Administração da TAP define nova ‘cadeia de comando’. Novidade é Manoel Torres na Equipa Executiva Sénior

21-03-2016 (11h01)

A TAP, SA, empresa que concentra o transporte aéreo de passageiros e carga, bem como a manutenção, tem uma nova “estrutura organizacional”, segundo anunciou na sexta-feira internamente o CEO, Fernando Pinto, que refere que se trata de uma decisão aprovada na passada terça-feira pelo Conselho de Administração.

Como já era público, no ‘topo da pirâmide’ está um Conselho de Administração que reúne mensalmente e cujos objectivos são “aprovar e orientar as principais decisões estratégicas e de investimento com a missão de proteger o valor e o interesse do accionista. “

Fazem parte do Conselho de Administração os dois novos accionistas, Humberto Pedrosa e David Neeleman, bem como os três membros do primeiro escalão da gestão executiva, a Comissão Executiva, composta por Fernando Pinto, CEO, Trey Urbahn, com “Receita”, e David Pedrosa, com “Finanças”, mas como especifica o documento a que o PressTUR teve acesso, as “Responsabilidades são apenas indicativas [pois as] Decisões são tomadas de forma colegial”.

Ainda assim, o desenho da estrutura mostra uma linha directa de responsabilização de Trey Urbahn pelas áreas de Vendas e Distribuição, Marketing e Comunicação, Rede e Gestão de Receita, bem como Alianças e Relações Externas e Planeamento de Frota.

‘Abaixo’ desse primeiro nível de responsabilidade executiva passa a estar um SET, de Senior Executive Team (Equipa Executiva Sénior) de dez membros de que uma das novidades relativamente ao que já era público é a inclusão de Manoel Torres, um dos quadros que veio do Brasil para a TAP como Fernando Pinto e que até à privatização era o administrador responsável designadamente pelo desenho da rede e o revenue management.

O SET, que reúne duas vezes por mês, além dos membros da Comissão Executiva e de Manoel Torres, inclui também os responsáveis directos pelas Vendas e Distribuição (Luiz Mór), Marketing e Comunicação (Abílio Martins), Rede e Gestão de Receita (Elton D’Souza), Operações (Jason Ward), Manutenção (Mário Faria) e Finanças (Teresa Lopes).

O papel do SET, de acordo com o documento a que o PressTUR teve acesso, é “afinar a estratégia e traduzi-la num plano de negócio com objectivos chave para as áreas; priorizar as principais iniciativas. Supervisionar as operações do dia-a-dia (Equipa de Liderança será convidada a participar conforme apropriado de acordo com o SET).

Além do SET, o novo modelo consagra um LT, do inglês para Leadership Team (Equipa de Liderança), a reunir também duas vezes por mês, “alternadamente em relação ao SET, e que tem como objectivos a “Implementação do negócio day-to-day e tomada de decisões tácticas; assegurar esforços coordenados. O foco das reuniões da Equipa de Liderança começarão a mudar mais para o alinhamento interno vis-à-vis a tomada de decisão”.

A LT inclui o SET, convidados do SET e os responsáveis pelas áreas de Tecnologias de Informação (Eduardo Rodrigues), Recursos Humanos (Victor Vale) e Portugália (Luiz Lapa).

Além desses dois níveis, o modelo consagra reuniões mensais da “Equipa de Gestão”, definida como “LT e Gestores, conforme apropriado”, para “Garantia de alinhamento e comunicação em cascata na organização, actuando como feedback para a gestão”.

 

Clique para mais notícias: TAP

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ryanair lança-se na venda de bilhetes para eventos desportivos

14-12-2018 (17h12)

A Ryanair anunciou que começou a comercializar bilhetes para eventos desportivos, designadamente para jogos de futebol das primeiras divisões espanhola e francesa.

Brasil autoriza estrangeiros a ter 100% do capital das companhias aéreas do país

14-12-2018 (16h59)

O Presidente do Brasil, Michel Temer, assinou uma medida provisória que abre espaço para que estrangeiros assumam 100% do controlo do capital das companhias aéreas do país.

Operador dinamarquês vai ter charters para Portugal com a Jet Time, após falência da Primera Air

14-12-2018 (15h49)

O operador turístico dinamarquês Bravo Tours contratou a companhia aérea Jet Time para fazer as suas operações charter no próximo Verão, incluindo voos para Portugal, que estavam previstas ser realizadas pela Primera Air, que declarou falência em Outubro.

TAP prevê poupar 30 milhões de euros na factura de combustível em 2019

14-12-2018 (12h56)

A TAP prevê conseguir em 2019 uma poupança de 30 milhões de euros nos custos de combustível, graças à renovação da frota com aviões mais eficientes, de acordo com o Chief Financial Officer (CFO) da companhia, Raffael Quintas.

Manutenção e engenharia da TAP no Brasil prevê lucro de 3 milhões de euros em 2019 – Antonoaldo Neves

14-12-2018 (12h35)

O negócio da manutenção e engenharia da TAP no Brasil, a ex-VEM (Varig Engenharia e Manutenção), atingiu o equilíbrio operacional em 2018 e deverá alcançar em 2019 um lucro operacional de três milhões de euros, disse Antonoaldo Neves, CEO da TAP.

Ultimas Noticias