TAP já não aceita taxa de serviço das agências portuguesas na box XP

02-01-2019 (17h29)

Desde o dia 1 que a TAP deixou de aceitar que as agências de viagens cobrem pelo seu serviço aos clientes usando a box XP, que foi uma solução encontrada quando se deu em Portugal a ‘revolução’ da remuneração das agências de viagens, da companhia de aviação, via comissões, para os clientes.

Foi a introdução da então chamada Ticket Service Fee, que com o passar dos anos passou a ser designada pela box dos sistemas globais de reservas (GDS) que os agentes utilizavam para a cobrar aos clientes.

Fontes do mercado disseram ao PressTUR que desde o primeiro dia deste ano que a TAP, que é a companhia com mais ‘peso’ nas vendas de voos pelas agências de viagens via GDS, o chamado BSP, não aceita mais a utilização da taxa XP para cobrança do serviço de pesquisa e reserva pelas agências de viagens e anunciou ao mercado que cobrará à agência o montante que esta insira nessa ‘box’, o que significará que não receberão a taxa de serviço por essa via.

As mesmas fontes indicaram que desde finais de 2017 que a TAP declarou a intenção de acabar ‘imediatamente’ com o sistema que tinha ajudado a criar para evitar ‘uma guerra’ com o seu maior canal de distribuição ao deixar de lhes pagar comissões como sempre tinha acontecido até então.

O fim da utilização da ‘taxa XP’, porém, apenas se deu cerca de um ano depois, ou seja, em finais deste ano, de acordo com as mesmas fontes, em resultado de um processo de conversações promovido pela APAVT e protagonizado pelas maiores agências de viagens portuguesas em vendas de voos, via o chamado Capítulo Aéreo da Associação.

 

Clique para mais notícias: Agências&Operadores

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: TAP

Clique para mais notícias: APAVT

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Travelplan alerta agentes de viagens para entrada em vigor da "ecotaxa" no México

20-03-2019 (16h18)

O operador turístico Travelplan está a alertar os agentes de viagens para a entrada em vigor de um imposto de saneamento ambiental no México, designado "ecotaxa", no valor de cerca de 1 euro por quarto, por noite.

RAVT organiza XIV Convenção no Grande Hotel do Luso

20-03-2019 (10h00)

A RAVT vai organizar a sua XIV Convenção no Grande Hotel do Luso, no dia 4 de Maio, reunindo as agências de viagens da rede e vários fornecedores.

Travelport e Japan Airlines juntam-se para criar um GDS líder no Japão

19-03-2019 (18h25)

A Travelport e a Japan Airlines assinaram um acordo para lançar uma joint venture que visa desenvolver um GDS líder no Japão, através da integração das plataformas Travelport Japan e a Axess International Network.

CEAV e APAVT promovem encontro entre agentes de viagens portugueses e fornecedores

18-03-2019 (17h27)

A associações de agências de viagens de Espanha e Portugal, CEAV e APAVT, que no ano passado criaram uma aliança ibérica, vão promover no dia 27 de Março um encontro entre agentes de viagens portugueses e diversos fornecedores.

Solférias leva ao Brasil agentes de viagens que mais venderem o destino

18-03-2019 (17h01)

O operador turístico Solférias anunciou que vai oferecer oito lugares numa viagem de familiarização (fam trip) a Pipa, Natal e Touros às oito agências de viagens que mais venderem os seus programas para o Brasil.