Aeroporto de Lisboa ultrapassa 11 milhões de passageiros no fim de Maio

18-06-2018 (16h47)

Com aumento em 13,7% ou 1,3 milhões

O Aeroporto de Lisboa já tinha no fim de Maio mais de 11 milhões de passageiros, com um aumento em 13,7% ou 1,3 milhões relativamente aos primeiros cinco meses de 2017, de acordo com dados da ANA a que o PressTUR teve acesso.

Esses dados evidenciam que a afirmação que o Aeroporto de Lisboa está esgotado é questionável, mas principalmente evidenciam que é cada vez mais vincada a preferência das companhias aéreas por voarem de/para Lisboa.

Nos primeiros cinco meses, o Aeroporto de Lisboa concentrou 54,4% dos passageiros que voaram de/para Portugal nesse período, que compara com 52,5% há um ano.

O que esse ganho revela é que apesar de ser o único aeroporto português que governantes e gestores declaram “esgotado”, não só continua a crescer, como até cresce mais que os outros aeroportos portugueses (e inclusivamente que a grande maioria dos aeroportos europeus, para ler mais clique: “Esgotado” Aeroporto de Lisboa é o 8º que mais cresce na Europa no primeiro quadrimestre).

Os dados a que o PressTUR teve acesso mostram que até mesmo em média anual Lisboa é o aeroporto que mais cresce, com um aumento de passageiros em 15,5% nos 12 meses terminados em Maio, enquanto o aumento médio dos aeroportos da ANA é de 12,6%,

Os que mais se aproximam do crescimento relativo em Lisboa são Ponta Delgada, com +14,6%, Porto Santo, com +14,3%, Flores, com +13,4%, e o Porto, com +12,3%.

Mais nenhum tem aumento médio de passageiros nos últimos 12 meses a dois dígitos.

Faro é desse grupo o que tem o aumento mais forte, em 8%, seguido por Horta, com +6,3%, Funchal, com +2,5%, e Santa Maria, com +0,9%.

Beja tem uma quebra em 88,1%.

 

Para ler mais clique:

Apesar de ��esgotado’, Aeroporto de Lisboa concentra mais de 85% dos novos voos de/para Portugal

Aeroportos geridos pela ANA tiveram até Maio mais de 20 milhões de passageiros

Aeroporto de Lisboa manteve-se em Maio o aeroporto português que mais cresce

 

Clique para mais notícias: Aeroportos portugueses

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pilotos da KLM ameaçam com greve por reivindicações salariais

14-08-2018 (18h28)

Os pilotos da companhia de aviação holandesa KLM, que faz parte do mesmo grupo que a francesa Air France e a low cost Transavia, ameaçaram hoje fazer greve caso não tenham resposta até sexta-feira para as suas reivindicações salariais, segundo o jornal holandês “De Telegraaf”.

Governo dos Açores considera “prematuro” falar da proposta de compra da Azores Airlines

14-08-2018 (18h21)

A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores afirmou ontem ser “absolutamente prematuro” pronunciar-se sobre o processo de alienação de 49% do capital da Azores Airlines, uma vez que a proposta apresentada se encontra em análise.

SATA tem nova Administração a partir de segunda-feira

10-08-2018 (16h10)

A nova Administração da companhia de aviação açoriana SATA, presidida por António Luís Gusmão Teixeira, toma posse na segunda-feira, informou hoje o Governo Regional dos Açores.

Ryanair prevê transportar 400 mil passageiros hoje apesar da greve de pilotos na Europa

10-08-2018 (12h07)

A low cost Ryanair, segunda maior companhia de aviação em Portugal, garantiu que vai transportar hoje mais de 400 mil passageiros em mais de dois mil voos, apesar de enfrentar uma greve dos pilotos na Irlanda, Suécia, Alemanha e Bélgica.