ANA anuncia já ter entregue proposta para expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa

13-11-2017 (17h28)

“Já entregámos uma proposta para o aumento da capacidade aeroportuária de Lisboa, através do Aeroporto Humberto Delgado e de um novo aeroporto no Montijo”, revelou hoje Carlos Lacerda, presidente da Comissão Executiva da ANA, a subsidiária da Vinci que é a gestora dos aeroportos portugueses.

Carlos Lacerda, citado num comunicado da ANA, afirma que “os próximos passos envolvem um trabalho de aprofundamento e detalhe das várias dimensões da proposta”.

Trata-se do “primeiro passo do que sabemos que será um trabalho conjunto entre todas as entidades envolvidas”, acentuou o executivo.

A empresa avança ter planos para, a partir do próximo Verão IATA, duplicar os “canais de embarque de todas as portas Schengen do Terminal 1 que ainda não possuem esta facilidade”.

Os planos para o próximo Verão também incluem a “criação de duas novas portas de embarque Não Schengen”, a “instalação em curso de linhas automáticas no controlo de segurança, que permitirão aumentar significativamente o processamento de passageiros e a qualidade do serviço prestado” e “a renovação da zona de check-in”.

Os projectos incluem ainda a criação de um novo aeroporto no Montijo, como salientou Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e presidente da VINCI Airports, citado num comunicado.

“Um novo aeroporto no Montijo é a melhor solução para o país, para Lisboa, bem como para a região metropolitana de Lisboa, principalmente para o Sul desta área, e é a melhor solução para os passageiros e para as companhias aéreas”, frisou Nicolas Notebaert.

O executivo sublinhou que “é a solução que permite uma resposta atempada e minimização da perda de passageiros face à expectativa de crescimento de tráfego aéreo, além de permitir estar concluído mais cedo, por prever uma infra-estrutura existe que pode ser usada”, sendo “também a solução menos exigente na necessidade de desenvolvimento adicional de acessibilidades”.

A capacidade aeroportuária de Lisboa é um problema no topo da agenda de vários sectores, designadamente da hotelaria, como afirmou o presidente da AHP, Raul Martins, que em entrevista ao PressTUR publicada este Sábado alertou que “não está a ser respeitado” o calendário da solução aeroportuária para Lisboa (clique para ler: Calendário da solução aeroportuária para Lisboa “não está a ser respeitado”).

Os operadores turísticos portugueses também têm vindo a declarar as suas preocupações com a inexistência de uma alternativa para a estagnação da capacidade do aeroporto da capital portuguesa, como alertaram os directores dos operadores Solférias e Soltrópico, na convenção da rede de agências de viagens independentes GEA (clique para ler: “Vamos ter que lidar com um aeroporto de Lisboa saturado”).

No sector da aviação, também têm aumentado de número as posições declaradas sobre a solução para a capacidade aeroportuária da região de Lisboa, incluindo responsáveis das duas maiores companhias, a TAP e a Ryanair, designadamente David Neeleman, accionista da TAP, e Michael O’Leary, CEO da Ryanair (clique para ler: David Neeleman recusa pagar mais em Lisboa para haver um aeroporto para a Ryanair no Montijo / Portugal vai perder tráfego e turismo para Espanha por culpa das taxas aeroportuárias – afirma Michael O’Leary).

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP: A330-900neo vão reforçar ligação Lisboa-São Paulo

25-03-2019 (18h03)

O mais recente Airbus A330-900neo da TAP, o quinto da companhia portuguesa, já voou para São Paulo à saída de Lisboa, uma ligação que vai ser reforçada com este modelo.

Programa de Interline da APG Portugal já conta com a Hong Kong Express Airways

25-03-2019 (17h30)

A Hong Kong Express Airways, companhia low cost com base no Aeroporto Internacional de Hong Kong, passou a fazer parte do programa de emissão de bilhetes interline da APG Portugal, que actualmente conta com 82 companhias.

Voos para Lisboa representam “um marco na nossa expansão europeia”, CEO da Qatar Airways

25-03-2019 (14h44)

“Esta nova ligação representa um marco na nossa expansão europeia”, afirmou o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, citado num comunicado sobre os novos voos entre Doha e Lisboa que a companhia aérea fará a partir de 24 de Junho.

Primeira Conferência Ministerial sobre Transporte Aéreo e Turismo em África decorre na Ilha do Sal

25-03-2019 (12h45)

A Ilha do Sal, do Arquipélago de Cabo Verde, vai receber a I Conferência Ministerial sobre o Transporte Aéreo e o Turismo em África entre 27 e 29 de Março, que vai contar com a presença de ministros do turismo e transporte aéreo de 54 países africanos.

Hangar da Hi Fly em Beja deverá começar a funcionar no 4º trimestre de 2020

25-03-2019 (12h03)

A Mesa, do grupo Hi Fly, já começou a construir o hangar para manutenção de aviões no aeroporto de Beja, que prevê ter a funcionar no 4º trimestre de 2020, revelou hoje Paulo Mirpuri, presidente do grupo.