Alterações no sector das agências de viagens acontecem todas "numa fase de pico de vendas" - Carlos Neves, Bestravel

05-02-2018 (11h46)

Foto: Bestravel
Foto: Bestravel

A nova directiva das viagens organizadas e o novo regulamento de protecção de dados vão provocar alterações à actividade das agências de viagens "numa fase de pico de vendas", alerta o administrador da Bestravel, Carlos Neves.

"O grande desafio é o juntar num período de tempo extremamente reduzido um conjunto de alterações regulatórias da actividade" e, agregado a isso, "o facto de nós ainda não sabermos exactamente em todos estes pontos com que critérios é que nos devemos reger", salientou o executivo em conferência de imprensa durante a 14ª Convenção da Bestravel, nos Açores.

Carlos Neves, que também é coordenador do capítulo da distribuição da APAVT, salienta que em relação ao novo regulamento da protecção de dados que entra em vigor a 1 de Maio as agências de viagens são mais penalizadas que outros secotres.

"Estamos um bocadinho penalizados em relação a outros sectores porque nós temos que tratar dados para efectivar a venda", incluindo cartão de cidadao, passaporte ou até em alguns casos boletim de vacinas, exemplificou.

"Esse quadro regulatório será obviamente muito exigente", embora a rede tenha começado já a preparar as alterações de software e de procedimentos.

Relativamente à nova directiva das viagens organizadas que entra em vigor a 1 de Julho, uma das preocupações de Carlos Neves é que os seus efeitos "já se repercutirão sobre reservas feitas agora se a viagem se iniciar após 1 de Julho".

Se a transposição tivesse sido cumprida a 31 de Dezembro de 2017, os operadores turísticos poderiam ter a programação no mercado de acordo com as novas regras.

"Outra coisa é entrarmos no mês de Fevereiro, quando já há produto no mercado, queremos fazer vendas antecipadas, e não sabemos 'com que linhas nos vamos coser', pelo menos, em termos finais", sublinhou o executivo.


Ver também:






Clique para ver mais: Bestravel

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Está pronto para a era do NDC? – por Ian Heywood

21-09-2018 (16h36)

Com a New Distribution Capability (NDC) da IATA ainda a ser essencialmente um conjunto de interrogações, mas já a ‘abalar’ o mundo da comercialização de viagens, o PressTUR publica as reflexões de Ian Heywood, Global Head of Product & Marketing, Air Commerce da Travelport.

GeoStar apoia seis startups na preparação de produtos-piloto

21-09-2018 (09h49)

A rede de agências de viagens GeoStar anunciou que vai apoiar seis startups na preparação de produtos-piloto, no âmbito do programa de inovação The Journey.

Soltrópico retoma webinares em Outubro com um tema por mês

20-09-2018 (11h43)

O operador turístico Soltrópico vai retomar as acções de formação online para agentes de viagens a partir de Outubro, com um tema por mês.

easyJet atinge novo recorde de passageiros transportados num dia

19-09-2018 (08h58)

A low cost easyJet, terceira maior companhia de aviação em Portugal, anunciou que atingiu um novo recorde de passageiros transportados num só dia, com 330 mil em 1.941 voos a 14 de Setembro.

APECATE marca 7º Congresso para a ilha do Faial, Açores

18-09-2018 (19h28)

A ilha do Faial, no grupo central dos Açores, vai sediar o 7º Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), entre 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2019.