Airbus realiza primeiro voo de teste da versão Ultra Long Range do A350XWB

24-04-2018 (16h04)

Foto: Airbus
Foto: Airbus

Pode voar mais de 20 horas sem paragens

A Airbus, fabricante europeu de aviões, realizou o primeiro voo de teste da versão Ultra Long Range do A350XWB, que “terá capacidade para voar mais longe do que qualquer outro avião comercial”.

Com um peso máximo à descolagem de 280 toneladas, o A350XWB Ultra Long Range tem capacidade para voar mais de 20 horas sem paragens.

A companhia aérea de lançamento da variante mais recente da família A350XWB será a Singapore Airlines, já a partir do segundo semestre deste ano.

O avião, equipado com motores Rolls-Royce Trent XWB, fez um programa de testes de voo para certificar as mudanças face ao padrão A350-900 que irão estender a sua capacidade de alcance a 9.700 milhas náuticas, cerca de 18 mil quilómetros.

Entre as principais mudanças, a Airbus destaca o novo sistema de armazenamento de combustível, que tem capacidade para 24 mil litros sem necessidade de adicionar mais tanques.

A companhia aérea que vai estrear o aparelho, a Singapore Airlines, encomendou sete A350-900 Ultra Long Range, que irá colocar em rotas directas entre a Singapura e os Estados Unidos, incluindo a rota comercial mais longa, entre Singapura e Nova Iorque.

A Singapore Airlines é um dos maiores clientes da família A350 XWB, com uma encomenda total de 67 A350-900, incluindo os sete Ultra Long Range. A transportadora já recebeu 21 A350-900.

Em comunicado, a Airbus destaca ainda que o A350 XWB, através do design, fuselagem, asas e dos novos motores Rolls-Royce, tem melhores níveis de eficiência operacional, que se traduzem numa “redução de 25% no consumo de combustível e nas emissões”, e em “custos de manutenção significativamente menores”.

A aeronave está equipada com cabines Airspace by Airbus “que oferecem um bem-estar absoluto a bordo com a mais silenciosa cabine de dois corredores e novos sistemas de ar”.

No final de Março, a Airbus contabilizava 854 encomendas firmes de aviões A350 XWB feitas por 45 clientes.

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Airbus

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pilotos da KLM ameaçam com greve por reivindicações salariais

14-08-2018 (18h28)

Os pilotos da companhia de aviação holandesa KLM, que faz parte do mesmo grupo que a francesa Air France e a low cost Transavia, ameaçaram hoje fazer greve caso não tenham resposta até sexta-feira para as suas reivindicações salariais, segundo o jornal holandês “De Telegraaf”.

Governo dos Açores considera “prematuro” falar da proposta de compra da Azores Airlines

14-08-2018 (18h21)

A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores afirmou ontem ser “absolutamente prematuro” pronunciar-se sobre o processo de alienação de 49% do capital da Azores Airlines, uma vez que a proposta apresentada se encontra em análise.

SATA tem nova Administração a partir de segunda-feira

10-08-2018 (16h10)

A nova Administração da companhia de aviação açoriana SATA, presidida por António Luís Gusmão Teixeira, toma posse na segunda-feira, informou hoje o Governo Regional dos Açores.

Ryanair prevê transportar 400 mil passageiros hoje apesar da greve de pilotos na Europa

10-08-2018 (12h07)

A low cost Ryanair, segunda maior companhia de aviação em Portugal, garantiu que vai transportar hoje mais de 400 mil passageiros em mais de dois mil voos, apesar de enfrentar uma greve dos pilotos na Irlanda, Suécia, Alemanha e Bélgica.