TAP já não aceita taxa de serviço das agências portuguesas na box XP

02-01-2019 (17h29)

Desde o dia 1 que a TAP deixou de aceitar que as agências de viagens cobrem pelo seu serviço aos clientes usando a box XP, que foi uma solução encontrada quando se deu em Portugal a ‘revolução’ da remuneração das agências de viagens, da companhia de aviação, via comissões, para os clientes.

Foi a introdução da então chamada Ticket Service Fee, que com o passar dos anos passou a ser designada pela box dos sistemas globais de reservas (GDS) que os agentes utilizavam para a cobrar aos clientes.

Fontes do mercado disseram ao PressTUR que desde o primeiro dia deste ano que a TAP, que é a companhia com mais ‘peso’ nas vendas de voos pelas agências de viagens via GDS, o chamado BSP, não aceita mais a utilização da taxa XP para cobrança do serviço de pesquisa e reserva pelas agências de viagens e anunciou ao mercado que cobrará à agência o montante que esta insira nessa ‘box’, o que significará que não receberão a taxa de serviço por essa via.

As mesmas fontes indicaram que desde finais de 2017 que a TAP declarou a intenção de acabar ‘imediatamente’ com o sistema que tinha ajudado a criar para evitar ‘uma guerra’ com o seu maior canal de distribuição ao deixar de lhes pagar comissões como sempre tinha acontecido até então.

O fim da utilização da ‘taxa XP’, porém, apenas se deu cerca de um ano depois, ou seja, em finais deste ano, de acordo com as mesmas fontes, em resultado de um processo de conversações promovido pela APAVT e protagonizado pelas maiores agências de viagens portuguesas em vendas de voos, via o chamado Capítulo Aéreo da Associação.

 

Clique para mais notícias: Agências&Operadores

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: TAP

Clique para mais notícias: APAVT

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

MSC Cruzeiros promove formação para agentes de viagens em 16 cidades portuguesas

25-06-2019 (16h04)

A MSC Cruzeiros já abriu as inscrições para o seu roadshow de formação e apresentação de novidades para agentes de viagens, que irá decorrer entre os dias 9 de Setembro e 29 de Outubro, em 16 cidades portuguesas.

Convenção da Go4Travel decorre em Fátima nos dias 9 e 10 de Novembro

25-06-2019 (15h48)

“Diga presente ao Futuro” é o tema do próximo Summit 4 Travel, a convenção organizada pelo grupo de agências de viagens Go4Travel, agendada para os dias 9 e 10 de Novembro.

Solférias, Exoticoonline, Sonhando e Alto Astral anunciam charter para réveillon em Natal de Lisboa e Porto

25-06-2019 (13h09)

Os operadores turísticos Solférias, Exoticoonline, Sonhando e Alto Astral que já em anos anteriores se juntaram para promover charters de réveillon para o Nordeste brasileiro, anunciaram hoje que vão ter um voo para Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Magda Nassar assume presidência da ABAV nacional

17-06-2019 (11h23)

A ex-presidente da Braztoa Magda Nassar é a nova presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) nacional, em substituição de Geraldo Rocha que decidiu afastar-se do cargo por motivos de saúde.

Royal Caribbean vai crescer na Europa “sustentada na qualidade”, Francisco Teixeira

12-06-2019 (13h09)

A oferta de cruzeiros da Royal Caribbean no Mediterrâneo nos próximos dois a três anos talvez não “cresça muito em quantidade, mas cresce com certeza em qualidade”, avançou Francisco Teixeira, director da Melair, empresa que representa a companhia de cruzeiros em Portugal.

Ultimas Noticias

Noticias mais lidas