Iberia e British aumentam taxa sobre reservas em GDS

06-09-2018 (13h17)

Foto: Aeroporto de Londres Heathrow
Foto: Aeroporto de Londres Heathrow

As companhias de aviação Iberia e British Airways, do IAG, vão aumentar a sobretaxa para reservas nos sistemas globais de reservas (GDS, da designação em inglês), sistema mais utilizado pelas agências de viagens de 9,5 para 10,5 euros, na espanhola, e de 8 para 9 libras, na britânica, a partir de 18 de Setembro.

A informação foi revelada pela companhia aérea espanhola no seu website para agentes de viagens, segundo avança a imprensa espanhola.

Ao anunciar o aumento, as companhias aéreas salientaram que revêem periodicamente os custos de distribuição “para garantir que a DTC (Distribution Technology Charge) reflecte o custo adicional real das reservas feitas em canais que não são baseados em conexões NDC (New Distribution Capability) ou outros canais de baixo custo”.

A sobretaxa da Iberia e da British Airways por reserva efectuada em canais que não sejam próprios ou que não utilizem conexões NDC foi implementada a 1 de Novembro de 2017 (ver também: British Airways e Iberia vão cobrar taxa nas reservas em GDS a partir de Novembro).

Desde que anunciaram a medida, as duas companhias aéreas têm vindo a anunciar a adesão de algumas TMC (travel management companies) e redes de agências de viagens à sua distribuição NDC, o que as isenta do pagamento da taxa via o que foi sendo denominado como canais privados viabilizados pelos GDS (clique para ler: British Airways e Iberia anunciam acordos de utilização do seu NDC).

O Grupo Lufthansa foi pioneiro na implementação de uma taxa por reserva efectuada através dos GDS, que são os sistemas que processam as reservas efectuadas pelas agências de viagens e que lhes permitem apresentar aos clientes o maior leque de opções para a viagem pretendida.

A taxa do grupo aéreo alemão de 16 euros por reserva, apelidada Distribution Cost Charge (DCC), foi implementada a 1 de Setembro de 2015 e tem vindo a ser contestada pelo mercado, nomeadamente pelas associações de agências de viagens e operadores turísticos europeus.

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: IAG

Clique para ver mais: Iberia

Clique para ver mais: British Airwaya

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Viagens El Corte Inglés traça estratégia para chegar ao Top3 em Portugal, Bernardo Marquez (1/3)

19-11-2018 (16h16)

A Viagens El Corte Inglés, subsidiária portuguesa da maior agência de viagens em Espanha, está a implementar uma estratégia para alcançar a 2ª ou 3ª posição entre os maiores grupos de agências de viagens em volume de vendas no mercado português, disse ao PressTUR o novo director-geral da empresa, Bernardo Marquez.

Viagens El Corte Inglés Portugal prevê crescimento a dois dígitos este semestre, Bernardo Marquez (2/3)

19-11-2018 (16h14)

A Viagens El Corte Inglés cresceu "quase a dois dígitos" na primeira metade do seu ano fiscal, iniciado em Março, e a previsão para o segundo semestre, até ao final de Fevereiro, é crescimento a dois dígitos, avançou ao PressTUR o seu director-geral, Bernardo Marquez.

Viagens El Corte Inglés Portugal aposta em automatizar todo o processo de venda, Bernardo Marquez (3/3)

19-11-2018 (16h10)

A Viagens El Corte Inglés tem em curso um processo que prevê esteja concluído em Fevereiro, quando começar o novo ano fiscal, que o seu director-geral, Bernardo Marquez, diz ser uma aposta em "automatizar todo o processo de venda para que seja mais fácil aos colaboradores fazer uma venda".

Soltrópico lança live chat para melhorar comunicação com agentes de viagens

19-11-2018 (13h22)

O operador turístico Soltrópico lançou um live chat no seu website para melhorar a comunicação entre os agentes de viagens e a sua equipa de reservas e, assim, dar "respostas rápidas e facilitadoras do processo de compra".

Terceira (Açores) recebe ‘jornadas técnicas’ das agências de viagens espanholas

15-11-2018 (18h00)

A preparação da reunião na Terceira, Açores, em Março de 2019, das Jornadas Técnicas da CEAV, associação das agências de viagens espanholas, foi um dos temas da cimeira com a sua congénere portuguesa, APAVT, que hoje é também anfitriã do congresso da ANVR, associação das agências de viagens holandesas, que está a decorrer em Aveiro.

Ultimas Noticias