Iberia e British aumentam taxa sobre reservas em GDS

06-09-2018 (13h17)

Foto: Aeroporto de Londres Heathrow
Foto: Aeroporto de Londres Heathrow

As companhias de aviação Iberia e British Airways, do IAG, vão aumentar a sobretaxa para reservas nos sistemas globais de reservas (GDS, da designação em inglês), sistema mais utilizado pelas agências de viagens de 9,5 para 10,5 euros, na espanhola, e de 8 para 9 libras, na britânica, a partir de 18 de Setembro.

A informação foi revelada pela companhia aérea espanhola no seu website para agentes de viagens, segundo avança a imprensa espanhola.

Ao anunciar o aumento, as companhias aéreas salientaram que revêem periodicamente os custos de distribuição “para garantir que a DTC (Distribution Technology Charge) reflecte o custo adicional real das reservas feitas em canais que não são baseados em conexões NDC (New Distribution Capability) ou outros canais de baixo custo”.

A sobretaxa da Iberia e da British Airways por reserva efectuada em canais que não sejam próprios ou que não utilizem conexões NDC foi implementada a 1 de Novembro de 2017 (ver também: British Airways e Iberia vão cobrar taxa nas reservas em GDS a partir de Novembro).

Desde que anunciaram a medida, as duas companhias aéreas têm vindo a anunciar a adesão de algumas TMC (travel management companies) e redes de agências de viagens à sua distribuição NDC, o que as isenta do pagamento da taxa via o que foi sendo denominado como canais privados viabilizados pelos GDS (clique para ler: British Airways e Iberia anunciam acordos de utilização do seu NDC).

O Grupo Lufthansa foi pioneiro na implementação de uma taxa por reserva efectuada através dos GDS, que são os sistemas que processam as reservas efectuadas pelas agências de viagens e que lhes permitem apresentar aos clientes o maior leque de opções para a viagem pretendida.

A taxa do grupo aéreo alemão de 16 euros por reserva, apelidada Distribution Cost Charge (DCC), foi implementada a 1 de Setembro de 2015 e tem vindo a ser contestada pelo mercado, nomeadamente pelas associações de agências de viagens e operadores turísticos europeus.

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: IAG

Clique para ver mais: Iberia

Clique para ver mais: British Airwaya

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Solférias leva agentes de viagens portugueses à Tailândia

18-09-2019 (18h16)

O operador turístico Solférias levou um grupo de agentes de viagens portugueses a conhecer a Tailândia, um dos novos destinos da sua programação, proporcionando-lhes um circuito que incluiu praias, cidade e natureza.

Gigante europeu da operação turística recorre à protecção de credores nos tribunais dos EUA

17-09-2019 (16h21)

O grupo Thomas Cook, tradicionalmente considerado o segundo maior da Europa na operação turística e agência de viagens, solicitou ontem a protecção de credores, o chamado Chapter 15, num tribunal de Nova Iorque, que o protege de tentativas de cobranças por parte de credores dos Estados Unidos.

OTA de hotéis Amoma cessa e culpa “comparadores de preços”

16-09-2019 (11h08)

A agência de reservas hoteleiras Amoma, em www.amoma.com, que no ano passado teve vendas superiores a 500 milhões de euros, anunciou que cessa actividade e não terá como assegurar o respeito pelas responsabilidades contraídas para com os clientes.

Agências de viagens reclamam protecção dos consumidores perante falências de companhias aéreas

10-09-2019 (19h45)

As agências de viagens e turismo reafirmaram hoje a exigência de protecção dos consumidores face a falências de companhias de aviação, que em dois anos já são 36, reclamando mais "ambição" por parte da União Europeia e dos legisladores nacionais.

GEA lança plataforma para comparar hotéis de diferentes fornecedores

05-09-2019 (11h52)

O Grupo GEA lançou uma plataforma que permite aos agentes de viagens da sua rede comparar hotéis de diferentes fornecedores, como Bedsonline, Jumbobeds, Tour 10, Welcome Beds, Veturis e W2M Pro.

Noticias mais lidas