Aigle Azur declara-se insolvente e recorre à protecção de credores

02-09-2019 (17h00)

Foto: Aigle Azur
Foto: Aigle Azur

Depois dos “golpes e contra-golpes” da semana passada, a Aigle Azur, de tida em 32% por David Neeleman, recorreu hoje à protecção de credores, garantindo que isso não afectará os seus passageiros.

De acordo com a imprensa francesa, a protecção de credores é o último episódio da ‘guerra’ entre accionistas que se tornou pública quando Neeleman reagiu à ofensiva do acionista Gérard Houa, detentor de 19% do capital, que trocou de CEO, restituindo a liderança executiva a Frantz Yvelin, a par de um administrador judicial.

A imprensa relata que Gérard Houa “invadiu” as instalações da Aigle Azur para tomar o poder, no que foi contrariado por Neeleman, mas sem referir qual a posição do maior accionista da companhia, o grupo chinês HNA.

A imprensa acrescentou entretanto que na sequência de um comité de empresa reunido hoje de manhã foi anunciado que a Aigle Azur está em suspensão de pagamentos “na sequência de vários anos erráticos devidos a numerosas decisões estratégica inadaptadas e será colocada sob a protecção do tribunal de comércio”.

A Aigle Azur já foi um dos players no mercado das ligações entre Paris e Portugal, nomeadamente para Lisboa, Porto e Funchal.

Uma das propostas da direcção de Frantz Yvelin para manter a companhia a voar era a venda da operação para Portugal à low cost espanhola do IAG, a Vueling.

 

Para ler mais clique:

Aigle Azur quer vender operação para Portugal à low cost espanhola Vueling

David Neeleman trava nomeação de novo CEO para a Aigle Azur

 

Clique para mais notícias: Aigle Azur

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Etihad chega a mais dez destinos com a TAP via Lisboa e Porto

16-10-2019 (16h02)

A Etihad Airways, companhia de aviação do Abu Dhabi, anunciou que vai expandir o code-share com a TAP a mais dez rotas via Lisboa e Porto, a partir do início do fim deste mês, início do chamado Inverno IATA.

TAP anuncia nova classe EconomyXtra no médio curso

15-10-2019 (16h53)

A TAP anunciou hoje que os seus clientes passaram a ter nos voos de médio curso mais uma opção de viagem, a EconomyXtra, que proporciona “espaço extra para as pernas” e “refeições melhoradas face às actuais”, incluindo “refeições quentes nos horários de almoço/jantar, em algumas rotas, como Paris, Roma ou Frankfurt, entre outras”.

Movimento de passageiros no Aeroporto de Macau cresce 17% este Verão

15-10-2019 (14h30)

O Aeroporto Internacional de Macau contabilizou 2,51 milhões de passageiros no terceiro trimestre deste ano, que significam um aumento de 17% em relação ao Verão de 2018.

Aeroportos portugueses crescem no Verão ligeiramente menos que a média do grupo Vinci

14-10-2019 (15h31)

Os aeroportos portugueses geridos pela ANA cresceram no terceiro trimestre, que corresponde ao Verão, época mais forte da aviação no Hemisfério Norte, duas décimas abaixo do aumento médio de passageiros no conjunto dos aeroportos geridos pelo grupo Vinci, embora com Lisboa e Porto a terem crescimentos mais fortes.

TAP passa a ter voo diário para Natal em A321neo LR no primeiro trimestre do próximo ano

14-10-2019 (13h55)

A TAP tem previsto para o primeiro trimestre do próximo ano a introdução da versão de longo alcance do A321neo na rota Lisboa – Natal, com reforço da frequência de voos para diário.

Noticias mais lidas