportunidades para acumular pontos nos programas de passageiro frequente.

A mesma informação acrescenta ainda que ao trabalharem de forma conjunta as companhias aumentam as opções de escolha aos seus clientes porque poderão manter rotas que não seriam economicamente viáveis se fossem operadas por apenas uma transportadora.

A aprovação do DOT obriga no entanto a que as companhias aéreas cedam quatro pares de slots no aeroporto de Heathrow para permitir uma maior concorrência.

A Finnair e a Royal Jordanian, também membros da aliança Oneworld a que pertencem a British Airways, American Airlines e Iberia, também receberam imunidade anti-monopólio do DOT.

A American Airlines está ainda a tentar obter uma aprovação para um acordo semelhante com a Japan Airlines para as rotas no Pacífico.

As alianças SkyTeam que integra entre outras a Air-France-KLM e Delta, e a Star Alliance que integra a United, Continental, Lufthansa, All Nippon Airlines e TAP entre outros, já têm a aprovação para a imunidade anti-monopólio em diversas rotas.

 

Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Grupo Air France KLM anuncia 44 novas rotas este Inverno IATA 2017/2018

18-10-2018 (18h11)

O grupo Air France KLM, nº 1 da aviação europeia em tráfego medido em RPK (passageiros x quilómetros voados), anunciou hoje que este Inverno IATA, que vai de dia 28 de Outubro a 30 de Março, terá 44 novas rotas e uma frota mais moderna e com cabinas novas.

Governo ainda está em negociações relativamente ao aeroporto do Montijo – Pedro Marques

18-10-2018 (17h43)

O Governo ainda está em negociações relativamente ao novo aeroporto do Montijo e não sabe quando será assinado o acordo com a ANA -Aeroportos de Portugal, disse ontem o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Compras de passagens aéreas ao estrangeiro caem 10,5% em Agosto

18-10-2018 (17h06)

As compras de passagens aéreas a companhias estrangeiras, contabilizadas pelo Banco de Portugal como importações, caíram 10,5% em Agosto, o que ‘acomodou’ um abrandamento das vendas ao estrangeiro (exportações) para 3,3%.

Ryanair garante continuidade dos voos Lisboa – Porto no próximo Verão

17-10-2018 (17h02)

A Ryanair vai continuar a voar entre Lisboa e Porto no próximo Verão, assegurou a companhia em resposta ao PressTUR, questionada sobre a continuidade da linha tendo em conta que no seu website estão indisponíveis reservas a partir de 31 de Março.

Travelport renova acordo de distribuição com a Jet Airways

17-10-2018 (14h17)

A Travelport e a Jet Airways renovaram o seu acordo de distribuição, que permite às agências de viagens conectadas à tecnológica aceder à oferta da companhia de aviação indiana.