Air France cancela 30% dos voos programados para terça-feira devido à greve

16-04-2018 (17h06)

Foto Air France
Foto Air France

A companhia aérea francesa Air France anunciou hoje que vai cancelar 30% dos voos programados para esta terça-feira devido à greve de pilotos, de pessoal de cabine e de terra.

A transportadora avançou em comunicado que prevê garantir 55% dos voos de longo curso e 65% dos voos europeus com saída ou chegada no aeroporto de Charles de Gaulle em Paris e 80% dos voos domésticos.

Em relação a Portugal, fonte da companhia aérea disse à Lusa que "até ao momento há um voo cancelado amanhã [terça-feira], 17 de Abril, na rota Lisboa-Paris Charles de Gaulle (voo AF1025, 11:05-13:35) e um no dia seguinte [quarta-feira, dia 18, o AF1125, 05:40-09:10], mas estão a ser encontradas e apresentadas a todos os passageiros soluções alternativas".

A companhia não afasta cancelamentos pontuais e possíveis atrasos de última hora.

Segundo as estimativas, 29,6% dos pilotos fará greve, juntamente com 20,4% do pessoal de cabine e 12,4% dos trabalhadores de terra.

A mobilização dos sindicatos do pessoal começou em Fevereiro impulsionada por um pedido de um aumento salarial de 6% para compensar a perda de poder de compra devido à inflação nos últimos anos.

Numa tentativa para acabar com o conflito laboral - que segundo os cálculos da Air France já custou à empresa cerca de 170 milhões de euros - a companhia anunciou na última terça-feira a abertura de negociações plurianual sobre os salários.

A maioria dos sindicatos aceitou a proposta da direcção para negociar, ainda que tenham mantido os previstos para este mês, que inclui além da greve da próxima terça-feira, as convocadas para 23 e 24 de Abril.

(PressTUR com Lusa)

 

Clique para mais notícias: Air France

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Travelplan avisa para aplicação de suplemento fuel da Air Europa em voos de longo curso

23-05-2018 (17h29)

O operador Travelplan, do grupo Globalia, divulgou hoje uma informação às agências de viagens em que avisa que a Air Europa, companhia aérea do grupo, “irá proceder a um suplemento de combustível em determinadas rotas”.

Portugal é o mercado onde a Delta está a fazer o aumento mais forte da sua oferta

23-05-2018 (13h29)

A Delta Air Lines tem este Verão 7.432 lugares por semana em voos entre Portugal e Estado Unidos, o que representa um aumento de capacidade de 216% face ao ano passado, afirmaram hoje em Lisboa os executivos da transportadora Corneel Koster e Frederic Schenk.

Delta está “empolgada” com o potencial dos Açores

23-05-2018 (13h23)

“Lançámos Ponta Delgada porque estamos muito empolgados com o que os Açores têm para oferecer”, afirmou hoje em Lisboa Corneel Koster, vice-presidente sénior da Delta Air Lines para Europa, Médio Oriente, África e Índia.

Aeroporto de Lisboa está “muito saturado”, mas “recebemos os slots que precisávamos” – Delta Air Lines

23-05-2018 (13h20)

O Aeroporto de Lisboa está "muito saturado", como "vários aeroportos" para onde a Delta Air Lines tem voos, mas ainda assim a companhia aérea obteve os slots de que precisava para crescer, afirmou hoje em Lisboa Corneel Koster, vice-presidente sénior da Delta Air Lines para Europa, Médio Oriente, África e Índia.

Grupo LATAM passa a ter PSS numa única plataforma da Sabre

22-05-2018 (17h29)

A Sabre anunciou que concluiu a migração da companhia de aviação LATAM Brasil (antiga TAM] para o seu PSS (passenger services system) SabreSonic, ‘concorrente’ do Altéa do Amadeus utilizado pelas companhias da Star Alliance como a TAP.