Governo aprovou hoje transposição da Directiva das Viagens Organizadas

25-01-2018 (14h45)

O Conselho de Ministros informou hoje ter aprovado a transposição da chamada Directiva das Viagens Organizadas, realçando que a nova legislação prevê “a obrigação de a agência fornecer informação normalizada que, de uma forma clara, compreensível e bem visível descreva informações essenciais sobre a viagem”.

O Governo diz ainda na mesma informação que a transposição da Directiva UE 2015/2302 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Novembro de 2015, assegura “a protecção do viajante em caso de insolvência do prestador de serviços, detalhando-se as regras relativas ao não cumprimento do contrato de viagem e à responsabilidade das agências pelo mesmo”.

E acrescenta que “de forma a reforçar a protecção do viajante, procede-se à adaptação das regras aplicáveis ao Fundo de Garantia de Viagens e Turismo”.

O comunicado do Conselho de Ministros descreve a nova legislação como sendo relativa ao “estabelecimento do regime de acesso e de exercício da actividade das agências de viagens e turismo” e ser um diploma que “reforça o direito à informação pré-contratual dos viajantes que pretendem adquirir serviços de viagem organizada”.

A transposição da Directiva dos Pacotes deveria ter estado concluída até ao fim de 2017 e a sua aplicação inicia-se a 1 de Julho próximo.

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, questionada pelo PressTUR durante a posse da nova Direcção da APAVT já tinha indicado que previa a conclusão este mês do processo de transposição da Directiva (para ler mais clique: Adopção por Portugal da Directiva dos Pacotes concretizada ainda este mês).

 

Clique para mais notícias: Agências&Operadores

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Agente de viagens portuguesa é a melhor “designer de viagens” da rede mundial Traveller Made

26-03-2019 (18h14)

O consórcio de designers de viagens de luxo Traveller Made distinguiu Carla Xavier, da Lounge Luxury Travel, com o prémio "Most Thorough Designer", uma distinção que reconhece rigor, atenção ao detalhe e capacidade de criar soluções.

Thomas Cook vai adquirir percentagem de operador russo

26-03-2019 (15h01)

O Thomas Cook Group, que recentemente anunciou o encerramento de 21 lojas no Reino Unido, vai adquirir, através de uma joint venture, uma percentagem minoritária do operador russo Biblio Globus.

Reuniões regionais do Grupo GEA começam amanhã e passam por cinco cidades

25-03-2019 (18h13)

A rede de agências de viagens independentes GEA vai promover entre 26 de Março e 4 de Abril as suas reuniões regionais, nas quais procurará alinhar a estratégia do grupo, apresentar novas ferramentas tecnológicas e debater alterações internas e externas à actividade.

Soltrópico convida agentes de viagens para uma aula de cozinha esta sexta-feira

25-03-2019 (13h24)

O operador turístico Soltrópico está a convidar os agentes de viagens portugueses para uma aula de cozinha com chefs profissionais esta sexta-feira, onde irão confeccionar e degustar um jantar de gastronomia madeirense.

Thomas Cook vai encerrar 21 lojas no Reino Unido

25-03-2019 (11h40)

A Thomas Cook vai encerrar 21 lojas de agências no Reino Unido, que representam 320 postos de trabalho, e passar a ficar com 566 estabelecimentos em funcionamento.