Presidente da APAVT reclama da TAP respeito pela “liberdade de escolha do consumidor”

20-04-2016 (14h22)

Foto: TAP
Foto: TAP

Apesar do clima de festa, como é tradição na entrega dos prémios TOP TAP, o presidente da APAVT não deixou de assinalar o desagrado das agências de viagens portuguesas relativamente a "acções pontuais da TAP" que em sua opinião "inviabilizam na sua concepção a intervenção dos agentes de viagens".

Sem deixar de enaltecer as virtualidades da “aliança entre a TAP e as agências de viagens portuguesas” e, inclusivamente, de perspectivar “uma TAP mais forte, um sector dos agentes de viagens mais robusto, e uma relação entre os dois ainda mais sólida”, Pedro Costa Ferreira também não deixou de assumir “sérias divergências relativamente a algumas acções pontuais da TAP”.

Contactado pelo PressTUR, o presidente da APAVT disse não querer especificar a que acções se referia, mantendo que se referia a medidas que “não se coadunam com o historial de relacionamento” entre a companhia aérea e as agências de viagens, porque “não servem a liberdade de escolha do consumidor”.

As suas referências levam a crer que se estava a referir a campanhas de promoções que a companhia aérea disponibiliza nos seus canais de venda directa sem possibilitar as mesmas condições aos agentes de viagens.

O que está em causa, defendeu Pedro Costa Ferreira, é preservar a liberdade de escolha dos consumidores relativamente ao canal onde preferem comprar as suas passagens.

“Nunca tivemos, e muito menos exprimimos, a vontade de sermos um canal de distribuição privilegiado. Ao invés, sempre defendemos a livre escolha do consumidor aquando da decisão de comprar”, frisou o presidente da APAVT na sua intervenção no jantar dos TOP TAP ontem em Lisboa, no Convento do Beato (ver também: Veja aqui as agências TOP para a TAP em 2015 / Fernando Pinto apresenta “equipa de trabalho da nova TAP” às agências de viagens).

Daí, prosseguiu, que a APAVT mantenha sobre este e outros temas “uma abertura total para um diálogo abrangente, consistente e construtivo”, sublinhando que “seria uma pena que esta atitude construtiva fosse confundida com fraqueza”.

“A verdade é que ao fim de tantos anos de luta e de trabalho, a única coisa que podemos afirmar com plena convicção é que os agentes de viagens não se sentem nem frágeis, nem tão pouco cansados”, concluiu o dirigente.


Ver também:

“Precisamos da ajuda de vocês” — Fernando Pinto às agências de viagens de Portugal e do Brasil

TAP fez mais charters no 1º trimestre de 2016 do que em todo o ano passado – David Neeleman

Fernando Pinto apresenta “equipa de trabalho da nova TAP” às agências de viagens

Veja aqui as agências TOP para a TAP em 2015

 

Clique para mais notícias: APAVT

Clique para mais notícias: TAP

Clique para mais notícias: Agências&Operadores

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ricardo Freixinho deixa Soltrópico

18-10-2018 (18h59)

O Grupo Newtour anunciou que Ricardo Freixinho, director de contratação da Soltrópico, vai deixar o operador turístico no final deste mês, alteração integrada "num conjunto de mudanças que estão a ser efectuadas em todo o Grupo Newtour, que continuarão até ao primeiro trimestre de 2019".

Soltrópico apresenta programação de réveillon a 300 agentes de viagens (com fotos)

18-10-2018 (17h16)

O operador turístico Soltrópico juntou cerca de 300 agentes de viagens em Coimbra, Porto e Lisboa para apresentar a sua programação para o Fim de Ano, num workshop que Fernando Bandrés, director operacional, descreveu como uma forma “dinâmica” de divulgar a oferta de 19 fornecedores, entre hotéis, companhias aéreas e destinos.

Papa-Léguas promove conversas sobre viagens de aventura

18-10-2018 (11h00)

A agência de viagens Papa-Léguas está a promover em Lisboa, já a partir de amanhã, dia 19, “conversas descontraídas realizadas por viajantes para inspirar novos viajantes a aventurarem-se por destinos incríveis”.

AHP confirma hotelaria portuguesa mais rentável mesmo com ocupação em queda

17-10-2018 (16h59)

O AHP Tourism Monitor publicado hoje pela AHP, Associação da Hotelaria de Portugal, indica que em Agosto, mês de maior actividade hoteleira em Portugal, apesar de uma queda da ocupação dos quartos em 1,3 pontos, a receita média de quartos por quarto disponível subiu 4%, ‘puxada’ por uma subida do preço médio de quartos em 6%.

Travelport renova acordo de distribuição com a Jet Airways

17-10-2018 (14h17)

A Travelport e a Jet Airways renovaram o seu acordo de distribuição, que permite às agências de viagens conectadas à tecnológica aceder à oferta da companhia de aviação indiana.