Crescimento dos aeroportos portugueses abranda para 4,2% no 3º trimestre

12-10-2018 (14h10)

A Vinci Airports, que ganhou a privatização da ANA Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos portugueses, informou hoje que no terceiro trimestre os dez aeroportos que gere em Portugal tiveram um aumento de passageiros em 4,2%, depois de +6,9% no segundo trimestre, 12% no primeiro e 16,5% no ano de 2017.

A empresa, porém, realça é que os aeroportos portugueses sob sua gestão “registaram a melhor temporada de verão de sempre”, atingindo um total de 17,3 milhões de passageiros nesse período.

A informação acrescenta que no conjunto dos primeiros nove meses do ano os aeroportos portugueses somam 42,9 milhões de passageiros, com um crescimento em 7,0%.

“Com a popularidade do país como destino de Verão para turistas europeus (principalmente espanhóis, franceses e alemães) [embora os dados do INE revelem que os maiores emissores continuam a ser o Reino Unido e a Alemanha], as companhias aéreas de baixo custo tiveram uma muito boa temporada”, diz o comunicado da Vinci, que acrescenta que “a companhia aérea nacional TAP também apresentou um bom desempenho”.

A informação não especifica a evolução por aeroportos, dizendo apenas que “o Aeroporto de Lisboa movimentou mais 2 milhões de passageiros (+ 10,3%) desde o início do ano, em comparação com o mesmo período de 2017”.

Ao todo, incluindo os 44 aeroportos que gere no Japão (Kansai Airports), França, Chile (Nuevo Pudahuel), Cambodja (Cambodia Airports),República Dominicana (Aerodom), Brasil (Salvador da Bahia), Costa Rica, Reino Unido, Suécia e Estados Unidos, a empresa somou 51,28 milhões de passageiros no terceiro trimestre, com um aumento médio em 2,8%, ‘puxado para cima por Portugal e Franca (+8,5%, para 5,78 milhões) e penalizado pelo Japão (-7%,para 11,57 milhões), “afectado por eventos climáticos excepcionais).

De acordo com os dados publicados pela empresa, os seus aeroportos com aumentos passageiros mais fortes no terceiro trimestre foram os do Cambodja, com +16,4%, somando 2,44 milhões, Reino Unido, com +12,2%, totalizando 1,95 milhões, e Estados Unidos, com +8,8%, para 2,37 milhões.

 

Para ler mais clique:

Aeroportos portugueses somaram 5,92 milhões de passageiros em Agosto

Aeroportos de Faro e do Funchal tiveram quebra de passageiros até no mês de Agosto

 

Clique para mais notícias: Aeroportos portugueses

Clique para mais notícias: Vinci

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Travelport renova acordo de distribuição com a Jet Airways

17-10-2018 (14h17)

A Travelport e a Jet Airways renovaram o seu acordo de distribuição, que permite às agências de viagens conectadas à tecnológica aceder à oferta da companhia de aviação indiana.

Aeroportos portugueses já estão a crescer menos que a média europeia

16-10-2018 (18h07)

Os aeroportos portugueses, que sistematicamente figuravam como líderes de crescimento na Europa, actualmente crescem menos que a média europeia, porque o abrandamento do crescimento de Lisboa não tem beneficiado os outros aeroportos, que estão piores que o da capital, à excepção do Porto.

Emirates reduz voos para Lisboa em Abril e Maio de 2019

15-10-2018 (11h53)

A Emirates, companhia de aviação do Dubai actualmente com dois voos por dia para Lisbia, vai reduzir a operação a partir de 16 de Abril devido a obras de manutenção da pista do seu hub, no Dubai International Airport.

TAP antecipa e cancela voos da Madeira no sábado devido à passagem de furacão Leslie

12-10-2018 (17h21)

A companhia de aviação portuguesa TAP antecipou três voos previstos para Sábado de manhã da Madeira e cancelou a operação no arquipélago naquele dia até às 18:00 devido ao mau tempo esperado pela passagem do furacão Leslie.

Zagreb desde 155 euros é a proposta da Croatia Airlines

12-10-2018 (16h44)

A Croatia Airlines, representada em Portugal pela APG, está a promover a ligação Lisboa-Zagreb, que estendeu até 14 de Janeiro, com preços a partir de 155 euros por pessoa.