Ávoris apresenta plano de redução temporária de pessoal

24-03-2020 (12h49)

Foto: B the Travel Brand
Foto: B the Travel Brand

A Ávoris, que tem, entre outras empresas, as agências de viagens B the Travel Brand e operador turístico Jolidey, também presentes em Portugal, apresentou um ERTE (em Espanha, de Expediente de Regulação Temporária de Emprego) devido ao impacto do novo coronavírus, abrangendo 3.500 funcionários.

A Ávoris, divisão de viagens do grupo Barceló, já comunicou a decisão à autoridade do trabalho em Espanha, avança hoje o jornal espanhol “El Confidencial”, citando fontes oficiais.

O plano, se for aprovado, terá efeitos retroactivos a 16 de Março para trabalhadores das agências de viagens e a 23 de Março para os trabalhadores dos centros corporativos.

A empresa vai informar cada trabalhador da suspensão (100%) ou redução da sua actividade (10% a 70%).

Feriados e férias não remuneradas em curso serão suspensos na data de início da ERTE para todos os trabalhadores afectados, noticiou o jornal espanhol.

A notícia sublinha que a Ávoris garante o pagamento integral em Março e acrescenta que, como existe um período de várias semanas desde o início de um ERTE até que todos os pagamentos sejam feitos pelo Serviço Público de Emprego do Estado (SEPE), a parte antecipada será compensada após o término do ERTE.

Com as restrições impostas pelo governo espanhol à mobilidade, para combater a pandemia de covid-19, as agências de viagens enfrentam um cenário de queda a pique das suas receitas, agravada pelo cancelamento de reservas e manutenção dos custos fixos, como rendas de aluguer e pagamento de salários.

A decisão da Ávoris é semelhante à tomada na semana passada pelo concorrente Globalia, que apresentou um ERTE para os seus 15.000 funcionários, um plano que afecta os funcionários da Air Europa, Viagens Equador, Halcón Viagens, Travelplan e hotéis Be Live.

Os dois grupos, Globalia e Barceló, aguardam autorização da Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) para a fusão das suas divisões de viagens, dando lugar à criação do maior grupo espanhol de operação turística e comercialização de viagens, com cerca de 1.500 pontos de venda e 3.700 milhões de euros de facturação anual (clique para ler: Fusão Ávoris e Globalia poderá ser aprovada em meados de Abril).

 

Clique para ver mais: Ávoris

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: Espanha

Clique para ver mais: Coronavírus

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Plano de redução de pessoal da Viajes El Corte Inglés afecta 1.900 trabalhadores

26-03-2020 (14h16)

A espanhola Viajes El Corte Inglés, também presente em Portugal, apresentou um ERTE (em Espanha, de Expediente de Regulação Temporária de Emprego), que abrange 1.900 trabalhadores.

Covid-19 mata mais 44 na Alemanha que já lamenta 198

26-03-2020 (11h17)

A Alemanha anunciou hoje um aumento de 44 vítimas mortais pela covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 198 o total de mortos, ainda assim uma baixa taxa de letalidade se comparada com outros países.

Travelport lança hub de informação para ajudar empresas a lidar com a crise da Covid-19

26-03-2020 (11h10)

A multinacional tecnológica Travelport, da qual faz parte o GDS Galileo, líder entre as agências de viagens portuguesas, lançou uma plataforma para fornecer informação útil e dados actualizados para ajudar as empresas a lidar com a crise provocada pela Covid-19.

Fusão Globalia e Barceló notificada à Concorrência

26-03-2020 (10h17)

A fusão das divisões de viagens dos grupos espanhóis Globalia e Barceló foi notificada à Autoridade da Concorrência (AdC), segundo um aviso publicado.

Microempresas turísticas em dificuldades excluídas da linha de apoio de 60 milhões de euros

25-03-2020 (14h58)

A linha de apoio à tesouraria de microempresas do turismo afectadas pelos efeitos económicos da pandemia da covid-19 exclui empresas em dificuldade, segundo o despacho do Governo hoje publicado, com efeitos retroactivos.

Noticias mais lidas