Amadeus reclama subida da quota mundial de reservas aéreas de agências de viagens para 43,9%

08-05-2019 (14h22)

Foto: Amadeus
Foto: Amadeus

A tecnológica Amadeus IT Group, sediada em Espanha, reclamou hoje ter aumentado em 0,4 pontos percentuais a sua quota mundial de processamento de reservas aéreas de agências de viagens, para 43,9%, com um aumento em 1,6% enquanto o mercado mundial estagnou.

A informação do Amadeus é que apesar de o mercado das viagens atravessar o que o seu CEO, Luis Maroto, descreve como um período “complexo”, a empresa manteve “bom” desempenho, “com níveis saudáveis de crescimento” nas suas duas actividades principais, de GDS e de fornecedor de soluções tecnológicas, principalmente para aviação e aeroportos.

Os seus dados mostram, porém, que foi nesta área, que designa por IT Solutions, e onde inclui o Altea, solução de gestão de passageiros para companhias aéreas, uma das quais a TAP, que alcançou 75,3% do aumento de proveitos declarados no trimestre, com uma subida em 31,2%, para 570 milhões de euros.

A sua maior aérea de negócios manteve-se, no entanto, o processamento de reservas de agências de viagens, nomeadamente de reservas aéreas, que foram 162,6 milhões no trimestre num total de 179,8 milhões no trimestre, com 839,9 milhões de euros de receitas, o que significa 59,6% do total do período.

Porém, com um aumento de ‘apenas’ 5,6% (face ao aumento em 31,2% da área IT), o qual, no entanto, supera o aumento em número de reservas, que foi de 1,6%, o que o Amadeus atribui a “expansão agressiva” do preço médio, alteração do mix de reservas, por uma maior ‘fatia’ de reservas globais, e renegociações com clientes.

O Amadeus declarou, assim, uma receita total no primeiro trimestre de 1.409,9 milhões de euros, em alta de 14,6% em relação ao período homólogo de 2018.

Essa subida permitiu-lhe ‘acomodar’ aumentos a dois dígitos dos encargos operacionais, designadamente dos chamados “custos das receitas”, que subiram 18,1%, para 358,2 milhões de euros, e ainda assim apresentar um lucro operacional em alta de 7,1%, para 426,6 milhões de euros, e um lucro líquido declarado a subir 8,2%, para 311,2 milhões.

 

Para ler mais clique:

Reservas aéreas das agências de viagens pelos GDS estagnaram no 1º trimestre

 

Clique para mais notícias: Amadeus

Clique para mais notícias: Agências de viagens

Clique para mais notícias: GDS

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Grupo Mapa Tours já é do Wamos Group (Springwater)

23-08-2019 (15h32)

O Wamos Group, que em Portugal tem as operações de organização e comercialização de viagens do antigo Grupo Espírito Santo (ES Viagens) e do grupo SONAE (Geostar), já concretizou a opção de compra da totalidade do operador turístico espanhol Mapa Tours, concluindo assim a aquisição iniciada em Outubro do ano passado.

APG Portugal acrescenta Precision Air ao seu programa de interline

22-08-2019 (12h09)

A companhia de aviação Precision Air, uma companhia privada da Tanzânia, com base na cidade Dar Es Salaam (DAR), passou a integrar o programa de emissão de bilhetes interline da APG Portugal.

Soltrópico apresenta programação de Réveillon em Coimbra, Porto e Lisboa

21-08-2019 (21h48)

“Venha descobrir as novidades que temos reservadas para o Réveillon e para os destinos de longo curso”, desafia o operador turístico Soltrópico num convite para três apresentações marcadas para 10, 11 e 12 de Setembro, em Coimbra, Porto e Lisboa.

Abreu é agência de viagens nº1 em referências nas redes sociais e notícias em Julho

14-08-2019 (15h15)

A Abreu foi a agência de viagens que registou o maior número de menções nas redes sociais e o maior número de referências em notícias durante o mês de Julho, segundo a empresa de estatísticas de audiências Marktest.

Solférias assina parceria com a UNICEF para ajudar crianças cabo-verdianas

14-08-2019 (11h27)

O operador turístico Solférias estabeleceu uma parceria com a UNICEF para angariar fundos para a nutrição de crianças cabo-verdianas, “para que possam ter condições dignas para um crescimento saudável”.

Noticias mais lidas