Começa a haver uma percepção do potencial do NDC - Clare de Bono, Amadeus

29-05-2018 (18h10)

Foto: Amadeus
Foto: Amadeus

O NDC (New Distribution Capability) da IATA suscitou "incerteza" quando começou a ser apresentado, mas essa percepção está a mudar, uma vez que as pessoas estão a começar a aperceber-se do seu potencial, disse em entrevista ao PressTUR Clare de Bono, directora de Produto e Inovação do Amadeus no Reino Unido e Irlanda.

“Temos que ver que a tecnologia em que as agências de viagens se desenvolveram é dos anos 60 do século passado. É preciso revigorar um pouco”, disse ao PressTUR Clare de Bono, que esteve esta segunda-feira em Lisboa para a 2ª edição do Amadeus Technology & Innovation Forum.

 

PressTUR: Quando se começou a falar do NDC era encarado como uma ameaça por agências de viagens e GDS. Agora é visto como muito inovador. O que é que mudou?

Clare de Bono: Acho que no início havia incerteza sobre o que o NDC envolvia. Nós nunca fomos contra o NDC. O que temos que garantir é que funciona. O que aconteceu nos últimos anos, especialmente em 2017, foi que mais companhias aéreas começaram a embarcar [no NDC]. Os padrões do NDC começaram a ficar mais... um padrão. A propósito, acho que ainda temos algum caminho a percorrer nesse aspecto, mas pelo menos começámos a ver uma aglutinação, uma união das diferentes formas de fazer as coisas. E também – mas mais uma vez, acho que ainda não chegámos lá – as pessoas estão a aperceber-se de que estão a chegar funções adicionais que realmente ajudam uma agência a fazer uma reserva. No momento em que tivermos capacidade de trabalhar de um ponto ao outro, então as pessoas poderão ver uma nova forma de fazer as coisas. Temos que ver que a tecnologia em que as agências de viagens se desenvolveram é dos anos 60. É preciso revigorar um pouco. Não seria bom se existissem agora pesquisas em que pudéssemos dizer: tenho 500 euros e quero ir para algum sítio quente? E, certamente, os verbos que estão a chegar com o NDC vão permitir coisas desse género. Temos a visão do que pode vir ser [agora], mas no início toda gente olhava apenas para o intervalo [entre o que é e o que poderia ser]. As pessoas agora já viram progressos. Ainda temos um caminho a percorrer. Mas se as pessoas já viram progressos poderão pensar que é hora de embarcar.

 

PressTUR: Os hotéis poderiam usar um modelo como o NDC?

Clare de Bono: Potencialmente sim. Só que actualmente não existe nenhuma entidade global para hotéis como a IATA [para companhias aéreas]. Se alguém quisesse criar um padrão global como o NDC para os hotéis, em teoria, sim.

 

Continua:

Amadeus prevê obter este Verão o nível máximo de certificação IATA NDC como agregador

Private channels são apenas mais um caminho para as companhias aéreas chegarem ao mercado – Clare de Bono, Amadeus

Amadeus investe em soluções mobile para potenciar reservas de serviços no destino


Ver também:

NDC ainda está longe de ser o modelo padrão – Clare de Bono, Amadeus

 

Clique para mais notícias: Amadeus

Clique para mais notícias: NDC

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Está pronto para a era do NDC? – por Ian Heywood

21-09-2018 (16h36)

Com a New Distribution Capability (NDC) da IATA ainda a ser essencialmente um conjunto de interrogações, mas já a ‘abalar’ o mundo da comercialização de viagens, o PressTUR publica as reflexões de Ian Heywood, Global Head of Product & Marketing, Air Commerce da Travelport.

GeoStar apoia seis startups na preparação de produtos-piloto

21-09-2018 (09h49)

A rede de agências de viagens GeoStar anunciou que vai apoiar seis startups na preparação de produtos-piloto, no âmbito do programa de inovação The Journey.

Soltrópico retoma webinares em Outubro com um tema por mês

20-09-2018 (11h43)

O operador turístico Soltrópico vai retomar as acções de formação online para agentes de viagens a partir de Outubro, com um tema por mês.

easyJet atinge novo recorde de passageiros transportados num dia

19-09-2018 (08h58)

A low cost easyJet, terceira maior companhia de aviação em Portugal, anunciou que atingiu um novo recorde de passageiros transportados num só dia, com 330 mil em 1.941 voos a 14 de Setembro.

APECATE marca 7º Congresso para a ilha do Faial, Açores

18-09-2018 (19h28)

A ilha do Faial, no grupo central dos Açores, vai sediar o 7º Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), entre 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2019.