Presidente da APAVT preconiza cooperação para “trazer o turismo para a centralidade da economia”

16-11-2019 (20h11)

Foto: APAVT
Foto: APAVT

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, encerrou o 45º Congresso da Associação, na Madeira, com uma mensagem de apelo à cooperação para "trazer o turismo para a centralidade da economia" e para "espalhar os benefícios do turismo por todo o país".

Este objectivo "só será atingível numa lógica de conjunto, em oposição aos egoísmos que proliferam nas quintas associativas e empresariais que abundam no nosso país", defendeu Pedro Costa Ferreira.

O presidente da Associação, que falava este Sábado na cerimónia de encerramento do 45º Congresso da APAVT, na Madeira, frisou que "o sector soube reagir como mais ninguém, no último ciclo de crescimento, mas não é tão óbvio que esteja a saber agir com igual capacidade e efectividade em direcção a uma estratégia vencedora".

As empresas, maioritariamente pequenas e médias, precisam de "mais capacidade de acumulação de capital e de investimento", o que, pela sua dimensão, será possível apenas através da implementação de "modelos de associação e partilha" com "mais efectividade".

Numa lógica de "cooperação entre stakeholders" e de "partilha de territórios", Pedro Costa Ferreira defendeu ser necessário "pensar a oferta turística, em lugar de nos focarmos apenas na sua promoção".

Dirigindo-se directamente às agências de viagens, o presidente da APAVT considerou que devem "encontrar novos modelos de associação e interacção que garantam maior produtividade e competitividade".

Pedro Costa Ferreira falava na cerimónia de encerramento do que descreveu como "o maior congresso dos últimos vinte anos".

 

O PressTUR viajou a convite da APAVT

 

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Líderes das associações europeias de agências de viagens reúnem-se em Ras Al Khaimah

10-12-2019 (16h57)

A reunião semestral da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), que a APAVT integra, está a decorrer em Ras Al Khaimah, com a presença de cerca de 45 líderes associativos.

TAAG junta operadores e parceiros para jantar de Natal em Lisboa

06-12-2019 (11h44)

A companhia de aviação angolana TAAG juntou operadores turísticos e outros parceiros esta quinta-feira em Lisboa, para um jantar de Natal que encerrou com uma actuação do novo embaixador da companhia, o cantor Matias Damásio.

Ultratur promove campanha de "chuva de prendas" pelo terceiro ano consecutivo

05-12-2019 (12h36)

A agência de viagens Ultratur, que disponibiliza serviço online de reservas e emissão de passagens aéreas e de Departamento de Incoming a outras agências, vai oferecer 40 prendas a 40 agências de viagens.

TAP recupera vendas nas agências corporates brasileiras via tarifa média

04-12-2019 (16h56)

A TAP teve um aumento em 18,7% da tarifa média dos bilhetes vendidos através das agências corporate brasileiras no terceiro trimestre, o que lhe permitiu ter um aumento em 6,6% da receita deste segmento de mercado ainda que com mais uma queda do número de bilhetes vendidos.

Roadshow da Lusanova visita 15 cidades no próximo ano

03-12-2019 (17h22)

O roadshow do operador turístico Lusanova, para apresentação de programas aos agentes de viagens, vai percorrer 15 cidades portuguesas entre 17 de Fevereiro e 26 de Março do próximo ano.

Noticias mais lidas