DOT dá luz verde à cooperação transatlântica entre a American Airlines, BA e Iberia

21-07-2010 (11h32)

O Departamento Norte-Americano de Transportes (DOT) deu luz verde à cooperação de negócio nos voos no Atlântico Norte entre a American Airlines, British Airways e Iberia.

A União Europeia já tinha dado a aprovação no passado dia 14 de Julho ( Bruxelas aprova fusão BA – Iberia e cooperação BA, Iberia e American Airlines (act.)).

O DOT concedeu imunidade antimonopólio às três companhias aéreas que prevêem lançar o seu acordo de cooperação na rotas do Atlântico Norte no Outono o que lhes irá permitir explorarem voos que unem a União Europeia com os Estados Unidos, Canadá e México, dizem as nota da Iberia e da American Airlines.

Para os passageiros a Iberia diz que será "mais cómodo voar" já que vão poder combinar as redes das três companhias, obter tarifas mais competitivas e de mais oportunidades para acumular pontos nos programas de passageiro frequente.

A mesma informação acrescenta ainda que ao trabalharem de forma conjunta as companhias aumentam as opções de escolha aos seus clientes porque poderão manter rotas que não seriam economicamente viáveis se fossem operadas por apenas uma transportadora.

A aprovação do DOT obriga no entanto a que as companhias aéreas cedam quatro pares de slots no aeroporto de Heathrow para permitir uma maior concorrência.

A Finnair e a Royal Jordanian, também membros da aliança Oneworld a que pertencem a British Airways, American Airlines e Iberia, também receberam imunidade anti-monopólio do DOT.

A American Airlines está ainda a tentar obter uma aprovação para um acordo semelhante com a Japan Airlines para as rotas no Pacífico.

As alianças SkyTeam que integra entre outras a Air-France-KLM e Delta, e a Star Alliance que integra a United, Continental, Lufthansa, All Nippon Airlines e TAP entre outros, já têm a aprovação para a imunidade anti-monopólio em diversas rotas.

 

Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Vueling vai ter voos Tenerife - Lisboa

15-02-2019 (16h56)

A Vueling, low cost do IAG, grupo de que fazem parte também a British Airways, a Iberia, a Aer Lingus e a Level, vai ter voos entre Tenerife e Lisboa a partir de Abril.

TAP transporta menos passageiros este Janeiro nas suas rotas espanholas

15-02-2019 (15h47)

A TAP, que em meados do ano passado retirou A Coruña, Astúrias e Vigo da sua rede de destinos em Espanha, começou 2019 com uma quebra de passageiros nas ligações com o país vizinho em 3,4% ou cerca de 4,7 mil, de acordo com dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, recolhidos pela AENA.

Passageiros em voos entre Espanha e Portugal aumentam 10,8% em Janeiro

15-02-2019 (15h33)

Os aeroportos espanhóis somaram este Janeiro 357,6 mil passageiros de voos de/para Portugal, +10,8% ou mais 34,9 mil que no primeiro mês de 2018, de acordo com dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, recolhidos pelo PressTUR.

Aeroportos espanhóis começam 2019 com aumento de um milhão de passageiros

15-02-2019 (15h08)

Os 49 aeroportos espanhóis somaram 16,58 milhões de passageiros no primeiro mês deste ano, com um aumento em 7% ou 1,08 milhões em relação a Janeiro de 2018, cerca de metade do qual em Madrid Barajas e em Barcelona El Prat, de acordo com a AENA, gestora dos aeroportos espanhóis.

Lucro da Finnair baixa 11% para 150,7 milhões de euros em 2018

15-02-2019 (14h37)

A Finnair, que voa de Helsínquia para Lisboa e tem programado voar também para o Porto, obteve um lucro líquido de 150,7 milhões de euros em 2018, menos 11% do que no ano anterior, apesar de um aumento da facturação.