Congresso da APAVT terá 600 participantes para debater “desafios do crescimento”

21-11-2018 (11h37)

O 44º Congresso Nacional da APAVT vai contar com 600 participantes para debater os “desafios do crescimento”, um tema que o presidente da Associação considera bem escolhido face à “atmosfera de fim de ciclo” que o sector atravessa.

Pedro Costa Ferreira, em declarações à agência Lusa, salientou que “do ponto de vista da mobilização e também do destino, devemos dizê-lo, estão reunidas todas as condições para termos mais um grande congresso”.

Para este Congresso, que começa na quinta-feira em Ponta Delgada, nos Açores, o presidente da Associação sustenta que “em termos de temática, a principal do ponto de vista macroeconómico, serão os desafios do crescimento, e eu julgo que é uma temática que foi feliz e é bastante atual”.

“A verdade é que depois de um ciclo de enorme sucesso, Portugal enquanto destino turístico enfrenta uma atmosfera de fim de ciclo, que me parece que é óbvia", frisou Pedro Costa Ferreira.

Antecipando que "os desafios não são poucos", o dirigente enumerou alguns: "Temos um aeroporto esgotado, temos as 'low-cost' [companhias aéreas de baixo custo] com um 'share' [quota] de mercado que é um 'share' adulto, vamos dizê-lo, [...] o alojamento local investiu, diferenciou, acolheu novas procuras, mas também o seu crescimento não será certamente aquilo que foi em Portugal nos últimos anos e, finalmente, as condições externas que nos eram favoráveis são hoje bem mais desfavoráveis".

Nestes últimos constrangimentos externos, o presidente da APAVT inclui a concorrência de destinos que estão novamente em crescimento: "Penso na Tunísia, penso no Egipto, penso, sobretudo, na Turquia e verificaremos que importantes concorrentes nossos estão agora a crescer de forma fulgurante e, claramente, que não vão representar vento pelas costas, vamos dizer desta maneira".

No congresso anual da APAVT, entre muitos outros painéis e presenças, o evento vai contar com o advogado, vice-presidente do CDS e ex-secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, com o presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, o presidente da ALEP - Associação do Alojamento Local em Portugal, Eduardo Miranda, a par do presidente executivo da Boost Portugal, João Paiva Mendes, como oradores do tema principal do congresso "Turismo em Portugal: Os desafios do crescimento".

Especificamente sobre o destino Açores, o congresso conta com um painel com a participação da secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro, com o presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, ex-agente de viagens e atual hoteleiro, Rodrigo Rodrigues, da secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, e do presidente da SDEA - Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores e ex-secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga.

Em Julho, o presidente da APAVT afirmou que a escolha dos Açores para o congresso nacional é mais uma etapa de um conjunto de ações com vista à visibilidade do destino.

"A concretização deste evento em Ponta Delgada deve ser entendido como mais uma etapa, de um conjunto largo de acções concretas, que visaram, todas elas, a visibilidade nacional e internacional do arquipélago, bem como o desenvolvimento de boas práticas de proximidade entre a comunidade dos agentes de viagens e o destino", afirmou, na altura, Pedro Costa Ferreira.

Esta não é a primeira vez que os Açores recebem um congresso da APAVT. A associação já tinha feito esta escolha para os congressos de 1995, 2006 e 2013, este último na Ilha Terceira, no mesmo ano em que elegeram a região para “Destino Preferido da APAVT”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: APAVT

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Magda Nassar assume presidência da ABAV nacional

17-06-2019 (11h23)

A ex-presidente da Braztoa Magda Nassar é a nova presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) nacional, em substituição de Geraldo Rocha que decidiu afastar-se do cargo por motivos de saúde.

Royal Caribbean vai crescer na Europa “sustentada na qualidade”, Francisco Teixeira

12-06-2019 (13h09)

A oferta de cruzeiros da Royal Caribbean no Mediterrâneo nos próximos dois a três anos talvez não “cresça muito em quantidade, mas cresce com certeza em qualidade”, avançou Francisco Teixeira, director da Melair, empresa que representa a companhia de cruzeiros em Portugal.

Melair desafia agentes de viagens a propor cruzeiros à saída de Porto Rico

12-06-2019 (13h07)

Francisco Teixeira, director da Melair Cruzeiros, desafiou ontem os agentes de viagens participantes de uma visita a um navio em Lisboa a proporem aos seus clientes os cruzeiros da Royal Caribbean com embarque e desembarque em San Juan, Porto Rico.

Redes de agências de viagens “estão mais disponíveis” para o produto de cruzeiros, Francisco Teixeira

12-06-2019 (13h04)

As redes de agências de viagens "estão mais disponíveis" para o produto de cruzeiros, afirmou Francisco Teixeira, director da Melair Cruzeiros, que representa em Portugal as companhias Royal Caribbean, Celebrity, Azamara e Pullmantur.

Mercado de cruzeiros português ultrapassa este ano os 60 mil passageiros, Francisco Teixeira

12-06-2019 (13h01)

O mercado português de cruzeiros, que depois de chegar aos 50 mil passageiros em 2010 caiu para a ordem dos 30 mil, irá este ano ultrapassar, e "bem" os 60 mil, avançou ontem Francisco Teixeira, director da Melair Cruzeiros, que representa as companhias Royal Caribbean, Celebrity, Azamara e Pullmantur.

Noticias mais lidas