Portugal foi o destino mais vendido pelas agências Bestravel em 2017

05-02-2018 (09h21)

Portugal, com crescimento significativo da procura pelos Açores e pelo Centro, foi o destino mais vendido no ano passado pela rede de agências de viagens Bestravel, revelou o seu administrador, Carlos Neves.

A procura por Portugal "não está muito concentrada no Algarve, até porque o produto encareceu e teve algumas dificuldades de disponibilidade", especificou o executivo, que falava aos jornalistas durante a 14ª Convenção da Bestravel, em Ponta Delgada.
Espanha, "que vendeu quase tanto na rede como Portugal", foi o segundo destino mais procurado pelos clientes da rede, seguindo-se Caraíbas, Cabo Verde e Marrocos.

Nos destinos de longo curso, excluindo as Caraíbas, "houve um crescimento muito relevante da Tailândia, que entrou no Top 10", acrescentou Carlos Neves.

O principal fornecedor da Bestravel manteve-se operador turístico Soltour, seguindo-se os operadores Soltrópico, Jolidey, Nortravel e TUI.

Contudo, frisou o executivo, a rede "também se caracteriza muito por ter produto próprio", pelo que "os fornecedores de hotelaria ganharam um peso muito significativo, nomeadamente a Turitravel".

A criação de pacotes próprios pela Bestravel deverá representar cerca de 20% das vendas, especificou o director-geral da rede, Luís Henriques.

As vendas globais das 50 agências de viagens Bestravel no ano passado subiram 19% face a 2016, um crescimento influenciado pela alteração das emissões de passagens aéreas, que até Julho de 2017 eram feitas pela Magnet e a partir daí passaram a ser feitas internamente. Sem esse efeito, o crescimento foi de 11%.

"A margem andou ligeiramente acima", especificou Carlos Neves, indicando que aumentou cerca de 19% incluindo o efeito da alteração nas emissões e mais de 11% excluindo esse efeito.

O ano de 2017, porém, foi "um bocadinho atípico", designadamente pelo elevado número de aberturas de novas franquias, que fez a rede chegar às 50 agências de viagens.

A Bestravel abriu oito novas lojas no ano passado, incluindo duas que são "segundas franquias" ('franchisados' que abriram uma segunda loja) e duas que são transições de agências Turangra, marca que também integra o grupo Newtour, o mesmo grupo da Bestravel (clique para ler: "A Turangra agora é Bestravel").

Para Luís Henriques, director da rede, a abertura de "segundas franquias" é "algo que nos orgulha e significa que o negócio está a correr bem".

Carlos Neves sublinha que a abertura de segundas lojas "é um fenómeno que apareceu nos últimos dois anos" e "é provável que possa acontecer mais uma ou outra situação durante 2018".

Sobre novas aberturas para 2018, Carlos Neves sublinha que a empresa não tem uma meta, "até porque o nosso conceito é de grande proximidade com a rede", e "um número excessivo de aberturas pode criar alguns problemas no padrão e no nível de serviço em que estamos".

As prioridades são a abertura de lojas em duas ou três capitais de distrito onde ainda não tenham presença e o Porto, onde já está a ser analisada a abertura de uma agência.

Além das lojas Bestravel, a empresa tem o Grupo Português de Agências (GPA), com cinco agências "associadas que têm os serviços e a contratação comercial mas não usam a marca Bestravel".





Clique para ver mais: Bestravel

Clique para ver mais: Agências&Operadores
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Travelport torna-se o primeiro GDS a gerir uma reserva de voos com NDC (Actualiza)

23-10-2018 (15h07)

A Travelport, líder em Portugal no fornecimento de conteúdos e processamento de reservas de agências de viagens, anunciou que a primeira reserva de voos baseada em New Distribution Capability (NDC) da IATA foi feita em Travelport Smartpoint, a sua aplicação de ponto de venda para agências de viagens.

Travelport torna-se o primeiro GDS a gerir uma reserva de voos com NDC

23-10-2018 (10h10)

A Travelport anunciou que a primeira reserva de voos baseada em New Distribution Capability (NDC) foi feita através do Travelport Smartpoint pela agência de viagens britânica Meon Valley Travel, na sexta-feira, dia 19 de Outubro, para um voo low cost de Londres para Milão.

Finnair anuncia voos para a China desde 445 euros ida e volta

22-10-2018 (10h36)

A companhia de aviação Finnair, que este ano voltou a ter ligações de/para Lisboa, está a anunciar voos desde 445 euros para ligações entre Lisboa e Pequim, via Helsínquia.

Chatbot do Amadeus já responde em inglês a dúvidas de agentes de viagens em Portugal

22-10-2018 (09h52)

O Amadeus lançou hoje em Portugal o chatbot Amanda, criado para responder a dúvidas de agentes de viagens relacionadas com taxas, emissões, re-emissões e outros casos, embora para já apenas em inglês.

Ricardo Freixinho deixa Soltrópico

18-10-2018 (18h59)

O Grupo Newtour anunciou que Ricardo Freixinho, director de contratação da Soltrópico, vai deixar o operador turístico no final deste mês, alteração integrada "num conjunto de mudanças que estão a ser efectuadas em todo o Grupo Newtour, que continuarão até ao primeiro trimestre de 2019".