Binter já voa rota Madeira - Porto Santo e admite mais ligações

05-06-2018 (14h26)

Foto: Binter
Foto: Binter

A companhia de aviação espanhola Binter inaugurou hoje, em regime de concessão, a rota Madeira - Porto Santo - Madeira, de que será a operadora nos próximos três anos.

O director comercial da Binter, Miguel Angel Suarez, mostrou-se hoje satisfeito com a nova rota, anunciando que o objectivo é aproveitar ao máximo o posicionamento do avião na Madeira para outras ligações.

“Estamos centrados nesta rota, mas pensamos aproveitar este avião para poder dar serviços adicionais e contribuir para uma maior abertura da Madeira ao exterior, não estando ainda, contudo, definida qualquer outra ligação concreta. Mas admitimos ser possível com o continente, Espanha, Canárias ou África”.

Na conferência de imprensa que assinalou a inauguração da ligação, no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, em Santa Cruz, esteve também o secretário de Estado das Infra-estruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, que realçou os esforços do Governo da República e do Governo Regional em assegurar, em tempo, a continuidade da ligação, já que a concessão anterior terminou na segunda-feira.

A Binter passa a voar nessa rota com uma aeronave ATR 72, com capacidade para transportar 72 passageiros (a anterior era de 19 passageiros), bagagens, carga e correio.

As tarifas (‘one way’ e sem taxas) cobradas para residentes e estudantes são de 19,50 euros e 14,50 euros, respectivamente. Para não residentes, os valores são 39 euros (sem possibilidade de mudança ou reembolso), 64 euros (sem restrições), 46 (promocional) e 55 euros (económica).

Em 29 de Maio, o Governo da República decidiu adjudicar à empresa Binter Canarias S.A. a prestação de serviços aéreos regulares, em regime de concessão, na ligação aérea Porto Santo - Funchal - Porto Santo, anunciou então o Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas (MPI).

“A referida empresa foi autorizada a aceitar a marcação de reservas […] para voos a partir de 5 de Junho, dia seguinte à cessação do contrato em vigor, garantindo-se, dessa forma, a continuidade de um serviço da máxima importância para os habitantes da Região Autónoma da Madeira”, dizia, então, o MPI, em comunicado.

O Governo da República salientou ainda que “a selecção da empresa foi realizada no quadro de um concurso público internacional lançado em Outubro de 2017” e que “o contrato de concessão vigorará por um período de três anos”.

O concurso teve outros dois concorrentes – a LFAS - Lease Fly Aviation Services S.A., e a Aero Vip - Companhia de Transporte e Serviços Aéreos SA (Sevenair).

A concessão, de acordo com o Diário da República de 3 de Março de 2017, tem o valor de cerca de 5,6 milhões de euros.

A portuguesa Sevenair, que detinha anteriormente a concessão das ligações entre o Porto Santo e o Funchal, anunciou que contestaria o resultado do concurso público internacional, realçando que ao longo dos últimos três anos o serviço público de transporte aéreo entre o Porto Santo e Funchal “tem sido prestado cumprindo escrupulosamente o caderno de encargos que esteve na sua origem”.

A Binter começou por ser uma companhia aérea regional espanhola, a operar desde 1989, primeiro ligando as Canárias e mais tarde aquele arquipélago a destinos internacionais.

A transportadora tem ligações entre as Canárias e Funchal e Lisboa e, em 2016, começou a operar em Cabo Verde, através da Binter Cabo Verde, que assegura em exclusividade, desde Agosto de 2017, os voos internos no arquipélago.

Nos 30 anos de operação, a Binter já transportou 60 milhões de passageiros, realizou mais de um milhão de voos.

Actualmente tem 1.300 funcionários e mantém ligações com 12 destinos internacionais.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Está pronto para a era do NDC? – por Ian Heywood

21-09-2018 (16h36)

Com a New Distribution Capability (NDC) da IATA ainda a ser essencialmente um conjunto de interrogações, mas já a ‘abalar’ o mundo da comercialização de viagens, o PressTUR publica as reflexões de Ian Heywood, Global Head of Product & Marketing, Air Commerce da Travelport.

Turkish Airlines já ultrapassou os 50 milhões de passageiros este ano

21-09-2018 (15h06)

A Turkish Airlines, única companhia de aviação com voos regulares entre Portugal e a Turquia, e que em Portugal também vende conexões além Istambul, nomeadamente para o Extremo Oriente, informou que no fim de Agosto já somava mais de 50 milhões de passageiros transportados este ano, com um aumento médio em 13,1%.

Grupo LATAM reconhecido como líder nas Américas na área da sustentabilidade

21-09-2018 (14h54)

O LATAM Airlines Group foi nomeado na categoria "World" do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) pelo quinto ano consecutivo.

Presidente de Angola decreta transformação da TAAG em sociedade anónima

21-09-2018 (14h15)

O Presidente de Angola aprovou num decreto a transformação da companhia aérea angolana TAAG em sociedade anónima, primeiro passo para a provável privatização da empresa, cujo Conselho de Administração foi exonerado.

easyJet põe à venda voos até 23 de Junho de 2019

21-09-2018 (12h51)

A easyJet anunciou que já tem disponíveis as reservas para os seus voos até 23 de Junho de 2019, com um total de 26 milhões de lugares em mais de 151 mil voos.