DOT dá luz verde à cooperação transatlântica entre a American Airlines, BA e Iberia

21-07-2010 (11h32)

O Departamento Norte-Americano de Transportes (DOT) deu luz verde à cooperação de negócio nos voos no Atlântico Norte entre a American Airlines, British Airways e Iberia.

A União Europeia já tinha dado a aprovação no passado dia 14 de Julho ( Bruxelas aprova fusão BA – Iberia e cooperação BA, Iberia e American Airlines (act.)).

O DOT concedeu imunidade antimonopólio às três companhias aéreas que prevêem lançar o seu acordo de cooperação na rotas do Atlântico Norte no Outono o que lhes irá permitir explorarem voos que unem a União Europeia com os Estados Unidos, Canadá e México, dizem as nota da Iberia e da American Airlines.

Para os passageiros a Iberia diz que será "mais cómodo voar" já que vão poder combinar as redes das três companhias, obter tarifas mais competitivas e de mais oportunidades para acumular pontos nos programas de passageiro frequente.

A mesma informação acrescenta ainda que ao trabalharem de forma conjunta as companhias aumentam as opções de escolha aos seus clientes porque poderão manter rotas que não seriam economicamente viáveis se fossem operadas por apenas uma transportadora.

A aprovação do DOT obriga no entanto a que as companhias aéreas cedam quatro pares de slots no aeroporto de Heathrow para permitir uma maior concorrência.

A Finnair e a Royal Jordanian, também membros da aliança Oneworld a que pertencem a British Airways, American Airlines e Iberia, também receberam imunidade anti-monopólio do DOT.

A American Airlines está ainda a tentar obter uma aprovação para um acordo semelhante com a Japan Airlines para as rotas no Pacífico.

As alianças SkyTeam que integra entre outras a Air-France-KLM e Delta, e a Star Alliance que integra a United, Continental, Lufthansa, All Nippon Airlines e TAP entre outros, já têm a aprovação para a imunidade anti-monopólio em diversas rotas.

 

Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Grupo Lufthansa transportou até Novembro mais passageiros que em todo o ano de 2017

11-12-2018 (16h46)

As companhias do grupo Lufthansa transportaram 132,4 milhões de passageiros nos primeiros onze meses deste ano, já tendo ultrapassado assim o total do ano de 2017, porque ultrapassou em muito o total do ano passado na Eurowings, incluindo Brussels.

APG Portugal acrescenta Adria Airways e Jeju Air ao seu programa de interline

11-12-2018 (16h28)

As companhias de aviação Adria Airways, da Eslovénia, e Jeju Air, da Coreia do Sul, passaram a integrar o programa de emissão de bilhetes interline da APG Portugal.

LATAM cresce 5,1% em Novembro mas não evita queda da taxa de ocupação

11-12-2018 (16h17)

O grupo LATAM, formado pela integração da brasileira TAM na chilena LAN, teve um crescimento médio do tráfego de passageiros de 5,1% em Novembro, o qual não evitou uma queda da taxa média de ocupação em 1,1 pontos, para 83,2%, pela queda nas rotas internacionais em 2,3 pontos, para 82,9%.

TAP vai passar a fazer a "manutenção total" dos A320neo nas suas oficinas

11-12-2018 (16h14)

A TAP assinou um protocolo com a CFM, fornecedora dos motores dos aviões A320neo, que permitirá realizar nas suas oficinas a "manutenção total" destas aeronaves.

TAP vai voar com o A330neo na rota de Miami a partir de Março

11-12-2018 (15h42)

A TAP, que começa a voar no Sábado com o seu novo A330-900neo para São Paulo, e que já tem previsto utilizar a aeronave noutras quatro rotas para o Brasil, também vai colocar o seu mais recente avião de longo curso nos voos Lisboa – Miami, a partir de Março.