Área de Soluções ultrapassa GDS na contribuição para os proveitos do Amadeus

31-07-2019 (17h16)

Imagem: Amadeus
Imagem: Amadeus

A tecnológica Amadeus revelou hoje que no primeiro semestre a contribuição da actividade de GDS para a receita foi menor que a da área de Soluções para companhias de aviação e aeroportos, em que sobressai o Altea, de gestão de passageiros e que é utilizado entre outras pela TAP.

A informação publicada pelo Amadeus indica que embora a área de Distribuição (processamento de reservas das agências de viagens) tenha realizado um volume de negócios 440,4 milhões de euros superior à Área IT Solutions, em contribuição para os seus proveitos, ou seja, descontados os encargos líquidos da actividade, a IT Solutions teve uma contribuição para os proveitos da companhia de 781,7 milhões de euros, superior em 13,9 milhões à da Distribuição.

O balanço mostra que enquanto no primeiro semestre a área de IT Solutions teve um aumento das receitas em 31%, para 1.196,6 milhões de euros, que ‘aguentou’ o aumentos custos operacionais líquidos em 63,9%, para 414,9 milhões, proporcionando um aumento da contribuição para os proveitos da companhia em 18,4%.

A Área da Distribuição, por sua vez, teve um aumento das receitas em 4,7%, para 1.637 milhões de euros, e os custos operacionais líquidos subiram 6,6%, para 869,2 milhões, pelo que a sua contribuição para a companhia teve um aumento de apenas 2,6%.

A informação do Amadeus assinala ainda que no primeiro semestre deste ano baixou em um ponto percentual a percentagem de receita da Distribuição que é contribuição para a companhia, para 46,9%, enquanto na IT Solutions embora com um decréscimo de sete pontos da percentagem de facturação que é contributo para a companhia, ficando em 65,3%, esta teve um aumento de 121,6 milhões de euros.

O balanço evidencia ainda que apesar destas flutuações, a Amadeus IT teve um aumento do EBITDA (resultado antes de juros, impostos, amortizações e provisões) no segundo trimestre em 10,1%, para 593,6 milhões de euros, e para o semestre declarou 1.193,4 milhões, com um aumento em 10,7%.

O lucro líquido, por sua vez, foi de 306,8 milhões de euros no segundo trimestre, em alta de 8,5%, e de 617,8 milhões no primeiro semestre, em alta de 8,4%.

 

Clique para mais notícias: Amadeus

Clique para mais notícias: Agências de viagens

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Grupo Mapa Tours já é do Wamos Group (Springwater)

23-08-2019 (15h32)

O Wamos Group, que em Portugal tem as operações de organização e comercialização de viagens do antigo Grupo Espírito Santo (ES Viagens) e do grupo SONAE (Geostar), já concretizou a opção de compra da totalidade do operador turístico espanhol Mapa Tours, concluindo assim a aquisição iniciada em Outubro do ano passado.

APG Portugal acrescenta Precision Air ao seu programa de interline

22-08-2019 (12h09)

A companhia de aviação Precision Air, uma companhia privada da Tanzânia, com base na cidade Dar Es Salaam (DAR), passou a integrar o programa de emissão de bilhetes interline da APG Portugal.

Soltrópico apresenta programação de Réveillon em Coimbra, Porto e Lisboa

21-08-2019 (21h48)

“Venha descobrir as novidades que temos reservadas para o Réveillon e para os destinos de longo curso”, desafia o operador turístico Soltrópico num convite para três apresentações marcadas para 10, 11 e 12 de Setembro, em Coimbra, Porto e Lisboa.

Abreu é agência de viagens nº1 em referências nas redes sociais e notícias em Julho

14-08-2019 (15h15)

A Abreu foi a agência de viagens que registou o maior número de menções nas redes sociais e o maior número de referências em notícias durante o mês de Julho, segundo a empresa de estatísticas de audiências Marktest.

Solférias assina parceria com a UNICEF para ajudar crianças cabo-verdianas

14-08-2019 (11h27)

O operador turístico Solférias estabeleceu uma parceria com a UNICEF para angariar fundos para a nutrição de crianças cabo-verdianas, “para que possam ter condições dignas para um crescimento saudável”.

Noticias mais lidas