Tecnologia é uma oportunidade para os agentes de viagens comunicarem mais - Vasco Pinheiro, Go4Travel

28-11-2018 (17h26)

Os agentes de viagens continuam a "ter uma capacidade de influenciar o cliente", e, para dar uso a essa vantagem, a presente transformação tecnológica é "uma oportunidade", porque permite comunicar mais e de novas formas com os clientes, afirmou Vasco Pinheiro, CEO da Go4Travel.

Vasco Pinheiro, que falava no 44º Congresso da APAVT, em Ponta Delgada, começou por analisar as formas de comunicação, dizendo que as pessoas por estarem sempre a olhar para os telemóveis, parecem comunicar menos que as gerações anteriores, mas, na sua opinião acontece o inverso, passam muito mais tempo a comunicar, embora de outras formas.

Os agentes de viagens podem agarrar esta oportunidade, uma vez que são “influenciadores de decisões”, frisou Vasco Pinheiro. “Temos clientes que se sentam a dizer que querem ir passar um fim-de-semana à Tunísia e acabam a ir para Cabo Verde. E isso acontece porque continuamos a ter capacidade de influenciar o cliente”.

A oportunidade está em utilizar as ferramentas disponíveis e, tendo acesso aos melhores preços, comunicar mais com os clientes. “É uma oportunidade”.

“As agências de viagens estão cá para ficar, têm é que ‘apanhar o comboio’ e com isso continuar a crescer”, afirmou Vasco Pinheiro.

Ao longo dos últimos dez anos, “a tecnologia tem permitido às agências de viagens continuarem a ser competitivas, quer através dos GDS quer através de outras ferramentas tecnológicas, que estão acessíveis independentemente da dimensão das agências, sejam elas os grandes grupos, as médias ou as mais pequenas”.

Actualmente, continuou o Vasco Pinheiro, “existem soluções que, de alguma forma, vieram democratizar o acesso à tecnologia e isso tem permitido às agências de viagens evoluir e continuar a ser competitivas num mundo em que temos cada vez mais dispersão de clientes por tudo quanto é lado”.

A oportunidade de mudança e de inovação, na sua perspectiva, “tem que ver com uma coisa que é crítica nas agências de viagens desde a sua existência, que é a forma como angariamos clientes, como mantemos a relação com os clientes e como damos suporte”.

Antigamente comunicava-se sobretudo presencialmente, mas agora é possível estar permanentemente em contacto. “Temos uma oportunidade única de comunicar de maneira diferente com o cliente, independentemente do tamanho da agência e do segmento de negócio”, concluiu Vasco Pinheiro.

 

Ver também:

Tecnologia tem que estar “ao serviço das pessoas e não o inverso” – Cláudio Santos, Amadeus
“Temos as soluções”, é preciso avançar – António Loureiro, Travelport
“Há pouco diálogo entre quem desenha o dia-a-dia das empresas e a tecnologia” - Pedro Seabra, Viatecla

 

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para mais notícias: Congresso da APAVT

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Líderes das associações europeias de agências de viagens reúnem-se em Ras Al Khaimah

10-12-2019 (16h57)

A reunião semestral da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), que a APAVT integra, está a decorrer em Ras Al Khaimah, com a presença de cerca de 45 líderes associativos.

TAAG junta operadores e parceiros para jantar de Natal em Lisboa

06-12-2019 (11h44)

A companhia de aviação angolana TAAG juntou operadores turísticos e outros parceiros esta quinta-feira em Lisboa, para um jantar de Natal que encerrou com uma actuação do novo embaixador da companhia, o cantor Matias Damásio.

Ultratur promove campanha de "chuva de prendas" pelo terceiro ano consecutivo

05-12-2019 (12h36)

A agência de viagens Ultratur, que disponibiliza serviço online de reservas e emissão de passagens aéreas e de Departamento de Incoming a outras agências, vai oferecer 40 prendas a 40 agências de viagens.

TAP recupera vendas nas agências corporates brasileiras via tarifa média

04-12-2019 (16h56)

A TAP teve um aumento em 18,7% da tarifa média dos bilhetes vendidos através das agências corporate brasileiras no terceiro trimestre, o que lhe permitiu ter um aumento em 6,6% da receita deste segmento de mercado ainda que com mais uma queda do número de bilhetes vendidos.

Roadshow da Lusanova visita 15 cidades no próximo ano

03-12-2019 (17h22)

O roadshow do operador turístico Lusanova, para apresentação de programas aos agentes de viagens, vai percorrer 15 cidades portuguesas entre 17 de Fevereiro e 26 de Março do próximo ano.

Noticias mais lidas